Seguidores

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2020

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2020



REDAÇÃO

Leia o texto a seguir.

    (...) “O semiólogo francês Roland Barthes (1915-1980), em seu trabalho pioneiro de análise da mídia, sugeria que as “mitologias modernas” – tramas de novelas, trechos de filmes, episódios de séries, canções populares e rock’n’roll – estão muito mais presentes na memória, tanto individual como coletiva, do que outras formas de narrativa.

    (...) quando se leva em consideração o desenvolvimento de uma cultura vinculada à mídia desde o final do século XIX, seria possível dizer que de alguma maneira a história cultural dos séculos XX e XXI está ligada aos discursos produzidos nos e pelos meios de comunicação e à sua apropriação e ressignificação pelos indivíduos. Ao menos nas grandes cidades, seria difícil encontrar alguém nascido após 1950 que não tenha, em suas memórias pessoais, lembranças da televisão, do cinema e do rádio. O repertório das pessoas está povoado de personagens de filmes e novelas, cenas de cinema, música popular, MPB, rock’n’roll, citações de séries de televisão”.

Luís Mauro Sá Martino, “Da lógica da política à lógica da mídia: entre democracia e entretenimento”.

Proposta:

Tomando por base as ideias presentes no excerto acima, escreva um texto dissertativo em prosa no qual você apresente uma obra artística (livro, peça de teatro, HQ, filme, série, telenovela, quadro, escultura, canção...) pela qual você tenha muita admiração, descrevendo-a em linhas gerais e explicando os motivos pelos quais você a admira. Analise – por meio de argumentos construídos criticamente – o discurso que tanto o atrai nessa obra.

Observações:


1. Cuide para que seu texto não se transforme em um amontoado de frases feitas e clichês sobre o tema. Procure desenvolver um ponto de vista articulado e expressivo sobre o assunto abordado, expondo as ideias de modo coerente.
2. /O texto deve ser escrito na variante culta formal da língua portuguesa. Portanto, evite gírias e certos recursos expressivos muito informais.
3. Embora se trate de um texto dissertativo, em prosa, é plenamente possível que o candidato se expresse na 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do discurso.
4. A criatividade na forma de desenvolver a dissertação é sempre bem-vinda, desde que acompanhada de uma argumentação consistente.

Leia também:

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


 

 

 

 

 

     

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário