ATIVIDADE – FUNDAMENTAL II – TEMA: CONSUMISMO
Disciplina: Linguagens
e Códigos |
Professor: Maurício
Fernandes |
|
Aluno: |
Turma: |
Data: |
O consumismo é a ação de
comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso
ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que
impacta em diversos aspectos da vida cotidiana. O consumismo é diferente
do consumo, que é caracterizado pela ação de realizar compras
necessárias – como água e alimentação. A onda de consumismo é muito presente
em sociedades modernas capitalistas e tem se mostrado um reflexo da
globalização e da mídia.
QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO CONSUMISMO?
Consequências ambientais
Com o aumento da procura por produtos, mais recursos naturais precisam ser explorados para atender a essa demanda. Conforme o processo de produção dos bens e serviços aumenta, a degradação ambiental também cresce, muitas vezes ocasionada pela emissão de gases poluentes e a contaminação da água e do solo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em lugares em que a qualidade do ar está fora dos padrões indicados para a saúde. Além disso, estudos apontam que são explorados cerca de 50% de recursos a mais do que o planeta pode repor.
Outro ponto a ser levantado, é que com o
consumismo a produção de lixo também aumenta. Só no ano passado,
foram coletadas mais de 71 milhões de toneladas de lixo.
Consequências sociais
Muitas pessoas relacionam de forma extrema o sentimento de satisfação e alegria com o ato de comprar sem necessidade. Isso pode ser caracterizado como uma compulsão ou vício. Em casos mais graves, essa compulsão pode se tornar uma doença – a chamada oneomania. Segundo a psicóloga Denise Gimenez Ramos, “a oneomania também emerge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. É um desejo imenso de possuir, de ter.”.
Consequências
econômicas
O consumo desenfreado pode acarretar no comprometimento financeiro familiar por meio de uma quantidade excessiva de dívidas, contraídas por meio da compra de produtos desnecessários e supérfluos. Uma pesquisa do IBGE aponta que 59% dos brasileiros aproveitam a facilidade de concessão de crédito para fazer compras dispensáveis.
QUESTÕES
1- O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO É:
A) ATENDIMENTO HUMANIZADO
B) CONSUMISMO
C) SISTEMA DE
SAÚDE
D) TRABALHO
2- SEGUNDO O TEXTO, O QUE É CONSUMISMO?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
3-
ENTRE OS IMPACTOS DO CONSUMISMO DESENFREADO, 3 CONSEQUÊNCIAS DIRETAS SÃO
CITADAS NO TEXTO. QUAIS SÃO ELAS?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4- Assinale um X para as alternativas abaixo que mostram práticas consumistas. (pode anotar mais de uma)
( ) COMPRAR SOMENTE O NECESSÁRIO
( ) COMPRAR TUDO QUE DESEJAR MESMO SEM PRECISAR
( ) POUPAR DINHEIRO PARA PENSAR NO FUTURO
( ) GASTAR SEM MEDIR AS CONSEQUÊNCIAS
( ) PRIORIZAR O CONSUMO DE ROUPAS NOVAS EM VEZ
DA ALIMENTAÇÃO
5. ANALISE A CHARGE ABAIXO.
A
CHARGE FAZ UMA CRÍTICA
B) AO
CONSUMISMO EXCESSIVO E DESNECESSÁRIO
C) AO GOVERNO,
QUE NÃO FAZ CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMISMO
D) FALTA DE OPÇÃO
DE CELULARES NOVOS
A IMAGEM TRATA
DO GRAVE PROBLEMA DAS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS DO CONSUMISMO. CITE TRÊS PRODUTOS QUE CORROEM O MEIO
AMBIENTE E QUANTO TEMPO ELES LEVAM PARA SEREM DECOMPOSTOS.
Leia também:
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário