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domingo, 29 de março de 2015

Tema de redação — UNB - 2008 - 2º Semestre

Tema de redação — UNB - 2008 - 2º Semestre



PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Traduzir-se

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte, linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?

Ferreira Gullar

G1 – Como é a paquera entre os chineses? Quanto tempo demora mais ou menos para um casal ficar junto?

Lauren – Eles geralmente moram em grupos quando estão no colégio e na faculdade: meninas num dormitório e meninos no outro. A relação com o sexo oposto é mais difícil e mais conservadora. Até pela questão do confucionismo. Antes da revolução comunista, falar com um homem que não fosse da família era impossível, mas ainda hoje é difícil um homem entrar em contato com uma mulher. O que acontece pra namorar é que o tempo de paquera é muito grande. Para o casal ficar junto, demora meses. Posso falar pelos meus amigos estrangeiros que têm namorada chinesa. Eles saem juntos, andam de mãos dadas, mas, para as coisas irem acontecendo sexualmente, demora meses. Para dar o primeiro beijo na boca também demora meses. O chinês padrão ainda é muito conservador. As coisas demoram um tempo a mais para acontecer com eles.

Trecho da entrevista com a historiadora Lauren Fraiz, jun./2006. In: Internet: (com adaptações)

Precisa-se

            Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. (...) Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama.

Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 144.

Emoções

            Não há nenhuma atividade humana que não esteja fundada, sustentada por uma emoção, nem mesmo os sistemas racionais, porque todo sistema racional se constitui como um sistema de coerências operacionais fundado em um conjunto de premissas aceitas a priori. A aceitação a priori desse conjunto de premissas é o espaço emocional. E, quando muda a emoção, também muda o sistema racional.

H. Maturana. cognição, ciência e vida cotidiana. Ed.UFMG, 2001 (com adaptações).

            Em uma cultura consumista como a nossa, a promessa de aprender a arte de amar é a oferta de construir a “experiência amorosa” à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo sem ansiedade, esforço sem suor e resultado sem esforço. (...) A proximidade virtual não exige laços estabelecidos de antemão, nem resulta necessariamente em seu estabelecimento. “Estar conectado” é menos custoso do que “estar engajado”, mas também consideravelmente menos produtivo em termos de construção e manutenção de vínculos.

Zygmunt Bauman. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 21-2 e 82 (com adaptações).

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima têm caráter unicamente motivador e, ainda, que o ser humano é parte de vários sistemas, redija um texto dissertativo a respeito da influência que os sistemas social e cultural podem exercer no vínculo afetivo que você estabelece com alguém.



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PROVA DE REDAÇÃO

ATENÇÃO: Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Utilize, no máximo, trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além dessa extensão máxima será desconsiderado. Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, identifique-se apenas no cabeçalho, pois será atribuída nota zero ao texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

A simbologia da fênix

            A crença na fênix, ave lendária que renasce das próprias cinzas, existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Na mitologia desses povos, o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição e a esperança, que nunca têm fim. Para os gregos, há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Internet: <pt.wikipedia.org> (com adaptações).

Ameaça ambiental

            O efeito estufa e as mudanças climáticas continuam no foco das discussões dos ambientalistas. Em adição a esses temas, discute-se a possibilidade de que fenômenos como inundações, derretimento de geleiras, ondas de calor e desertificação estejam associados a impactos ambientais causados pelo homem, o que já vinha sendo evidenciado nos relatórios anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) e foi confirmado nos quatro relatórios produzidos em 2007.

Informação em tempos de globalização

            A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. As informações veiculadas pelos diversos meios de comunicação, como televisão, satélite, internet, têm modificado o estudo de conduta, atitudes, costumes e tendências da populações mundiais. Todos tentam se adaptar a essas mudanças para se estabelecerem no mercado de trabalho ou na vida de um modo geral.

Considerando que os textos das provas objetivas e os apresentados acima tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se frente ao tema a seguir.

Entre mudanças, lentas ou rápidas, a humanidade vai construindo o futuro.



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José Luís Peixoto — Excertos

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"À procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr através desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal."

(José Luis Peixoto, in “Cemitério de pianos”)

"O tempo, subitamente solto pelas ruas e pelos dias, como a onda de uma tempestade a arrastar o mundo, mostra-me o quanto te amei antes de te conhecer. Eram os teus olhos, labirintos de água, terra, fogo, ar, que eu amava quando imaginava que amava. Era a tua voz que dizia as palavras da vida. Era o teu rosto. Era a tua pele. Antes de te conhecer, existias nas árvores e nos montes e nas nuvens que olhava ao fim da tarde. Muito longe de mim, dentro de mim, eras tu a claridade."

(José Luís Peixoto)



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PROVA DE REDAÇÃO

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Pode-se considerar os 500 anos de Brasil a partir de três perspectivas principais: a partir da praia, onde estavam os indígenas na chegada dos europeus; a partir das caravelas dos europeus que aqui aportaram; e a partir do Brasil-nação como resultado da miscigenação de raças e culturas que aqui se encontravam com as que para cá vieram e que, em um processo histórico-social complexo, inventaram o Brasil moderno.

O Brasil visto a partir da praia

Visto a partir da praia, onde estavam as populações originárias, a chegada dos portugueses significou uma invasão. Eles ocuparam as terras, submeteram os indígenas e construíram não uma nação autônoma mas um entreposto comercial e depois uma colônia para enriquecer a metrópole.

O Brasil visto a partir das caravelas

Esta perspectiva celebrou os 500 anos como uma grande façanha, o descobrimento do Brasil. Na ótica desta leitura, ele começou a existir a partir de sua ocupação pelos europeus; antes era a fase da barbárie, superada pela introdução da civilização europEia.

Leonardo Boff. Depois de 500 anos que Brasil queremos? Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 15-18 (com adaptações).

Considerando que a História do Brasil é, usualmente, registrada sob a ótica de quem enxerga “a partir das caravelas”, redija um texto dissertativo a respeito dos 500 anos do Brasil focalizando, com a visão “a partir da praia”, as relações entre brancos e indígenas brasileiros.



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Mitos modernos

            O homem moderno, tanto quanto o antigo, não é só razão, mas também afetividade e emoção. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa lidam com os desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva. O mito recuperado do cotidiano do homem contemporâneo não se apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo.
            Os mitos modernos não abrangem mais a totalidade do real, como ocorria nos mitos gregos, romanos ou indígenas. Podemos escolher um mito da sensualidade, outro da maternidade, sem que tenham de ser coerentes entre si. Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como as personagens de filmes (Super-Homem, Homem-Aranha, Mickey, Rambo e outros), passam a encarnar o bem e a justiça, assumindo a nossa proteção imaginária.
            A própria ciência pode virar um mito, quando somos levados a acreditar que ela é feita à margem da sociedade e de seus interesses, que mantém total objetividade e que é neutra. Como mito e razão habitam o mesmo mundo, o pensamento reflexivo pode rejeitar alguns mitos, principalmente os que vinculam valores destrutivos ou que levam à desumanização da sociedade. Cabe a cada um de nós escolher quais serão nossos modelos de vida.

Internet: <www.filosofiavirtual.pro.br> (com adaptações).

Conto de fadas para as mulheres do século XXI

            Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa que, independente e cheia de auto-estima, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava em conformidade ecológica, se deparou com uma rã.
            Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
            — Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo em um belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o nosso jantar, lavarias as roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...
            Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à milanesa, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava... Nem morta!

Luís Fernando Veríssimo (com adaptações).

Exemplificando com, pelo menos, um dos mitos apresentados nesta prova, discorra a respeito do seguinte tema: OS MITOS E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MODERNO.



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