Tema de redação – UEMA – 2012
Reconhecer a
igualdade entre os indivíduos é a base para o desenvolvimento de uma sociedade
mais justa e solidária. O que se pode constatar, no entanto, é que os verbos "usufruir" e "exigir‟ se tornaram cada vez mais fortes no exercício da cidadania. Da mesma
forma, é histórica a dificuldade do brasileiro em "cumprir‟ obrigações ou
deveres. Na prática, ainda falta muito para que o equilíbrio esteja
estabelecido nos pratos dessa balança: de um lado, direitos; de outro, deveres.
Cumprir e exigir.
A seguir são apresentados textos que possibilitam uma
reflexão sobre o disposto acima.
TEXTO I - O que são os
direitos e deveres do cidadão? Antes de qualquer coisa, o que é ser um cidadão?
Cidadão é
aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos
direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania
é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto
seja colocado em prática.
Os direitos
e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas
obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.
Disponível em: www.brasil.gov.br/ Acesso em 09 de novembro de
2011.
TEXTO II - Cidadania é
o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser
sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um
produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser negro sem
ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
DIMENSTEIN, G. O cidadão de papel: a infância, a
adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 1997.
TEXTO III
Proposta
Com base na reflexão decorrente dos textos motivadores e do
que você tem vivenciado sobre o assunto, redija um texto
dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa, que contemple o
seguinte tema:
EXIGIR, MAS NÃO CUMPRIR: QUE CIDADÃO É ESSE?
INSTRUÇÕES
O candidato deve:
- obedecer, obrigatoriamente,
ao tema e à tipologia textual indicados;
- atribuir um título
apropriado à sua produção textual;
- articular suas próprias
informações às ideias apresentadas nos fragmentos motivadores, desenvolvendo
seu ponto de vista, de modo a justificar a que conclusão pretende chegar,
mantendo, assim, uma coerência argumentativa;
- obedecer ao que consta no
Edital a respeito da correção da Produção Textual:
“Será atribuída nota
zero à prova de Produção Textual (redação) do candidato que: identificar a
folha destinada a sua produção textual; desenvolver texto sob forma
não-articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas);
fugir à temática proposta ou sugerida na prova de produção textual; escrever de
forma ilegível; escrever a lápis; escrever menos de vinte linhas; deixar a
produção textual em branco”.
Leia também:
Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
Tema de redação – FUVEST 2014
Tema de redação – FUVEST 2013
Tema de redação – FATEC 2013 – 2º Semestre
Tema de Redação - UFG - 2013 - 2º Semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário