Universidade
Mackenzie – Vestibular 2014 - 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
01 Os bebês nascem com instintos que os ajudam a sintonizar
02 rapidamente os ritmos da fala e a gramática. São muito sensíveis
03 à direção do olhar de outra pessoa, que os ajuda a decifrar frases
04 incompreensíveis, como “olha aquele cachorro engraçado”. Os bebês
05 murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais
06 afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de
07 um barulho e se extasiam com a voz da mãe ou do pai. O elo afetivo
08 é muito importante para o seu desenvolvimento intuitivo e emocional.
09 Embora a linguagem ainda não esteja conectada no seu cérebro, o
10 bebê tem várias artimanhas genéticas que lhe permitem aprender
11desde o dia de seu nascimento.
John McCrone
Questão nº 01 - Pela leitura do texto, é
correto afirmar que:
a) está ausente nos bebês qualquer processo cognitivo que os faça
compreender o mundo ao seu redor, uma vez que eles ainda estão distantes da
linguagem e da compreensão das ações dos adultos.
b) os bebês realizam ações que organizam sua entrada no mundo da
linguagem e os colocam em contato com os adultos, como o ato de murmurar e
mesmo o reconhecimento da voz dos pais.
c) as frases ditas pelos adultos para os bebês são incompreensíveis para
estes porque eles ainda não conseguem processar nenhum tipo de informação que venha
do mundo externo ou do contato com seus pais.
d) o aprendizado dos bebês se inicia no momento exato em que eles viram a
cabeça para o lado e reconhecem os seus pais, a partir daí eles já estão prontos
para utilizar as primeiras palavras.
e) o aprendizado da língua pelos bebês é algo que depende exclusivamente
do ambiente externo e do contato com os pais, pois é improvável que haja habilidades
inatas que contribuam para o desenvolvimento da linguagem.
Questão nº 02 - É predominante no texto a
função:
a) metalinguística, uma vez que, ao falar do desenvolvimento da
linguagem nos bebês, o autor trata com destaque do código linguístico e seus
recursos.
b) emotiva, já que o autor do texto e sua subjetividade em relação ao
que narra são destacados por meio de elementos linguísticos.
c) referencial, pois a intenção principal do texto é informar o leitor
de um assunto que é tratado de modo objetivo pelo seu autor.
d) fática, porque estão presentes no texto, ao longo de seu
desenvolvimento, marcas de interação com o leitor, como perguntas retóricas.
e) poética, pois mais do que informar sobre algo o autor procurou
persuadir o leitor pelo modo com que elaborou a mensagem, caracterizada pela linguagem
figurada.
Questão nº 03 - Assinale a alternativa
correta.
a) Em são muito sensíveis à direção do olhar (linhas 02 e 03), a
alteração da palavra direção por “movimentos” manteria a obrigatoriedade
do acento indicador da crase na partícula a.
b) A palavra ritmos (linha 02) pode ser escrita de duas maneiras:
a própria forma empregada no texto, ritmos, e sua variante “rítimos”.
c) A conjunção embora (linha 09), ao ser empregada, estabelece
relação de explicação com o período que lhe sucede imediatamente.
d) Em que os ajuda a decifrar frases (linha 03), a partícula os
retoma o referente os bebês.
e) Em murmuram e balbuciam (linha 05), o tempo verbal empregado
indica ações que ocorreram de modo pontual uma única vez no passado.
Questão nº 04 - O texto procura:
a) expor um conjunto de informações, tendo como objetivo central
apresentar ao leitor uma série de conhecimentos a respeito do tema principal.
b) relatar fatos e experiências vividos pelo seu autor, daí o tom
predominantemente autobiográfico naquilo que é explanado.
c) construir um enredo narrativo que é conduzido até seu clímax final.
d) instruir o leitor, uma vez que é construído essencialmente como uma
espécie de guia de conduta para os pais, orientando comportamentos.
e) argumentar, já que há a elaboração de posicionamentos críticos,
expostos contraditoriamente, com a função essencial de persuadir o leitor.
Questão nº 05 - Assinale a alternativa que
apresenta melhor paráfrase para o trecho abaixo, considerando a manutenção do
sentido original e o uso da norma culta.
Os bebês murmuram e balbuciam, ações que tornam as cordas vocais mais
afinadas. Eles também viram a cabeça instintivamente por causa de um barulho e
se extasiam com a voz da mãe ou do pai.
a) Ao murmurar e balbuciar, os bebês instintivamente tem como objetivo
afinar suas cordas vocais para que os barulhos que fazem, ao virarem a cabeça, fiquem
semelhantes com as vozes do pai e da mãe.
b) A mãe e o pai extasiados com os barulhos que os bebês fazem
instintivamente, ao afinarem suas cordas vocais, viram a cabeça quando eles
murmuram e balbuciam.
c) Virar a cabeça, ao ouvir um barulho, e se alegrar com o som das vozes
dos pais são ações comuns aos bebês, que também murmuram e balbuciam, o que
acaba por tornar suas cordas vocais afinadas.
d) Virar a cabeça é um movimento do instinto dos bebês que murmuram e balbuciam
quando ouvem as vozes do pai ou da mãe, fazendo, assim, com que suas cordas
vocais também se afinem.
e) Ao ouvirem um barulho, os bebês murmuram e balbuciam, assim como viram
a cabeça com o som das vozes dos pais, que instintivamente afinam, extasiados,
as cordas vocais dos bebês.
Textos para as questões de 06 a 08
Sete anos de pastor Jacob
servia
01 Sete anos de pastor Jacob servia
02 Labão, pai de Raquel, serrana bela;
03 Mas não servia ao pai, servia a ela,
04 E a ela só por prêmio pretendia.
05 Os dias, na esperança de um só dia,
06 Passava, contentando-se com vê-la;
07 Porém o pai, usando de cautela,
08 Em lugar de Raquel lhe dava Lia.
09 Vendo o triste pastor que com enganos
10 Lhe fora assim negada a sua pastora,
11 Como se a não tivera merecida;
12 Começa de servir outros sete anos,
13 Dizendo – Mais servira, se não fora
14 Para tão longo amor tão curta a vida.
Luís de Camões
Sunetto Crassico
01 Sette anno di pastore, Giacó servia Labó,
02 Padre da Raffaela, serrana bella,
03 Ma non servia o pai, che illo non era trouxa nó!
04 Servia a Raffaela p’ra si gazá c’oella.
05 I os dia, na speranza di un dia só,
06 Apassava spiano na gianella;
07 Ma o páio, fugino da gombinaçó,
08 Deu a Lia inveiz da Raffaela.
09 Quano o Giacó adiscobri o ingano,
10 E che tigna gaido na sparella,
11 Ficô c’um brutto d’um garó di arara,
12 I incominciô di servi otros sette anno
13 Dizeno: Si o Labó non fossi o pai d’ella
14 Io pigava elli i li quibrava a gara.
Juó Bananere
Questão nº 06 - A partir de Sete anos de
pastor Jacob servia é INCORRETO afirmar que:
a) Jacob é a representação de uma personagem que ultrapassa todas as
barreiras para merecer a pessoa amada.
b) do ponto de vista estrutural, o soneto alicerça-se em uma construção
linear não isenta de tensão dramática.
c) o discurso narrativo do eu-lírico é interrompido no segundo terceto
para inserir a voz de uma personagem.
d) o caráter narrativo da história de Jacob, baseada no texto bíblico,
compromete a originalidade da composição poética.
e) nos quartetos, encontra-se a exposição do caso narrado e, no segundo
terceto, o remate da história.
Questão nº 07 - Tendo como base o poema
modernista brasileiro de Juó Bananere, é correto afirmar que o autor:
a) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões, mas concede a ele uma
visão mais estereotipada e romântica, como em Servia a Raffaela p’ra si gazá
c’oella. (linha 04).
b) valendo-se de uma linguagem macarrônica, representando o falar dos italianos
que imigraram para o Brasil nos idos do século XIX e do século XX, critica a
visão portuguesa medieval do amor.
c) recorre à intertextualidade para conceder um olhar irônico ao tema já
explorado por Luís de Camões, como em Ma non servia o pai, che illo non era
trouxa nó! (linha 03).
d) resgata o tema já utilizado por Luís de Camões mas concede a ele uma
visão mais ufanista da pátria brasileira, como em Ficô c’um brutto d’um garó
di arara, (linha 11).
e) compõe seus textos calcados na ironia, retomando características do
teatro vicentino e antecipando características determinantes da poesia da
Geração de 1930, cujo expoente é João Cabral de Melo Neto.
Questão nº 08 - Sobre o Classicismo,
movimento literário surgido na época do Renascimento, ao qual a crítica vincula
Luís de Camões, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
a) destaca-se o predomínio da razão sobre o sentimento nas composições artísticas.
b) há a libertação dos dogmas da Igreja, mas sem o desaparecimento, por completo,
da religiosidade.
c) destaca-se a presença da mitologia greco-latina nas composições
artísticas.
d) há a preocupação e valorização da perfeição formal nas composições literárias.
e) destaca-se o relato realista, por vezes com enfoque determinista,
sobre os eventos narrados nas composições artísticas.
Texto para as questões de 09 a 11
A Esmeralda e o Camafeu
— Se eu encontrasse!...
— Então?... que faria?...
—
Atirar-me-ia a seus pés, abraçar-me-ia com eles e lhe diria: “Perdoai-me,
perdoai-me, senhora, eu já não posso ser vosso esposo! tomai a prenda que me
deste...”
E o infeliz amante arrancou debaixo da camisa um
breve, que convulsivamente apertou na mão.
— O breve verde!... exclamou D. Carolina, o breve
que contém a esmeralda!...
— Eu lhe diria, continuou Augusto: “recebei este
breve que já não devo conservar, porque eu amo outra que não sois vós, que é mais
bela e mais cruel do que vós!...”
A cena se estava tornando patética; ambos choravam
e só passados alguns instantes a inexplicável Moreninha pôde falar e responder
ao triste estudante.
— Oh! pois bem, disse; vá ter com sua desposada,
repita-lhe o que acaba de dizer, e se ela ceder, se perdoar, volte que eu serei
sua... esposa.
— Sim... eu corro... Mas, meu Deus, onde poderei
achar essa moça a quem não tornei a ver, nem poderei conhecer?... onde meu Deus?...
onde?...
E tornou a deixar correr o pranto, por um momento
suspendido.
— Espere, tornou D. Carolina, escute, senhor. Houve
um dia, quando a minha mãe era viva, em que eu também socorri um velho moribundo.
Como o senhor e sua camarada, matei a fome de sua família e cobri a nudez de
seus filhos; em sinal de reconhecimento também este velho me fez um presente:
deu-me uma relíquia
milagrosa que, asseverou-me ele, tem o poder uma vez na vida de quem a
possui, de dar o que se deseja; eu cosi essa relíquia dentro de um breve; ainda
não lhe pedi coisa alguma, mas trago-a sempre comigo; eu lha cedo... tome o
breve, descosa-o, tire a relíquia e à mercê dela encontre sua antiga amada.
Obtenha o seu perdão e me terá por esposa.
— Isto tudo me parece um sonho, respondeu Augusto,
porém, dê-me, dê-me esse breve!
A menina, com efeito, entregou o breve ao
estudante, que começou a descosê-lo precipitadamente. Aquela relíquia, que se
dizia milagrosa, era sua última esperança; e, semelhante ao náufrago que no
derradeiro extremo se agarra à mais leve tábua, ele se abraçava com ela. Só
falta a derradeira capa do breve... ei-la que cede e se descose... Salta uma
pedra... e Augusto, entusiasmado e como delirante, cai aos pés de D. Carolina,
exclamando:
— O meu
camafeu!... o meu camafeu!...
Joaquim Manoel de Macedo, A Moreninha.
Questão nº 09 - No excerto, está presente:
a) um narrador-observador que participa da cena apenas para produzir um
efeito de comicidade, como em A cena se estava tornando patética.
b) o uso da primeira pessoa na voz narrativa, caracterizando um
personagem com dupla função: narrador-personagem.
c) um narrador-protagonista que conhece e participa de toda a história,
impondo juízo de valores, como em E o infeliz amante arrancou debaixo da
camisa um breve.
d) o recurso do flashback, iniciado com — Espere, tornou D.
Carolina, para elucidar uma ação ocorrida no passado com consequências no
presente.
e) um narrador que, em perspectiva futurista, exalta a vida moderna, a velocidade
e a sociedade urbana.
Questão nº 10 - A partir do fragmento
selecionado, pode-se afirmar que a prosa de Joaquim Manoel de Macedo
I. é marcada por enredos cheios de peripécias e final feliz.
II. é composta com uma linguagem simples, estilo fluente e leve.
III. é elaborada em torno de objetividade temática, com negação do sentimentalismo.
Assinale a alternativa correta.
a) Estão corretas apenas as alternativas I e II.
b) Estão corretas apenas as alternativas I e III.
c) Estão corretas apenas as alternativas II e III.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das alternativas está correta.
Questão nº 11 - Assinale a alternativa INCORRETA
sobre a prosa romântica brasileira.
a) Destacam-se autores como Manuel Antônio de Almeida, Bernardo Guimarães,
José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo e Visconde de Taunay.
b) Retrata a sociedade da época embasada pela ideologia positivista e
pelo cientificismo.
c) Costuma girar em torno da descrição dos costumes da sociedade da
época, criando identificação com o público-leitor.
d) É composta por romances de costumes, urbanos, indianistas,
regionalistas e históricos.
e) Visconde de Taunay é um dos representantes do romance regionalista
com a obra Inocência.
GABARITO:
01 – B 02 – C 03 – E
04 – A 05 – D
06 – E 07 – D
08 – E 09 – B 10 – E
11 – B
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário