Seguidores

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Instituto Mauá – 2017 – Prova de Língua Portuguesa e Redação

Instituto Mauá de Tecnologia – Vestibular 2017 – Prova de Língua Portuguesa e Redação

REDAÇÃO

Sem ultrapassar 20 linhas, componha uma redação com o título:

Uma pedra no sapato

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

TEXTO 1

Vindo agora pela Rua da Glória, dei com sete crianças, meninos e meninas, de vário tamanho, que iam em linha, presas pelas mãos. A idade, o riso e a viveza chamaram-me a atenção, e eu parei na calçada, a fitá-las. Eram tão graciosas todas, e pareciam tão amigas que entrei a rir de gosto. Nisto ficaria a narrativa, caso chegasse a escrevê-la, se não fosse o dito de uma delas, uma menina, que me viu rir parado, e disse às suas companheiras:
- Olha aquele moço que está rindo para nós.
Esta palavra me mostrou o que são olhos de criança. A mim, com estes bigodes brancos e cabelos grisalhos, chamaram-me moço! Provavelmente dão este nome à estatura da pessoa, sem lhe pedir certidão de idade.
Elas foram saltando, parando, puxando-se à direita e à esquerda, rompendo alguma vez a linha e recosendo-a logo. Não sei onde se dispersaram; sei que daí a dez minutos não vi nenhuma delas, mas outras, sós ou em grupos de duas. Algumas destas carregavam trouxas ou cestas, que lhes pesavam à cabeça ou às costas, começando a trabalhar ao tempo em que as outras não acabavam ainda de rir. Dar-se-á que a não ter carregado nada na meninice devo eu o aspecto de “moço” que as primeiras me acharam agora? Não, não foi isso. A idade dá o mesmo aspecto às coisas; a infância vê naturalmente verde. Também estas, se eu risse, achariam que “aquele moço ria para elas”, mas eu ia sério, pensando, acaso doendo-me de as sentir cansadas; elas, não vendo que os meus cabelos brancos deviam ter-lhes o aspecto de pretos, não diziam coisa nenhuma, foram andando e eu também.

(Machado de Assis)

Questão 01 – Na opinião do narrador, uma das crianças o chamou de moço, provavelmente, em razão

A) da cor de seu bigode.
B) da cor de seus cabelos.
C) de sua certidão de nascimento.
D) de seu tamanho.
E) do seu jeito de rir.

Questão 02 – Segundo o texto, o narrador

A) teve uma infância parecida com a das crianças que ele viu primeiro.
B) recordou-se de sua própria infância ao ver as crianças trabalhando.
C) foi alvo de riso dos dois grupos de crianças por ter os cabelos brancos.
D) ficou alegre de ver as crianças carregarem tanto peso.
E) também via tudo com otimismo, quando criança.

Questão 03 – Com a expressão: “acaso doendo-me de as sentir cansadas”, o narrador mostra-se

A) indiferente à sorte das crianças.
B) ressentido com as crianças.
C) sensibilizado com as crianças que trabalhavam.
D) impiedoso com as crianças que brincavam.
E) zangado com a criança que o chamou de moço.

Questão 04 – Das orações a seguir, do primeiro parágrafo, a que indica consequência está na alternativa

A) “vindo agora pela Rua da Glória”.
B) “caso chegasse a escrevê-la”.
C) “que me viu rir parado”.
D) “que entrei a rir de gosto”.
E) “eram tão graciosas todas”.

TEXTO 2

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Questão 05 – Identifique o autor do poema do Texto 2.

A) Vinícius de Moraes.
B) Mário de Andrade.
C) Carlos Drummond de Andrade.
D) Oswald de Andrade.
E) Cecília Meireles.

Questão 06 – Se no poema do Texto 2, a pedra no caminho simboliza algo que incomodou o poeta, pode-se dizer que, para o narrador do Texto 1, a pedra foi

A) encontrar-se com as crianças que brincavam.
B) ter os bigodes brancos e os cabelos grisalhos.
C) descobrir que a infância vê naturalmente verde.
D) não ter disfarçado a cor de seus cabelos.
E) ver crianças sem tempo de brincar.

Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário