REDAÇÃO
– ENEM 2014
PROPOSTA
DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos
motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua
portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando
proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize
e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
TEXTO I
A aprovação, em abril de 2014, de uma
resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho
Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um
verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e
setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.
Elogiada por pais, ativistas e entidades,
a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem
“a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e que
utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas
sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis
que tenham apelo às crianças.
Ainda há dúvidas, porém, sobre como será
a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras,
revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis
criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do
Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às
famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação
pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma
forma de controlar e evitar abusos.
IDOETA,
P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em:
www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado)
TEXTO
III
Precisamos preparar a criança, desde
pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que
está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor
do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas
reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o
mundo.
SILVA,
A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais
para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus,
2012 (adaptado).
Instruções:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço
apropriado.
• O texto definitivo deve de ser escrito à tinta, na
folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da
Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas
desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota
zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo
considerada “insuficiente”.
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite
os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente
desconectada com o tema proposto.
Leia também:
Tema de Redação — FUVEST 2015
Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
Tema de redação – FUVEST 2014
Tema de redação – FUVEST 2013
Tema de redação – FATEC 2013 – 2º Semestre
Tema de Redação - UFG - 2013 - 2º Semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011
Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br
PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário