TEMA DE REDAÇÃO – PUC-CAMPINAS – 2011
I. Dos cuidados gerais a serem tomados pelos
candidatos:
1. Leia
atentamente as propostas, escolhendo uma
das três para sua prova de Redação.
2.
Escreva, na primeira linha do formulário de redação, o número da proposta escolhida.
A colocação de um título é optativa, a não ser quando expressamente solicitada.
3. Redija
seu texto a tinta (em preto).
4.
Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma), em padrão estético
conveniente (margens, paragrafação etc.).
5. Não coloque o seu nome na folha de
redação.
6. Tenha
como padrão básico o mínimo de 30 (trinta) linhas.
II. Da elaboração da redação:
1.
Atenda, com cuidado, em todos os seus aspectos, à proposta escolhida. Às redações
que não atenderem à proposta (adequação ao tema e ao tipo de composição) será
atribuída nota zero.
2.
Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha.
3.
Estruture seu texto utilizando recursos gramaticais e vocabulário adequados. Lembre-se
de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual.
4. Seja
claro e coerente na exposição de suas ideias.
PROPOSTA I – DISSERTAÇÃO
Leia o editorial abaixo procurando
apreender o tema nele desenvolvido. Em seguida, elabore uma dissertação, na
qual você exporá, de modo claro e coerente, suas ideias acerca desse tema.
Descendentes
de um grande escritor brasileiro já desaparecido tentaram evitar que uma
publicação veiculasse fotografia do pai com um determinado tipo de gravata.
Consideravam que o autor só poderia aparecer com o modelo borboleta predileto.
O episódio é apenas um exemplo dos excessos cometidos por famílias na suposta
tentativa de proteger a imagem de seus famosos parentes mortos. Há muitos casos
análogos, que envolvem, além da imagem e do nome, o direito de relatar fatos biográficos,
criticar e reproduzir obras em meios como livros, revistas e catálogos.
Ambições pecuniárias, leis problemáticas e decisões judiciais infelizes
conspiram para conferir aos herdeiros um poder desmedido sobre bens que possuem
evidente dimensão pública.
O
episódio mais recente envolveu a Bienal de São Paulo e a associação O Mundo de
Lygia Clark, dirigida pelo filho da pintora. Diante de imposições, os responsáveis
preferiram retirar a artista da mostra. “Queriam até controlar quem poderia
escrever sobre ela”, afirmou o curador Agnaldo Farias.
A
associação argumenta que tem custos e precisa cobri-los. Ainda que fosse assim
(e que se precise avançar em políticas públicas de aquisição de acervos na área
das artes visuais), o argumento não bastaria para impedir a presença de obras
da artista na Bienal, a reedição de um livro e o uso de seu nome numa exposição
com depoimentos em vídeo acerca de seu trabalho.
Em
breve, o Ministério da Cultura levará a consulta pública a revisão da lei de Direito
Autoral. É provável que aspectos relativos às novas tecnologias dominem o
debate – mas isso não deveria impedir que se criassem regras para reequilibrar
as relações entre direitos de herdeiros e o caráter público do patrimônio
cultural.
Folha de S. Paulo, A2 opinião,
segunda-feira, 07 de junho de 2010.
PROPOSTA II - DISSERTAÇÃO
Leia, com atenção, o texto que se segue
A
escola é uma instituição voltada para a formação do indivíduo, entendida esta
como o reconhecimento e a prática de valores positivos.
Ocorre,
no entanto, que a escola também se volta para a literatura e o aluno entra em
contato com grandes escritores, que nem sempre tratam de valores positivos; os
melhores prosadores e poetas podem abordar aspectos negativos do homem e da
sociedade: a força da ambição, o autoritarismo, a injustiça, a violência, as
carências de toda espécie, o ódio, o ciúme, o despeito...
Com
base no que diz o texto acima, redija uma dissertação na qual você discutirá a
seguinte tese:
A literatura
não apregoa bons costumes, mas estimula nosso senso crítico.
PROPOSTA III - NARRAÇÃO
Uma propaganda na TV alerta a
população sobre equívocos provocados pelo fato de pessoas terem o mesmo nome,
explorando de modo bem-humorado o caso dos homônimos.
No saguão de um aeroporto, um homem
carrega uma pequena tabuleta com o nome da pessoa que espera, a quem,
evidentemente, nunca vira antes. Quando chega, o homem cujo nome está escrito
na tabuleta é levado para casa onde sua suposta família o espera com uma festa
de boas-vindas.
Na hora do encontro, evidencia-se o
engano: o recém-chegado, que nada tem de oriental, é recepcionado por uma
família de japoneses. No aeroporto, o japonês esperado pela família permanece
aguardando. Redija uma narração em que se relate um caso de engano vivido por duas
personagens homônimas. O narrador que você escolher deve contar como o equívoco
se gerou e explorar a reação tanto dessas personagens quanto de outras
presentes na situação imaginada. Procure ser bem criativo no desfecho.
TEMA DE REDAÇÃO – PUC-CAMPINAS – 2017
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