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– Prova de Língua Portuguesa - 1º Semestre – 2017
Literatura e Matemática
Letras
e números costumam ser vistos como símbolos opostos, correspondentes a sistemas
de pensamento e linguagens completamente diferentes e, muitas vezes, incomunicáveis.
Essa perspectiva, no entanto, foi muitas vezes recusada pela própria literatura,
que em diversas ocasiões valeu-se de elementos e pensamentos matemáticos como
forma de melhor explorar sua potencialidade e de amplificar suas possibilidades
criativas.
A
utilização da matemática no campo literário se dá por meio das diversas estruturas
e rigores, mas também através da apresentação, reflexão e transformação em matéria
narrativa de problemas de ordem lógica. Nenhuma leitura e única: o texto, por
si só, não diz nada; ele só vai produzir sentido no momento em que há a recepção
por parte do leitor. A matemática pode, também, potencializar o texto, tornando
ainda mais amplo o seu campo de leituras possíveis a partir de regras ou restrições.
Muitas
passagens de Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho,
de Lewis Carroll, estão repletas de enigmas e problemas que até os dias de hoje
permitem aos leitores múltiplas interpretações. Edgar Allan Poe e outro
escritor a construir personagens que utilizam exaustivamente a lógica matemática
como instrumento para a resolução dos enigmas propostos.
Explorar
as relações entre literatura e matemática é resgatar o romantismo grego da
possibilidade do encontro de todas as ciências. E fazer uma viagem pelo mundo
das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções e romances de
diversos autores que beberam (e continuarão bebendo) de diversas e potenciais
fontes científicas, poéticas e matemáticas.
<http://tinyurl.com/h9z7jot
> Acesso em: 17.08.2016. Adaptado.
Questão 50 - Segundo o texto, pode-se afirmar que
(A) a separação
entre Literatura e Matemática tem origem no romantismo grego.
(B) a separação
entre Literatura e Matemática e necessária, pois a lógica só está presente em
uma delas.
(C) a relação
entre Literatura e Matemática prejudica os leitores, por apresentar problemas e
enigmas.
(D) a relação
entre Literatura e Matemática só é possível quando as letras e os números são
vistos como símbolos opostos.
(E) a relação
entre Literatura e Matemática faz com que as produções artísticas se apresentem
de maneira integrada e produtiva.
Questão 51 - No trecho “correspondentes a sistemas
de pensamento e linguagens”, a palavra destacada é
(A) um artigo
definido feminino que concorda com o substantivo sistemas.
(B) um pronome
possessivo referente ao substantivo pensamento.
(C) uma conjugação
no presente do indicativo para o verbo haver.
(D) uma preposição
regida pelo adjetivo correspondentes.
(E) um adjetivo
para destacar o advérbio linguagens.
Questão 52 - No texto, entende-se que
(A) o substantivo literatura,
no primeiro parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois se refere à
produção escrita informal.
(B) o verbo dizer,
no segundo parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois há um
substantivo que possui voz ativa.
(C) o substantivo matemática,
no segundo parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois as incógnitas são
representadas por letras gregas.
(D) o adverbio exaustivamente,
no terceiro parágrafo, está utilizado no sentido conotativo, pois está
relacionado ao cansaço dos escritores.
(E) o verbo beber,
no quarto parágrafo, está utilizado no sentido conotativo, pois remete ao
sentido de absorver intelectualmente.
Leia o poema de
Camilo Pessanhá para responder às questões de números 53 e 54.
INTERROGAÇÃO
Não sei se isto é
amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me
fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crês?
nunca pensei num lar
Onde fosses feliz,
e eu feliz contigo.
Por ti nunca
chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi
nenhuns versos românticos.
Nem depois de
acordar te procurei no leito,
Como a esposa
sensual do Cântico dos Cânticos.
Se é amar-te não
sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o
teu sorriso terno...
Mas sinto-me
sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra
bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a
tarde e sempre sem receio
Da luz
crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro o
olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei
jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é
amor. Será talvez começo.
Eu não sei que
mudança a minh´alma pressente...
Amor não sei se o é,
mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez
de te saber doente.
(PESSANHA,
Camilo. Clepsidra. Sao Paulo: Nucleo, 1989.)
Questão 53 - O escritor português Camilo Pessanha faz
parte da escola literária denominada Simbolismo. Assinale a alternativa que
possui uma característica desse movimento artístico presente no poema.
(A) Elipse, pois o
autor omite todos os pronomes pessoais a fim de criar musicalidade.
(B) Bucolismo,
pois o amor faz grande reverência à natureza ao evocar a sua sonoridade.
(C) Aliteração,
pois o autor explora a repetição harmônica e ritmada de sons consonantais.
(D) Determinismo,
pois o meio em que vive a pessoa amada determina o ritmo de sua vida.
(E) Ornamentação
exagerada, pois há vocabulário ritmado com exclusividade de rimas ricas.
Questão 54 - No poema, o eu-lírico demonstra que
(A) apresenta uma
atração explicitamente física e carnal pela pessoa citada.
(B) possui plena
antipatia por versos românticos, pois a razão realista e o que o move.
(C) resiste a
mudança que sua alma imagina, pois ele não dá espaço para sentimentos.
(D) procura abrigo
quando já está curado, pensando em não ser um devedor à pessoa amada.
(E) possui várias
dúvidas a respeito de seu sentimento, o qual apresenta uma série de contradições.
GABARITO
50
– E 51 – D 52 – E 53 – C 54 – E
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