TEMA DE REDAÇÃO – PUC-CAMPINAS – 2015
INSTRUÇÕES GERAIS
I. Dos cuidados gerais a serem tomados pelos
candidatos:
1. Leia
atentamente as propostas, escolhendo uma
das três para sua prova de Redação.
2.
Escreva, na primeira linha do formulário de redação, o número da proposta
escolhida. A colocação de um título é optativa, a não ser quando expressamente
solicitada.
3. Redija
seu texto a tinta (em preto).
4.
Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma), em padrão
estético conveniente (margens, paragrafação etc.).
5. Não coloque o seu nome na folha de
redação.
6. Tenha
como padrão básico o mínimo de 30 (trinta) linhas.
II. Da elaboração da redação:
1.
Atenda, com cuidado, em todos os seus aspectos, à proposta escolhida. Às redações
que não atenderem à proposta (adequação ao tema e ao tipo de composição) será
atribuída nota zero.
2.
Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha.
3.
Estruture seu texto utilizando recursos gramaticais e vocabulário adequados.
Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão
textual.
4. Seja
claro e coerente na exposição de suas ideias.
PROPOSTA I – DISSERTAÇÃO
Leia o editorial abaixo procurando
apreender o tema nele desenvolvido. Em seguida, elabore uma dissertação, na
qual você exporá, de modo claro e coerente, suas ideias acerca desse tema.
Não
é de hoje que se aventa a ideia de destinar às mulheres um espaço segregado no
transporte público como forma de protegê-las dos lamentáveis episódios de
assédio sexual. Tampouco são novos, contudo, o fracasso e as limitações desse
tipo de política.
Ainda
no início do século 20, algumas cidades do Japão estabeleceram, em seus
sistemas de trens, vagões reservados ou exclusivos. Até hoje, porém, registram-se
milhares de casos de violência sexual no transporte público do país.
Experiências
mais recentes em outros lugares do mundo também ficaram muito aquém do
desejado. A socióloga Amy Dunckel Gralia acompanha a cidade do México desde o
começo dos anos 2000.
Naquele
momento, as autoridades reconheceram que, por causa do perigo a que estavam
expostas – um problema em si –, as mulheres sofriam restrições em seu direito
de participar da vida urbana.
Na
tentativa de melhorar esse cenário, instituiu-se o transporte segregado inclusive
em ônibus e táxis. A violência de gênero, no entanto, permaneceu.
Em
2008, uma pesquisa constatou que 80% das mulheres tinham sofrido algum tipo de
abuso sexual, no transporte público, nos doze meses anteriores. Até mesmo São
Paulo, onde a Assembleia Legislativa, recentemente, aprovou projeto que obriga
o metrô e a CPTM a terem vagões exclusivos para mulheres, já teve experiência
similar nos anos 1990.
Depois
de receber um abaixo-assinado, a CPTM aderiu ao transporte segregado. Não foi
só violação ao princípio constitucional da igualdade de gêneros que levou ao
fracasso da iniciativa. Também se impôs a realidade: num sistema
sobrecarregado, é operacionalmente problemático restringir vagões a um grupo de
pessoas.
A
situação tornou-se mais grave com o passar dos anos. O transporte público paulistano
sobre trilhos, hoje, opera no limite de sua capacidade – e já são muitas as
dificuldades para garantir a idosos, gestantes e deficientes o embarque
prioritário nos horários de pico.
Seria
melhor, portanto, buscar outro modelo. Na própria Cidade do México e em
Londres, têm gerado bons resultados projetos destinados a deixar as mulheres
mais confortáveis quando precisam reportar casos de violência sexual.
Treinamento
de policiais, para lidar com esse tipo de denúncia, unidades de atendimento nas
estações e campanhas que reforçam o direito de viajar sem assédio colaboram
para reduzir a quantidade de agressões e aumentar a notificação dos crimes.
Ampliar o monitoramento por câmeras também ajudaria a inibir certos abusos.
Aos
olhos do governo, talvez os vagões rosa tenham uma vantagem: sua implantação é
mais simples. A sociedade, entretanto, não pode aceitar meros paliativos.
(Folha de S. Paulo, 12/07/2014)
PROPOSTA II - DISSERTAÇÃO
Leia com atenção os textos seguintes:
I. O planejamento urbano,
sobretudo nos grandes centros, deve incentivar a desaceleração do transporte
pessoal, criando todas as condições para o aperfeiçoamento e aprimoramento do
sistema de transporte coletivo. O automóvel, aspiração de tantos, em pouco
tempo deixará – felizmente – de condicionar as edificações urbanas.
II. Desde que se adotou o uso do
transporte pessoal como referência para o planejamento urbano, a necessidade
urgente dos grandes centros é a criação de sistemas de engenharia viária que
garantam ao cidadão o direito de transportar-se em veículo próprio, sendo o
transporte público uma opção pessoal.
A partir do que dizem os textos I e
II, que apresentam diferentes visões de uma mesma questão, escreva uma
dissertação em prosa, na qual você escolherá a visão que lhe parece mais
acertada e argumentará em favor dela.
PROPOSTA III - NARRAÇÃO
Leia com atenção o texto seguinte:
Suponha
que, em determinada época, o divertimento da moda entre jovens era, em grupo,
se aventurarem em passeio noturno num cemitério. Numa dessas ocasiões, algo
absolutamente inesperado ocorreu, motivando muita curiosidade sobre o episódio
e suas consequências.
Redija uma redação em que você
relate essa noite surpreendente, caracterizando tanto o fato imprevisível, como
suas consequências, que podem ter atingido um ou mais dos jovens, ou até o
lugarejo ou a cidade em que o episódio ocorreu. Narre em primeira pessoa, como
participante do grupo, escolhendo ser ou não o protagonista. Seja criativo ao
decidir o motivo pelo qual você de fazer o relato.
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