Nesta segunda fase do exame vestibular da UECE,
uma das capacidades que são avaliadas é a de escrita. Para demonstrar essa
capacidade, você deve produzir uma redação, ou seja, deve escrever um texto.
Considerando que “a escrita é um trabalho no qual
o sujeito tem algo a dizer e o faz sempre em relação a um outro (o seu
interlocutor e leitor) com um certo propósito” (KOCH, 2009. p. 36),
apresentamos a você uma situação problema que está em foco atualmente, a seca
no Nordeste. Por se tratar de uma realidade que estamos vivenciando neste
momento e que tem sido objeto de discussão pelas diversas camadas da população
e pela mídia, em seus diferentes meios, como mostram os três textos
ilustrativos abaixo, esperamos que essa temática torne sua escrita mais
situada, isto é, proporcione a você a oportunidade de agir como sujeito
enquanto escreve sua redação.
Carta à presidente
Cara Dilma,
Seja bem-vinda mais uma vez à nossa terra e
desfrute da acolhida sincera e atenciosa do povo cearense, ainda que em um momento
de calamidade para nós e para todo o Nordeste. Estamos diante de cenas
impensáveis para os dias atuais, típicas do século XVII [...] Já não há levas
de retirantes a caminho das cidades, mas ainda se veem facilmente o gado
morrendo pelo campo, lavouras inteiras perdidas e comunidades à mercê dos
carrospipa, angustiadas com a perspectiva de dias piores no segundo semestre
[...] É preciso reinventar o semiárido e garantir vida plena ao nosso povo [...]
(Trechos adaptados de carta à presidente Dilma –
Jornal O Povo – 02.04.2013.)
Comissão geral começa a debater seca
nesta semana
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da
Câmara encerrou na última terça-feira, 30, série de quatro reuniões
preparativas para a comissão geral que vai discutir a seca no Nordeste. O
evento vai reunir parlamentares e especialistas na próxima quarta-feira.
A ideia é levar para o debate propostas de ações
concretas para ajudar a população a conviver com a seca que se repete com frequência
na região. A tecnologia transforma países como a Austrália, onde há grandes períodos
de estiagem, em produtores agrícolas economicamente viáveis. Há pesquisas
desenvolvidas pela Embrapa para aumentar a resistência das culturas agrícolas à
seca. “É importante fazer (sic) plantas que sejam resistentes à baixa
precipitação pluviométrica. Está sendo feito um estudo pela Embrapa sobre o
café, a soja, o feijão, o arroz, o trigo, o algodão e tantos outros produtos
que podem trazer rentabilidade”.
(Jornal O Povo – 05.05.2013 – Texto adaptado)
AQUARELA NORDESTINA - ROSIL CAVALCANTI
No Nordeste imenso
Quando o sol calcina a terra
Não se vê uma folha verde
Na baixa ou na serra
Juriti não suspira
O lambu seu canto encerra
Não se vê uma folha verde
Na baixa ou na serra
Acauã bem do alto
Do pau-ferro canta forte
Como que reclamando
Sua falta de sorte
Asa Branca sedenta
E vai chegando na bebida
Não tem água, a lagoa
Já está ressequida
E o sol vai queimando
Brejo, sertão, Cariri e
Agreste
Ai, ai Meu Deus!!!
Tenha pena do Nordeste
Ai, ai Meu Deus!!!
Ai, ai Meu
Deus!!!
Instrução 1 - Partindo de seu próprio conhecimento sobre a seca e utilizando os
subsídios oferecidos pelos textos ilustrativos, escreva uma carta ao Centro de
Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, posicionando-se sobre o
fato de, em pleno 2013, ainda se registrarem calamidades decorrentes da seca,
que é um fenômeno climático característico da Região. Apresente argumentos que
justifiquem seu posicionamento e proponha soluções que possam ser viáveis para
minimizar o problema.
Instrução 2 - Imagine uma comunidade da região Nordeste que, a partir de pesquisas e
experiências positivas em outras localidades, vence todos os obstáculos
provenientes do tipo de solo e de clima e consegue sobreviver
satisfatoriamente. Crie os personagens e as ações que tornaram possível essa
experiência positiva e conte essa história.
Leia também:
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário