Seguidores

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

CULTURA DE PAZ – ATIVIDADE FUND II

CULTURA DE PAZ – ATIVIDADE FUND II


    A proposta da cultura de paz busca alternativas e soluções para questões que afligem a humanidade como um todo, não foca somente na questão da violência, mas na paz como um estado social de dignidade onde tudo possa ser preservado e respeitado. Abaixo estão listados oito pilares da Cultura de Paz:
 
1. Educação para uma cultura de paz
2. Tolerância e solidariedade
3. Participação democrática
4. Fluxo de informações
5. Desarmamento
6. Direitos humanos
7. Desenvolvimento sustentável
8. Igualdade de gêneros

    É válido lembrar que, para construir uma sociedade mais humana, é fundamental que cada um comece por si mesmo e faça sua parte por meio de uma mudança de atitudes, valores e comportamentos que visem à construção de um mundo mais democrático e igualitário.

QUESTÕES

1. O propósito da Cultura de Paz é:

a) Providenciar leis mais duras para os criminosos
b) Providenciar ajuda financeira aos estudantes
c) Providenciar armas para a população se defender
d) Promover a paz como um estado social de dignidade

2. Qual das alternativas abaixo contém todas as palavras relacionadas com o propósito da Cultura de Paz?

a) ARMAS – TOLERÂNCIA – FAKE NEWS
b) TOLERÂNCIA – SOLIDARIEDADE - EMPATIA
c) SOLIDARIEDADE – VIOLÊNCIA - DISCRIMINAÇÃO
d) EMPATIA – DISCÓRDIA - SEGREGAÇÃO

3- No texto, são citados alguns pilares da Cultura de Paz. Cite três deles?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A VIDA DE MALALA.

    Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa internacionalmente conhecida por defender o direito das mulheres de estudarem. Ela ganhou notoriedade por ter defendido essa causa no Vale de Swat, região dominada pelo Talibã. Em 2012, sobreviveu a um atentado, na qual tomou três tiros na cabeça, promovido por essa organização fundamentalista, e atualmente vive na Inglaterra. Ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014. Ao discursar na ONU, disse uma frase que se tornaria muito famosa por todo o mundo: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.”


Assista também ao vídeo abaixo sobre a vida de Malala.


4. Que fato levou Malala a ser conhecida mundialmente?

a) Ela foi baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012 e sobreviveu ao ataque
b) Ela lutou pelos direitos civis americanos na década de 60
c) Ela lutou pela independência da Índia
d) Ela virou aliada do Talibã para construir escolas para todos no Paquistão

5 – Malala virou um símbolo da luta pela paz por

a) Lutar pelos mais pobres
b) Lutar pela independência do Paquistão
c) Lutar pelo direito das mulheres de estudar
d) Lutar pelos direitos dos refugiados

6. Malala, ao receber o prêmio Nobel da Paz, disse a famosa frase “Um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a solução”. Para você, o que mais pode mudar o mundo?
______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


 

 

 

 

 

 

www.veredasdalingua.blogspot.com.br  

Leia também:

terça-feira, 24 de setembro de 2024

TEMA DE REDAÇÃO – FUVEST 2021

TEMA DE REDAÇÃO – FUVEST 2021


Texto 1

O neoliberalismo define certa norma de vida nas sociedades ocidentais, e, para além dela, em todas as sociedades que as seguem na caminho da “modernidade”. Essa norma impõe a cada um de nós que vivamos num universo de competição generalizada, intima os assalariados e as populações a entrar em luta econômica uns contra os outros, ordena as relações sociais segundo o modelo do mercado, obriga a justificar desigualdades cada vez mais profundas, muda até o indivíduo, que é instado a conceber a si mesmo e a comportar-se como uma empresa.

Pierre Dardot e Christian Laval. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal, 2016.

Texto 2

As mais soberbas pontes e edifícios,
o que nas oficinas se elabora,
o que pensado foi e logo atinge

distância superior ao pensamento,
os recursos da terra dominados,
e as paixões e os impulsos e os tormentos

e tudo que define o ser terrestre
ou se prolonga até nos animais
e chega às plantas para se embeber

no sono rancoroso dos minérios,
dá volta ao mundo e torna a se engolfar
na estranha ordem geométrica de tudo,
(...)

Carlos Drummond de Andrade, “A máquina do mundo”, de Claro Enigma, 1951.

Texto 3

Aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína
Tudo é menino, menina no olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto ganindo pra lua
Nada continua...

(...)

Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial

Caetano Veloso, Trecho da música Fora da Ordem, 1991.

Texto 4

Texto 5

Os adultos ficam dizendo: “devemos dar esperança aos jovens”. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos. Eu quero que vocês estejam em pânico. Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está.

Greta Thunberg, Trecho de discurso em Davos, 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: O mundo contemporâneo está fora da ordem?

Instruções:

- A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
- Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
- Dê um título a sua redação


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.






segunda-feira, 23 de setembro de 2024

TEMA DE REDAÇÃO – FUVEST 2020

TEMA DE REDAÇÃO – FUVEST 2020


Texto 1

Texto 2 

Somente numa sociedade onde exista um clima cultural, em que o impulso à curiosidade e o amor à descoberta sejam compreendidos e cultivados, pode a ciência florescer. Somente quando a ciência se torna profundamente enraizada como um elemento cultural da sociedade é que pode ser mantida e desenvolvida uma tecnologia progressista e inovadora, tornandose, então, possível uma associação íntima e vital entre ciência e tecnologia. Essa associação é uma característica da nossa época e certamente essencial para a manutenção de uma civilização com os níveis presentes de população e qualidade de vida.

Oscar Sala, O papel da ciência na sociedade. 1974. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria. Adaptado

Texto 3:

Quanta do latim
Plural de quantum
Quando quase não há
Quantidade que se medir
Qualidade que se expressar
Fragmento infinitésimo
Quase que apenas mental
Quantum granulado no mel
Quantum ondulado no sal
Mel de urânio, sal de rádio
Qualquer coisa quase ideal

Cântico dos cânticos
Quântico dos quânticos
Canto de louvor
De amor ao vento
Vento arte do ar
Balançando o corpo da flor
Levando o veleiro pro mar
Vento de calor
De pensamento em chamas
Inspiração
Arte de criar o saber

Arte, descoberta, invenção
Teoria em grego quer dizer
O ser em contemplação
Sei que a arte é irmã da ciência
Ambas filhas de um Deus fugaz
Que faz num momento
E no mesmo momento desfaz
Esse vago Deus por trás do mundo
Por detrás do detrás
Cântico dos cânticos
Quântico dos quânticos

Gilberto Gil, Quanta. 1997

Texto 4 

Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara.

Carl Sagan, 1996.

Texto 5 

Algo muito estranho está acontecendo no mundo atual. Vivemos melhor que qualquer outra geração anterior. Pessoas são saudáveis graças às ciências da saúde. Moram em residências robustas, produto da engenharia. Usam eletricidade, domada pelo homem devido ao seu conhecimento de química e física. Paradoxalmente, essas mesmas pessoas ligam seus computadores, tablets e celulares para adquirir e disseminar informações que rejeitam a mesma ciência que é tão presente em suas vidas. Vivemos num mundo em que pessoas usam a ciência para negar a ciência.

Alicia Kowaltowski, Usando a ciência para negar a ciência. 2019. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/. Adaptado.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: o papel da ciência no mundo contemporâneo.

Instruções:
- A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
- Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
- Dê um título a sua redação


Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.



quarta-feira, 18 de setembro de 2024

SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



MÚSICA: VOZES DO SILÊNCIO - CARLINHOS BROWN







www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

 

 

 

 

 

     

 

 




terça-feira, 17 de setembro de 2024

EXERCÍCIOS – LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA

EXERCÍCIOS – LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA

1. Transforme a linguagem das imagens abaixo de não verbal para verbal.


a) _________________________________________________
b) _________________________________________________
c) _________________________________________________
d) _________________________________________________
e) _________________________________________________
f) _________________________________________________
g) _________________________________________________
h) _________________________________________________
i) _________________________________________________
j) _________________________________________________

2. Responda V para verdadeiro e F para falso:

a) (     ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
b) (     ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem mista.
c) (     ) As placas de trânsito se utilizam só de linguagem verbal.
d) (     ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
e) (     ) A pintura é um dos exemplos de linguagem não verbal.
f) (     ) No nosso cotidiano, vemos frequentemente tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.

3. Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual alternativa representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

a) Bandeiras de impedimento 
b) Cartões vermelho e amarelo
c) Locutor do Futebol 
d) O apito do juiz

4. Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:

a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.

5. O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Na obra abaixo, o artista:


a) usa a linguagem mista para incentivar o trabalho infantil.
b) usa a linguagem verbal para estabelecer uma postura proativa da sociedade em relação ao uso de caminhões.
c) utiliza a linguagem não verbal para provocar uma reflexão sobre o trabalho infantil.
d) utiliza a linguagem mista para propor alternativas ao problema do trabalho infantil.

6. Analise as tirinhas abaixo e responda à questão.



a) Na primeira tirinha, há a presença da linguagem mista.
b) Na segunda tirinha, há somente a presença de linguagem não verbal.
c) Na primeira tirinha ocorre a linguagem não verbal e na segunda a linguagem mista.
d) Nas duas tirinhas há a presença de linguagem verbal.