Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Tema de Redação – FGV – 2017 – 2º semestre – ADMINISTRAÇÃO

Tema de Redação – FGV – 2017 – 2º semestre – ADMINISTRAÇÃO


16 de novembro de 2016. Oxford, Reino Unido. Hoje, o Dicionário Oxford anunciou pós-verdade como Palavra do Ano internacional de 2016. A Palavra do Ano do Dicionário Oxford é a palavra ou expressão escolhida por refletir, na linguagem, o corrente ano.
A cada ano, a equipe do Dicionário Oxford examina candidatas a palavra do ano e discute seus méritos, escolhendo uma que apreenda o ethos*, o estado de espírito ou as preocupações do ano em questão. As pesquisas linguísticas conduzidas pelos editores do Dicionário Oxford revelaram que o uso de pós-verdade aumentou cerca de 2000%, em relação a 2015.
O conceito de pós-verdade surgiu na década passada, mas observamos um pico na sua ocorrência, este ano, no contexto do referendo sobre a União Europeia, no Reino Unido, e da eleição presidencial, nos Estados Unidos.
O termo derivado pós-verdade é exemplo de uma extensão do significado do prefixo pós, que se tornou notória nos últimos anos. Em vez de se referir apenas a um tempo posterior a uma dada situação ou evento – como em pós-guerra e pós-jogo -, o prefixo, em pós-verdade, assume o sentido de “pertencente a um tempo no qual o conceito especificado [verdade] se tornou desimportante ou irrelevante, como ocorre, por exemplo, em pós-nacional e pós-racial”.
“Essa escolha não deveria surpreender, uma vez que ela reflete um ano dominado pela sobrecarga de discursos políticos e sociais”, disse Casper Grathwohl, presidente do Dicionário Oxford, que acrescentou: “Alimentada pela expansão das mídias sociais como fonte de notícias e pelo crescente descrédito dos fatos divulgados pelos meios oficiais e tradicionais, pós-verdade tornou-se cada vez mais corrente”. “Como o emprego do termo não mostra nenhum sinal de arrefecimento, eu não ficaria muito surpreso se pós-verdade se tornasse uma das palavras definidoras da era em que vivemos”, disse ainda Grathwohl.

https://www.oxforddictionaries.com Adaptado. Consultado em 28 de fevereiro de 2017.

*ethos: conjunto de normas, costumes ou valores de uma dada cultura ou comunidade.

Com base nas informações contidas no comunicado do Dicionário Oxford, acima reproduzido, e valendo-se, também, de outras informações que julgue relevantes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: Vivemos na era da pós-verdade?

Instruções:

• A redação deverá seguir as normas da língua escrita culta.
• O texto da redação deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas. Redações fora desses limites não serão corrigidas e receberão nota zero.
• A redação terá nota zero, caso haja fuga total ao tema ou à estrutura definidos na proposta apresentada.
• Transcreva o rascunho da redação para a folha definitiva. O que estiver escrito na folha de rascunho não será considerado para a correção.
• A redação deverá ser redigida com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta de tinta azul ou preta. Redações que não seguirem essas instruções não serão corrigidas, recebendo, portanto, nota zero.
• É recomendável dar um título a sua redação.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!










Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário