Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2015

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2015

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2015

PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

A vida hiperconectada

            No livro 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep ( Capitalismo tardio e os fins do sono), o autor Jonathan Crary analisa os riscos da vida hiperconectada.
            Segundo o autor, o sistema capitalista global mudou fundamentalmente a experiência humana, ao subverter todos à tirania da sintonia permanente, que subverte os ritmos naturais do sono e da vigília; as pessoas estão conectadas 24/7 (24 horas por 7 dias da semana, expressão popular em inglês para “sempre ligado”.
            Jonathan Crary caracteriza o momento em que estamos vivendo como um tempo do qual não há refúgio, não há lado de fora. Estamos sempre envolvidos em informações. De alguma forma, somos um elo da internet como um terminal de produção e consumo de conteúdo, tendo como resultado final um empobrecimento e uma privação maior por causa dessas demandas.

Capitalismo Tardio e os Fins do Sono. Jonathan Crary – Ed. Cosac Naify  

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

As pessoas se preocupam com a privacidade de suas informações, que podem ser vistas por agências de inteligência, mas não têm restrições nem hesitam quando expõem sua vida particular no mundo digital.    

TEMA 2

Bilionários estão doando suas fortunas

            Um movimento tem chamado atenção no país símbolo do capitalismo. Os maiores bilionários americanos decidiram que a fortuna deles não vai ficar para os herdeiros e sim para a filantropia. O presidente da Apple pretende doar a maior parte para três entidades: de combate a aids, direitos humanos e situação dos imigrantes.
            A notícia não chegou a causar espanto nos Estados Unidos. Waren Buffet garante que deixará 1% para a família, os outros 99% irão para doação. Bill Gates deixará a maior parte destinada à educação de crianças pobres no mundo.
            É cada vez maior o número de novos bilionários que estão doando suas fortunas.

Jornal Globo News – 30/3/2015

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Qual seria o principal sentido que nortearia esses bilionários a abrir mão de suas fortunas?


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário