Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

JOSÉ PAULO PAES - POEMAS

JOSÉ PAULO PAES - POEMAS

Convite

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

(José Paulo Paes)

Epigrama

Entre sonho e lucidez, as incertezas.
Entre delírio e dever, as tempestades.
Ai, para sempre serei teu prisioneiro
Neste patíbulo amargo de saudades... 

(José Paulo Paes)

"Onde um lúcido menino propõe uma nova infância. Ali repousa o  poeta."

Escolha de túmulo 


Onde os cavalos do sono
batem cascos matinais.

Onde o mundo se entreabre
em casa, pomar e galo.

Onde ao espelho duplicam-se
as anêmonas do pranto.

Onde um lúcido menino
propõe uma nova infância.

Ali repousa o poeta.

Ali um voo termina,
outro voo se inicia.

(José Paulo Paes, in "Prosas Seguidas de Odes Mínimas")

O Aluno

São meus todos os versos já cantados;
A flor, a rua, as músicas da infância,
O líquido momento e os azulados
Horizontes perdidos na distância.

Intacto me revejo nos mil lados
De um só poema. Nas lâminas da estância,
Circulam as memórias e a substância
De palavras, de gestos isolados.

São meus também, os líricos sapatos
De Rimbaud, e no fundo dos meus atos
Canta a doçura triste de Bandeira.

Drummond me empresta sempre o seu bigode,
Com Neruda, meu pobre verso explode
E as borboletas dançam na algibeira.

(José Paulo Paes)

Um retrato

Eu mal o conheci
quando era vivo.
Mas o que sabe
um homem de outro homem?

Houve sempre entre nós certa distância,
um pouco maior que a desta mesa onde escrevo
até esse retrato na parede
de onde ele me olha o tempo todo. Para quê?

[...]

Até o dia em que tive de ajudar
a descer-lhe o caixão à sepultura.
Aí então eu o soube mais que ausência.

Senti com minhas próprias mãos o peso
do seu corpo, que era o peso
imenso do mundo.

Então o conheci. E conheci-me.
Ergo os olhos para ele na parede.
Sei agora, pai,
o que é estar vivo.

(José Paulo Paes)


www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

Castro Alves - O Poeta dos escravos
"Gato Família" - Moacyr Scliar
"Manuelzão e Miguilim" - Guimarães Rosa
Aula de Inglês - Rubem Braga


Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br

Clique em um dos links abaixo e saiba mais.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!



Um comentário: