Fatec
– Prova de Língua Portuguesa – 2º Semestre – 2017
“Não havia um segundo a perder.
Tirou o machado de sob o capote, levantando-o com as duas mãos e, com um gesto
seco, quase mecânico, deixou-o cair na cabeça da velha. Suas mãos pareciam-lhe
não ter mais forças. Entretanto, readquiriu-as assim que vibrou o primeiro
golpe.
A velha estava com a cabeça
descoberta, como de habito. Os cabelos claros, grisalhos e escassos,
abundantemente oleados, formavam uma pequena tranca, presa a nuca por um fragmento
de pente. Como era baixa, o golpe atingiu-a nas têmporas. Deu um grito fraco e caiu,
tendo tido, no entanto, tempo de levar as mãos à cabeça.”
(DOSTOIEVSKI, F. Crime e Castigo. Sao Paulo:
Abril, 2010. p.111.)
Questão 50 - Segundo o texto, pode-se afirmar que
Na passagem “Entretanto, readquiriu-as assim que vibrou o
primeiro golpe.”, a palavra as
(A) é objeto indireto do verbo readquirir, sendo o resultado
da junção do artigo a e da preposição a.
(B) diz respeito ao machado, pois sua vibração mostrou as forças
necessárias para o assassinato.
(C) rege o substantivo golpe, visto que ele exige esforço anterior
para se consolidar.
(D) substitui o substantivo forças, a fim de evitar a repetição
no texto.
(E) refere-se às têmporas, pois foi o local atingido pelo golpe.
Questão 51 - No
trecho “Deu um grito fraco e caiu.”, o sujeito dos verbos destacados é
(A) indeterminado, pois não se pode determinar a posição do
pronome pessoal ela no trecho.
(B) desinencial, pois se subentende a conjugação do verbo
com o pronome pessoal ela.
(C) composto, porque as ações dos dois verbos são atribuídas
ao pronome pessoal ela.
(D) inexistente, pois o pronome pessoal ela não aparece na sentença.
(E) simples, porque o pronome pessoal ela está no singular.
Leia o texto de
Olavo Bilac para responder às questões de números 52 a 54.
Incontentado
Paixão sem grita, amor sem agonia,
Que não oprime nem magoa o peito,
Que nada mais do que possui queria,
E com tão pouco vive satisfeito...
Amor, que os exageros repudia,
Misturado de estima e de respeito,
E, tirando das mágoas alegria,
Fica farto, ficando sem proveito...
Viva sempre a paixão que me consome,
Sem uma queixa, sem um só lamento!
Arda sempre este amor que desanimas!
Eu, eu tenha sempre, ao murmurar teu nome,
O coração, malgrado o sofrimento,
Como um rosal desabrochado em rimas.
<https://tinyurl.com/nxwg9mp> Acesso em: 17.02.2017.
Questão 52 – Dentre
as características do texto Incontentado, de Olavo Bilac, temos
(A) todas as estrofes com o mesmo número de versos,
apresentando temática eminentemente religiosa.
(B) o mesmo número de silabas poéticas em cada verso,
descrevendo um suicídio.
(C) versos livres com vocabulário popular, contemplando a
vida campestre.
(D) o uso do soneto, evidenciando uma temática amorosa.
(E) vocabulário culto, expressando uma crítica social.
Questão 53 – Olavo
Bilac foi poeta brasileiro, identificado com o movimento literário intitulado
Parnasianismo. Uma das características literárias desse movimento é o uso de
rimas ricas, ou seja, rimas entre palavras de classes gramaticais diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta uma rima rica entre um
verbo e um substantivo.
(A) “Que não oprime nem magoa o peito,/ Misturado de estima
e de respeito.”
(B) “Que nada mais do que possui queria,/ Amor, que os
exageros repudia.”
(C) “Viva sempre a paixao que me consome,/ Eu, eu tenha
sempre, ao murmurar teu nome.”
(D) “E com tão pouco vive satisfeito.../ Misturado de estima
e respeito.”
(E) “Sem uma queixa, sem um lamento!/ O coração, malgrado o
sofrimento.”
Questão 54 – O
eu lírico do poema está em busca de um amor específico. Esse amor deve
(A) estar em chamas, a ponto de matar o eu lírico.
(B) conter beleza, mesmo que machuque o eu lírico.
(C) deixar o eu lírico calmo, sem atrapalhar a vida dele.
(D) ser completamente cordial, a reverenciar o eu lírico.
(E) transformar todas as magoas do eu lírico em alegria.
GABARITO
50
– D 51 – B 52 – D 53 – C 54 – B
Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário