Instituto Mauá
de Tecnologia – Vestibular 2013 – Prova de Língua Portuguesa e Redação
REDAÇÃO
Sem
ultrapassar vinte linhas, componha uma redação com o título:
A próxima Copa
do Mundo
QUESTÕES DISSERTATIVAS
Os textos a
seguir servem de base para as questões 01 a 06:
Texto I - O
que foi a princípio entretenimento de horas de folga tornou-se uma profissão; a
assistência desses jogos, que requeria apenas uma pequena arquibancada, como
são hoje as de natação ou basquete, exige hoje estádios monumentais; a
publicidade em torno dessa atividade supera qualquer outra. Um campeonato
mundial de tal esporte, que não é mais esporte (sport é divertimento,
não meio de vida), apaixona de tal modo a opinião que envolve os brios
nacionais, e uma briga no jogo entre adversários sem educação pode acarretar
movimentos de antipatia entre os países a que eles pertencem. Não é insensato?
(Manuel Bandeira)
Texto II - O
jogo recomeça. É quando volta o balão. Cai nos pés do meia-esquerda. Mal chega
a cair. Porque um violento pontapé do argentino o precipita no solo. Apitos.
Gritos. Palavrões. Jogo suspenso. O brasileiro se retorce de dor, tem a perna
quebrada. Primeiro minuto de estupor. Logo a seguir, os jogadores se retraem. A
assistência invade o campo. Há tropelia. Há desmaios. Já o embaixador
brasileiro foi pisado. A embaixatriz argentina perdeu o chapéu, num bofetão
anônimo. As duas bandeiras nacionais baixaram dos postes e estão sendo
disputadas, cuspidas, rasgadas, tomadas e retomadas. Pontapés acertam. Gente
cai, gente corre, gente foge. E os locutores, através do microfone, comandam
massacres e insultos continente afora.
(Orígenes Lessa)
Questão 01. O
autor do texto I distingue duas modalidades de futebol. Em qual delas se pode
classificar a narrada no texto II?
Questão 02. Transcreva
do texto II uma expressão que indica
a) violência
física;
b) violência
verbal.
Questão 03. Transcreva
do texto I um sinônimo de
a) amor-próprio;
b) recreação.
Questão 04. Siga
o modelo
(i) Comandando massacres e insultos, os locutores vão provocar mais
os ódios.
(ii) Se os locutores comandarem massacres e insultos, vão provocar
mais ódios.
a) (i)
Vindo ao estádio, você ficará assustado.
(ii)
b) (i)
Vendo a partida, ficaremos nervosos.
(ii)
Questão 05. O
autor do primeiro texto pertence a que fase do Modernismo?
Questão 06. Dê
duas características comuns dos trechos a seguir:
I. “E bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das
sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu
primeiro amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que
acabassem juntando-se e enganando-me...”
(Machado de Assis)
II. “Atormentava-me a ideia de surpreendê-la. Comecei a remexer-lhe nas
malas, nos livros e abrir-lhe a correspondência. Madalena chorou, gritou, teve
um ataque de nervos. Depois vieram outros ataques, outros choros, outros
gritos, choveram descomposturas e a minha vida se tornou um inferno.”
(Graciliano Ramos)
Leia também:
QUESTÕES COM QUADRINHOS -10 TESTES COMENTADOS
Período Composto por Coordenação
Processos de Formação de Palavras I - Derivação
Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário