Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tema de Redação - UFMT - 2008

Tema de Redação - UFMT - 2008


Proposta de redação

Leia atentamente os textos de apoio.

Texto I

Texto II

Mato Grosso ocupa o segundo lugar entre os estados brasileiros quanto à ocorrência de trabalho escravo – Pará aparece em primeiro lugar. Os trabalhadores vivem em condições degradantes, com pesada carga de trabalho e são retidos nas fazendas por dívidas que seu minguado salário nunca consegue saldar.

(TVCA – Jornal da Manhã, 18/05/2007. Adaptado.)

Texto III

No Brasil, há variadas formas de trabalho escravo. O conceito de trabalho escravo utilizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) é o seguinte: toda a forma de trabalho escravo é trabalho degradante, mas o recíproco nem sempre é verdadeiro. O que diferencia um conceito do outro é a liberdade. Quando falamos de trabalho escravo, estamos nos referindo a muito mais do que o descumprimento da lei trabalhista. Estamos falando de homens, mulheres e crianças que não têm garantia da sua liberdade.

(Disponível em www.oitbrasil.org.br. Acesso em 12/06/2007.)

PROPOSTA

Você faz parte da Organização Não Governamental Trabalho e Liberdade, que luta pelo
respeito aos direitos do trabalhador. Produza uma Carta Aberta ao Governador do Estado de Mato Grosso na qual denuncia a existência de trabalho escravo no estado, analisa tal situação e reivindica medidas para solucionar o problema. Em lugar da sua assinatura, coloque o nome da ONG.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

Temas de redação – Mackenzie – 1º semestre - 2008
Temas de redação da FUVEST de 2009 a 2012
Temas de redação - Unicamp - 2010
Temas de redação – Enem – 2010 – 2011

Tema de Redação - UFRJ - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário