20 POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM
Muitas vezes os alunos me perguntam
“Professor, qual você acha que será o tema de redação do Enem deste ano?” E eu
sempre respondo que o aluno deve estar bem preparado para elaborar uma boa
redação sobre qualquer um, pode ser até física quântica.
Por isso a importância da prática
frequente da escrita durante todo o ensino médio, para que sejam aprofundados
de modo incessante todos os aspectos fundamentais na construção de uma boa
redação dissertativa: o domínio da norma culta da língua, o uso apropriado dos
mecanismos de coesão, a intrínseca relação entre linguagem e mundo, a
elaboração de uma proposta de intervenção coerente e exequível, a seleção e
interpretação de argumentos em defesa de um ponto de vista, a progressão
temática precisa, etc.
Claro que há temas que são recorrentes,
estão sempre em voga, e devem ser analisados mais a fundo.
O Enem tem uma característica: o tema é,
usualmente, de caráter social e nacional. Ao contrário da Fuvest, que tanto
pode optar por um mais concreto quanto por um mais abstrato.
É sabido que raramente um tema de redação
é inédito. As universidades costumam abordar os mesmos temas em seu âmbito
geral, variando o subtema, o âmbito específico, as propostas, os critérios.
Pensando nisso, relaciono abaixo 20
possíveis TEMAS GERAIS do Enem e indico em quais instituições eles já foram solicitados.
1 – Água / Crise hídrica
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Saiba mais:
Editorial - O Estado de S. Paulo
Especial – Folha
de S. Paulo
|
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UFGD
|
Água
|
A
importância do Brasil no Ano Internacional da Cooperação pela Água
|
2013
|
UFPB
|
Água
|
Poluição
da água
|
2011-1
|
Mackenzie
|
Água
|
2010-1
|
|
UEPB
|
Água
|
Crise
hídrica
|
2008
|
UNICAMP
|
Água
|
2000
|
|
UECE
|
Água
/ Seca
|
2013-2
|
|
FEI
|
Água
/ Seca
|
2007-2
|
2 – Álcool e
adolescência
Saiba mais:
Reportagem
– G1
Reportagem
– Folha de S. Paulo
|
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UNICAMP
|
Álcool
/ Adolescência
|
2013
|
|
UEMA
|
Álcool
/ Adolescência
|
2011
|
|
UNIOESTE
|
Álcool
/ Adolescência
|
O
consumo de bebida alcoólica por adolescentes
|
2012-2
|
3 – Conflito de
gerações
Saiba mais:
Artigo de opinião
– Mundo Carreira
Artigo – Sebrae
|
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
FUVEST
|
Comportamento
/ Gerações
|
2014
|
|
UFG
|
Comportamento
/ Gerações
|
2013-1
|
|
UNICAMP
|
Comportamento
/ Gerações
|
2010
|
4 – Consumismo
Saiba mais:
Entrevista –
Carta Educação
Reportagem –
Nexo Jornal
|
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
ESPM
|
Consumismo
|
2013-1
|
|
UNIOESTE
|
Consumismo
|
2014-2
|
|
UNIFENAS
|
Consumismo
|
2007
|
|
UERN
|
Consumismo
/ Capitalismo
|
2012
|
|
FUVEST
|
Publicidade
/ Consumismo
|
2013
|
|
UERN
|
Sustentabilidade
/ consumismo
|
2014
|
5 - Diversidade – Respeito
às diferenças
Saiba mais:
Artigo de
opinião – Caros Amigos
Editorial – O Povo
|
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UFG
|
Sociedade
/ Gêneros
|
2012-1
|
|
UFSC
|
Sociedade
/ Gêneros
|
Gêneros
sexuais - transformações modernas
|
2005
|
UECE
|
Sociedade
/ Diversidade
|
2015
|
|
UEPB
|
Sociedade
/ Diversidade
|
Diversidade
racial
|
2010
|
6 – Educação
Saiba mais:
Editorial – O
Estado de S. Paulo – 15/09/2017
Editorial –
Folha de S. Paulo – 11/08/2017
|
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
|||||
UNICAMP
|
Educação
|
2015
|
||||||
FEI
|
Educação
|
2015-1
|
||||||
PUC-RIO
|
Educação
|
2015-2
|
||||||
FGV
|
Educação
|
2011-2
|
||||||
UFAL
|
Educação
|
A educação tem por objetivo
primordial a formação do caráter
|
2009
|
|||||
UECE
|
Educação
|
Educação familiar
|
2008
|
|||||
UERN
|
Educação
|
2008
|
||||||
UNIFENAS
|
Educação
|
2008
|
||||||
FEI
|
Educação
|
2006-2
|
||||||
Mackenzie
|
Educação – Igualdade
|
2008-2
|
||||||
UECE
|
Educação / Bullying
|
2011-2
|
||||||
UNIOESTE
|
Educação / bullying
|
O bullying nas escolas
|
2011-2
|
|||||
Mackenzie
|
Educação / ensino
|
2011-2
|
||||||
UERN
|
Educação / relações familiares
|
2010
|
||||||
FATEC
|
Educação / trabalho
|
2014-2
|
||||||
7 – Família –
novas configurações familiares do século XXI
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
||||
UNESP
|
Família
|
2016
|
|||||
PUC-RIO
|
Família
|
2012-2
|
|||||
UFBA
|
Família
|
2009
|
|||||
UFSC
|
Família
|
A família não é mais aquela?
|
2009
|
||||
UFBA
|
Família
|
2008
|
|||||
UFRJ
|
Família
|
2010
|
|||||
8 – Intolerância /
Violência
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
ENEM
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
Caminhos para combater
a intolerância religiosa no Brasil
|
2016
|
UERJ
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2016
|
|
ENEM
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2015
|
|
UNESP
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2014
|
|
UNIOESTE
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2015-2
|
|
UFGD
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
A sociedade e suas
violências
|
2012
|
IFSC
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2012-1
|
|
FATEC
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2012-2
|
|
UNIFESP
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2010
|
|
ENEM
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2007
|
|
UFMT
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
Violência doméstica
|
2006
|
ENEM
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2003
|
|
FUVEST
|
Tolerância / Intolerância /
Violência
|
2001
|
9 – Liberdade de
expressão
Esse tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
||||
PUC-CAMPINAS
|
Liberdade
|
2016
|
|||||
PUC-RIO
|
Liberdade
|
2014-1
|
|||||
FUVEST
|
Liberdade / Liberdade de escolha
|
1995
|
|||||
ENEM
|
Liberdade / Liberdade de expressão
|
2004
|
|||||
FAAP
|
Liberdade de expressão
|
2012-2
|
|||||
ENEM
|
Liberdade / Limites entre o
público e o privado
|
2011
|
|||||
10 – Língua
portuguesa / Leitura
Esse tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
||||
PUC-RIO
|
Língua Portuguesa
|
2011-2
|
|||||
UNB
|
Língua Portuguesa
|
2011-2
|
|||||
UNIFESP
|
Língua Portuguesa
|
2012
|
|||||
FUVEST
|
Língua portuguesa / Identidade
nacional
|
2000
|
|||||
Mackenzie
|
Língua Portuguesa / preconceito
|
2012-2
|
|||||
ENEM
|
Leitura
|
2006
|
|||||
UFSC
|
Leitura
|
Considerando a lista das obras
literárias indicadas para este vestibular, qual ou quais dos livros desta
relação você indicaria para leitura e qual ou quais você não aconselharia?
Por quê?
|
2006
|
||||
UNEAL
|
Leitura
|
2009
|
|||||
UECE
|
Leitura
|
2012-2
|
|||||
UEPB
|
Leitura
|
A contribuição da leitura
|
2011
|
||||
FAMERP
|
Leitura
|
2015
|
|||||
Mackenzie
|
Leitura
|
2016-1
|
|||||
UEMA
|
Leitura
|
Livros
na vida de um leitor: panaceia ou carta de alforria? |
2015
|
||||
UERJ
|
Leitura
|
Valor de uma pessoa, um político
ou um profissional, verificando se eles leem literatura.
|
2015
|
||||
UFGD
|
Leitura
|
A importância da biblioteca para
a formação de leitores críticos
|
2015
|
||||
UNICAMP
|
Leitura
|
2016
|
|||||
FATEC
|
Leitura / inclusão social /
educação
|
2015-1
|
|||||
UNESP
|
Leitura / Livro
|
2011
|
|||||
FAAP
|
Leitura / Tecnologia
|
2012-1
|
|||||
11 – Meio ambiente
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UFGD
|
Meio
ambiente
|
Aquecimento
global
|
2016
|
ESPM
|
Meio
ambiente
|
2013-2
|
|
ENEM
|
Meio
ambiente
|
2008
|
|
PUC-RIO
|
Meio
ambiente
|
2009-2
|
|
ENEM
|
Meio
ambiente
|
2001
|
|
UFG
|
Meio
ambiente / agronegócio
|
2004
|
|
UFPB
|
Meio
ambiente / Amazônia
|
A
biodiversidade da Amazônia deve ser explorada apenas pelos brasileiros?
|
2006-2
|
UFG
|
Meio
ambiente / Amazônia
|
2001
|
|
UNESP
|
Meio
ambiente / Queimadas
|
2012
|
12 – Mercado de
trabalho
Esse tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
|
FATEC
|
Trabalho
|
2014-1
|
||
Mackenzie
|
Trabalho
|
2015-2
|
||
PUC-RIO
|
Trabalho
|
2012-1
|
||
Cásper Líbero
|
Trabalho
|
2010
|
||
ENEM
|
Trabalho
|
2010
|
||
FUVEST
|
Trabalho
|
2006
|
||
PUC-RIO
|
Trabalho
|
2007-1
|
||
FEI
|
Trabalho
|
2006-1
|
||
UFBA
|
Trabalho
|
2005
|
||
UNICAMP
|
Trabalho
|
2002
|
||
FGV
|
Trabalho / Comportamento
|
2016-1
|
||
FATEC
|
Trabalho / Igualdade
|
2017-1
|
||
FATEC
|
Trabalho / Imigração
|
2017-2
|
||
FGV
|
Trabalho / Juventude / Gerações
|
2014-2
|
||
FATEC
|
Trabalho / Modernidade
|
2016-1
|
||
FATEC
|
Trabalho / Modernidade
|
2015-2
|
||
FATEC
|
Trabalho / Tecnologia
|
2016-2
|
||
FATEC
|
Trabalho / Tecnologia
|
2013-1
|
||
13 – Política
Esse tema já foi
abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
||||
UNIFESP
|
Política
|
2017
|
|||||
UNIFESP
|
Política
|
2015
|
|||||
UNIOESTE
|
Política
|
2014-1
|
|||||
FUVEST
|
Política
|
2012
|
|||||
UFSC
|
Política
|
Redemocratização - Campanha das
Diretas-Já
|
2008
|
||||
ENEM
|
Política
|
2002
|
|||||
UFMT
|
Política - Corrupção
|
As pessoas perderam a capacidade
de indignar-se frente a problemas como desonestidade e corrupção?
|
2007
|
||||
Cásper Líbero
|
Política / História
|
2015
|
|||||
UNIFENAS
|
Política / História
|
2014
|
|||||
UNIFESP
|
Política / História
|
2013
|
|||||
Cásper Líbero
|
Política / Protestos
|
2014
|
|||||
UEPB
|
Política / Protestos
|
Manifestações nas ruas
|
2014
|
||||
Mackenzie
|
Política / Protestos
|
2013-2
|
|||||
14 – Redes sociais
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UEMA
|
Amizade
/ Redes Sociais
|
2014
|
|
FATEC
|
Amizade
/ redes sociais / tecnologia
|
2012-1
|
|
FEI
|
Tecnologia
/ Redes Sociais
|
2014-1
|
|
ESPM
|
Tecnologia
/ Redes Sociais
|
2014-2
|
|
ESPM
|
Tecnologia
/ Redes Sociais
|
2012-2
|
|
UFG
|
Tecnologia
/ Redes sociais
|
A
interferência do universo virtual na construção das relações sociais
|
2008
|
15 – Saúde mental
Depressão,
ansiedade, suicídio, estresse excessivo. Assuntos que estão na ordem do dia. No entanto,
surpreendentemente, não foram solicitados por nenhuma grande instituição nos
últimos anos.
16 – Sistema
carcerário brasileiro
17 – Tecnologia
Esse tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
|||||
FAAP
|
Tecnologia
|
2013-1
|
||||||
FEI
|
Tecnologia
|
2014-2
|
||||||
UFBA
|
Tecnologia
|
Benefícios e prejuízos da
tecnologia na vida do homem
|
2012
|
|||||
FEI
|
Tecnologia
|
2012-1
|
||||||
UFMT
|
Tecnologia
|
O uso de tecnologia é paradoxal à
vida saudável?
|
2009
|
|||||
FUVEST
|
Tecnologia
|
2008
|
||||||
FEI
|
Tecnologia
|
2009-2
|
||||||
UNIOESTE
|
Tecnologia / Games
|
Viciados em games podem confundir
o mundo real e virtual
|
2013-1
|
|||||
UEPB
|
Tecnologia / Internet
|
Pirataria na Internet
|
2013
|
|||||
Mackenzie
|
Tecnologia / Internet
|
2012-2
|
||||||
UEPB
|
Tecnologia / Internet
|
Perigos da Internet
|
2009
|
|||||
UNIFENAS
|
Tecnologia / Internet
|
2009
|
||||||
UNIOESTE
|
Tecnologia / Internet
|
A Internet auxilia ou não no
desenvolvimento da inteligência?
|
2010-2
|
|||||
FAAP
|
Tecnologia / Pirataria virtual
|
2012-2
|
||||||
FEI
|
Tecnologia / Redes Sociais
|
2014-1
|
||||||
ESPM
|
Tecnologia / Redes Sociais
|
2014-2
|
||||||
ESPM
|
Tecnologia / Redes Sociais
|
2012-2
|
||||||
UFG
|
Tecnologia / Redes sociais
|
A interferência do universo
virtual na construção das relações sociais
|
2008
|
|||||
18
- Trabalho escravo / infantil
Esse tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema geral
|
Tema específico
|
Ano
|
||
PUC-CAMPINAS
|
Trabalho escravo
|
2012
|
|||
UFMT
|
Trabalho escravo
|
Trabalho escravo no Brasil
|
2008
|
||
UFPB
|
Trabalho infantil / Infância
|
Causas do trabalho infantil
|
2011-1
|
||
ENEM
|
Trabalho infantil / Infância
|
2005
|
|||
UNIFENAS
|
Trabalho infantil / Infância
|
2003
|
|||
19 – Transportes /
Mobilidade urbana
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
UECE
|
Transportes
|
2013-1
|
|
UNICAMP
|
Transportes
|
2006
|
|
PUC-CAMPINAS
|
Transportes
/ Sociedade
|
2015
|
20 – Vaidade /
Corpo
Esse
tema já foi abordado nos seguintes vestibulares:
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema específico
|
Ano
|
UFAL
|
Vaidade
|
Estética e saúde: Os riscos que a vaidade
proporciona.
|
2012
|
UFPB
|
Vaidade
|
O conflito entre a essência e a aparência na
sociedade atual
|
2010-1
|
FATEC
|
Vaidade
/ Aparência / Trabalho
|
2013-2
|
|
Mackenzie
|
Vaidade
/ Beleza
|
2012-1
|
|
PUC-RIO
|
Vaidade
/ Beleza
|
2011-1
|
|
UFGD
|
Vaidade
/ Beleza
|
Os valores da beleza ao longo da história e sua
relação com os valores vigentes na sociedade neste início de século XXI.
|
2010
|
UFG
|
Vaidade
/ Beleza
|
2009-1
|
|
UFSC
|
Vaidade
/ Beleza
|
2003
|
|
FAMERP
|
Vaidade
/ Narcisismo
|
2017
|
Obviamente, não há como ter qualquer
certeza de qual será o tema no Enem; no entanto, novamente convém lembrar que a
banca sempre solicita um tema social, concreto, de abrangência nacional.
Já os temas mais abstratos e filosóficos
não costumam ser abordados no ENEM, porém são muito comuns em outras
instituições, conforme pode-se perceber pela lista abaixo.
Instituição
|
Tema
geral
|
Tema
específico
|
Ano
|
|||
FUVEST
|
Tema
abstrato: Autoestima
|
2003
|
||||
UFPB
|
Tema
abstrato: Ética
|
A questão ética do cumprimento da palavra dada
|
2012-1
|
|||
ENEM
|
Tema
abstrato: Ética
|
2009
|
||||
PUC-RIO
|
Tema
abstrato: Exílio
|
Você considera que,
na modernidade, vivemos como se estivéssemos em perene exílio?
|
2016-2
|
|||
UFG
|
Tema
abstrato: Fantasia
|
Fantasia:
força motriz e/ou força alienadora?
|
2011-1
|
|||
FGV
|
Tema
abstrato: Futuro
|
2013-1
|
||||
UNB
|
Tema
abstrato: Imaginação
|
2010-1
|
||||
PUC-RIO
|
Tema
abstrato: Loucura
|
A loucura como
forma poética de visão, de vivência e de contestação do mundo
|
2013-1
|
|||
UECE
|
Tema
abstrato: Medo
|
O
medo e suas consequências
|
2012-1
|
|||
FUVEST
|
Tema
abstrato: Menoridade
|
2017
|
||||
UFSC
|
Tema
abstrato: Mitos
|
O
mito moderno
|
2004
|
|||
UEMA
|
Tema
abstrato: Moral
|
A moral está torta - instalou-se entre nós uma epidemia moral?
|
2010
|
|||
UFRJ
|
Tema
abstrato: Normalidade
|
Olhar
sobre a normalidade / anormalidade
|
2009
|
|||
FUVEST
|
Tema
abstrato: Opinião
|
1990
|
||||
UFAL
|
Tema
abstrato: Otimismo
|
O otimismo do povo brasileiro
|
2010
|
|||
UNICAMP
|
Tema
abstrato: Otimismo e pessimismo
|
2013
|
||||
UFG
|
Tema
abstrato: Pânico moral
|
Pânico
moral: estratégia para promover a qualidade de vida ou para controlar a
sociedade pelo medo?
|
2010-1
|
|||
UFBA
|
Tema
abstrato: Sonhos
|
A
importância dos sonhos na vida do ser humano
|
2011
|
|||
UERJ
|
Tema
abstrato: Tempo
|
Função
do tempo
|
2013
|
|||
UNB
|
Tema
abstrato: Tempo
|
2009-1
|
||||
FUVEST
|
Tema
abstrato: Tempo
|
2004
|
||||
FUVEST
|
Tema
abstrato: Utopia
|
2016
|
||||
UMC
|
Tema
abstrato: Utopia
|
2016
|
||||
UFG
|
Tema
abstrato: Verdade
|
A
Verdade: Inerente aos acontecimentos e às coisas do mundo? Construída a
partir dos acontecimentos e das coisas num dado momento e lugar?
|
2005
|
|||
UNB
|
Tema
abstrato: Vida e Morte
|
2010-2
|
||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário