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segunda-feira, 29 de junho de 2015

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2012 – 1º semestre

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2012 – 1º semestre


PROVA DE REDAÇÃO

Das Instruções Gerais
1. Leia atentamente os textos motivadores e as propostas de tema.
2. Redija um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sobre a proposta de tema com a qual você está mais familiarizado.
3. Não escreva no verso da folha de redação. Caso isso ocorra, essa parte de sua redação não será considerada para efeito de avaliação.
4. Redija sua redação em prosa, com letra legível e com apresentação estética condizente.
5. Utilize a norma culta da língua portuguesa.
6. Sua redação deverá ser escrita com caneta de tinta azul ou preta.
7. Não copie partes dos textos motivadores, salvo citações breves, corretamente assinaladas.
8. Dê um título a sua redação.
9. Não se identifique na folha de redação.
10. Se preferir, escreva sua redação primeiramente na folha-rascunho e depois a transcreva na folha de redação.

Dos Critérios de Avaliação e Pontuação
1. Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das seguintes situações:
a) fuga total do tema.
b) não obediência à tipologia textual.
c) escrita a lápis.
d) entregue na folha de rascunho.
e) com a identificação do candidato (nome ou pseudônimo).
f) com linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva.
g) com letra ilegível.
h) com apresentação estética não condizente.
i) escrita em verso.
j) não escrita com caneta de tinta azul ou preta.

2. Na avaliação das redações não inseridas no item anterior, serão observados e considerados para efeitos de atribuição da nota os seguintes critérios:
a) adequação ao tema proposto (quanto mais o conteúdo se aproximar do tema, maior será a pontuação atribuída a esse quesito).
b) modalidade escrita na variedade padrão da língua portuguesa (o candidato deve apresentar domínio das regras gramaticais, das normas ortográficas e dos recursos de pontuação).
c) vocabulário.
d) coerência, coesão e clareza (as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos; as ideias devem estar encadeadas, com continuidade e progressão temática; devem ser estabelecidas relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições).
e) título.
3. serão atribuídas a essas redações notas de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), com decimal de 0,5 (zero vírgula cinco).
4. cada redação será submetida, obrigatoriamente, a duas avaliações, realizada por avaliadores diferentes.
5. a nota final atribuída à redação será a média aritmética das notas obtidas em cada avaliação.
6. caso exista uma diferença superior a 2,0 (dois vírgula zero) entre a nota da primeira avaliação e a nota da segunda avaliação, a redação em questão será levada a uma terceira avaliação. Efetuada a terceira avaliação, prevalecerão, para efeito de média, as duas notas que apresentarem a menor diferença entre si. Persistindo, após a terceira avaliação, a mesma diferença entre as notas, prevalecerão, para efeito de média, as duas notas maiores.
7. o candidato deverá obter na redação, no mínimo, uma pontuação igual ou superior a 3,0 (três vírgula zero) pontos. Uma pontuação inferior a essa desclassificará o candidato de todo o Concurso Vestibular.

PROPOSTAS PARA A REDAÇÃO

Leia as duas propostas abaixo com atenção. Depois escolha apenas uma das propostas para criar o seu texto. Antes de escrever, leia as instruções gerais.

PROPOSTA I

Escreva uma dissertação tendo como tema o texto e as figuras abaixo.

A CIDADE CONTINUA A SUBIR O MORRO

            Com o adensamento populacional em curso na Capital, não se poderia esperar que as partes altas da Ilha de Santa Catarina fossem poupadas desse fenômeno [...] Quando se diz que a cidade vem subindo os morros, fica subentendido que esses morros também são vítimas de um processo de ocupação desenfreada que alcança encostas, nascentes e áreas de preservação. Ou seja, a expansão urbana vem empurrando as construções para as áreas mais elevadas, numa verticalização que não é a dos prédios de 20 andares, mas a das edificações que surgem aleatoriamente e desalojam a vegetação e a fauna [...]

Fonte: Jornal Notícias do Dia. Fpolis, 17 e 18 set. 2011, Editorial.





PROPOSTA II

Observe as gravuras e os textos abaixo e escreva um texto dissertativo acerca da violência na escola e suas consequências para a sociedade.

            A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade terá que se organizar e insurgir-se ativamente contra este fenômeno. De igual modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais às crianças. Devido às exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-a à escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio. Meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências positivas questionáveis.
 
Fonte: AZEVEDO, Sônia C. A violência nas escolas como resultado dos problemas de inadaptação social. Universidade de Granada. Porto, Portugal, 2004

“BELISCÃO LEVA PAI A SOVAR PROFESSOR”

 Docente de educação musical hospitalizado depois de ser esmurrado com violência em plena sala de aulas pelo pai de uma aluna alegadamente beliscada. 
Fonte:http://abnoxio.weblog.com.pt/arquivo/2009/01/a_violencia_na_escola_publica A, 
Acesso em: 06 out. 2011


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