Tema de redação – UEMA – 2010
Leia
os textos com atenção:
TEXTO
I - O paulistano Sílvio de Abreu é um noveleiro experiente.
[...] Como todo autor de um folhetim bem sucedido, Abreu conseguiu entrar em
sintonia com as preocupações e os interesses de uma ampla fatia da sociedade
brasileira. Ele se confessa chocado, porém, com a descoberta de que o público
mudou seu modo de encarar os desvios de conduta dos personagens. [...]
VEJA - A novela Belíssima chegou ao sucesso com personagens
ambíguas. Por que deu certo sua trama?
ABREU - Considero que
incluir a ambiguidade moral numa trama é um grande avanço. Personagens desse tipo
fazem o público pensar. Ao analisar as causas dessa aceitação, contudo,
confesso que fiquei chocado. Como sempre acontece na Globo, realizamos uma pesquisa
com os espectadores para ver como o público estava absorvendo a trama e
constatamos que uma parcela considerável deles já não valoriza tanto a retidão
de caráter. Para eles, fazer o que for necessário para se realizar na vida é o
certo. Esse encontro com o público me fez pensar que a moral do país está em
frangalhos.
Revista Veja. Entrevista. 21
jun 2009.
TEXTO II - Como colunista, observo e comento a realidade. O
quadro não anda muito animador, embora na crise mundial o Brasil parece estar
se saindo melhor que a maioria dos países. De tirar o chapéu, se isso se
concretizar e perdurar. Do ponto de vista da moralidade, por outro lado, até em
instituições públicas que julgamos venerandas, a cada dia há um novo espanto.
Não por obra de todos os que lá foram colocados (por nós), mas o que ficamos sabendo
é dificíl de acreditar. Teríamos de andar feito o velho filósofo grego
Diógenes, que percorria as ruas em dia claro com uma lanterna na mão.
Questionado, respondia procurar um
homem honrado. [...]
A sorte é que apesar de tudo o país anda, a grande maioria
de nós labuta na sua vidinha, trabalhando, pagando contas, construíndo casas, ruas
e pontes e amores e família legais. Lutamos para ser pessoas decentes, as
que carregam nas costas o mundo de verdade [...]
Lya Luft. In:
http://veja.abril.uol.com.br/outra-epidemia. Acesso em 11 set 2009.
INSTRUÇÕES
Considerando que os textos
têm apenas caráter motivador e servem como ponto inicial de reflexão, redija um
texto dissertativo, desenvolvendo argumentos compatíveis com o ponto de vista
escolhido, com, no mínimo, 20 linhas como resposta ao questionamento decorrente
das ideias dos autores citados. Dê um título a sua redação.
TEMA: A MORAL ESTÁ TORTA – INSTALOU-SE ENTRE NÓS UMA EPIDEMIA MORAL?
INFORMAÇÕES
O candidato deve:
- obedecer,
obrigatoriamente, ao tema e à tipologia textual indicados;
- articular suas próprias
informações às ideias apresentadas nos fragmentos motivadores, desenvolvendo
seu ponto de vista, de modo a justificar a que conclusão pretende chegar, mantendo,
assim, uma coerência argumentativa;
- obedecer ao que consta no
Edital nº 105/2009-PROG/UEMA a respeito da correção da Produção Textual:
“Será atribuída nota
zero à prova de Produção Textual (redação) do candidato que: identificar a
folha destinada a sua produção textual; desenvolver texto sob forma
não-articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas);
fugir à temática proposta ou sugerida na prova de produção textual; escrever de
forma ilegível ou a lápis; escrever menos de vinte linhas na folha de redação;
desenvolver o texto em forma de verso.”
Leia também:
Tema de Redação — FUVEST 2015
Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
Tema de redação – FUVEST 2014
Tema de redação – FUVEST 2013
Tema de redação – FATEC 2013 – 2º Semestre
Tema de Redação - UFG - 2013 - 2º Semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário