Tema
de redação – FUVEST 2019
Leia os
textos para fazer sua redação.
O
progresso, longe de consistir em mudança, depende da capacidade de retenção.
Quando a mudança é absoluta, não permanece coisa alguma a ser melhorada e
nenhuma direção é estabelecida para um possível aperfeiçoamento; e quando a experiência
não é retida, a infância é perpétua.
George
Santayana, A vida da razão, 1905, Vol. I, Cap. XII. Adaptado.
O
Historiador
Veio para
ressuscitar o tempo
e
escalpelar os mortos,
as
condecorações, as liturgias, as espadas,
o
espectro das fazendas submergidas,
o muro de
pedra entre membros da família,
o ardido
queixume das solteironas,
os
negócios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas
nem
desfeitas.
Veio para
contar
o que não
faz jus a ser glorificado
e se
deposita, grânulo,
no poço
vazio da memória.
É
importuno,
sabe_se importuno e insiste,
rancoroso,
fiel.
Carlos
Drummond de Andrade, A paixão medida, 1981.
Essa
escultura de um garoto negro foi esculpida no tamanho real de uma criança, com seus
cabelos crespos, seu nariz largo, sua boca marcada. A criança segura uma lata por
sobre sua cabeça, de onde escorre uma tinta branca sobre seu corpo feito de
bronze.
Nexo
Jornal, 13/07/2018.
A
minha vontade, com a raiva que todos estamos sentindo, é deixar aquela ruína [o Museu Nacional depois do incêndio] como
memento mori, como memória dos mortos, das coisas mortas, dos povos
mortos, dos arquivos mortos, destruídos nesse incêndio. Eu não construiria nada
naquele lugar. E, sobretudo, não tentaria esconder, apagar esse evento, fingindo
que nada aconteceu e tentando colocar ali um prédio moderno, um museu digital,
um museu da Internet – não duvido nada que surjam com essa ideia. Gostaria que
aquilo permanecesse em cinzas, em ruínas, apenas com a fachada de pé, para
que todos
vissem e se lembrassem. Um memorial.
Eduardo
Viveiros de Castro, Público.pt, 04/09/2018.
Articular
historicamente o passado não significa conhecê-lo ‘como ele de fato foi’.
Significa apropriar-se de uma reminiscência, tal como ela relampeja no
momento de um perigo.
Walter
Benjamin, Sobre o conceito de história,1940.
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Considerando
as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar
pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de
vista sobre o tema: Devem existir limites para a arte?
Instruções:
– A
dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-padrão da língua
portuguesa.
– Escreva,
no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas
da folha de redação.
–
Dê um título a sua redação.
Leia também:
TEMAS DE REDAÇÃO – FUVEST – 1990 – 1995
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