Tema de redação – UEMA – 2013
A
CIDADE
No dicionário
1. aglomeração humana
localizada numa área geográfica circunscrita e que tem numerosas casas,
destinadas à moradia e/ou a atividades culturais, mercantis, industriais, financeiras.
Fonte:
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2009. (Adaptado)
Na revista
A população brasileira, no seu modo de ver o mundo, não
está preparada para viver em cidades menores. Não há verbas. Não há leis. Não
há técnicos. Pensar nas cidades do mundo desenvolvido é elitismo. Na verdade, o
ato de pensar, simplesmente, é algo privativo de países acima de determinado
nível de renda. Vem, então, alguém [...], ex-prefeito de uma cidade de 8
milhões de habitantes, e prova, ao falar sobre o seu trabalho, que
administradores de cidade com realidades parecidas com as nossas têm, sim, a capacidade
de raciocinar. Ao contrário de muitos, ele sabe lidar com uma palavra curta, de
apenas cinco letras, e indispensável para melhorar qualquer coisa nesta vida:
"ideia".
Fonte: VEJA. São Paulo:
Abril, set. 2012. (Adaptado)
No site
É fundamental que a sociedade, o poder público,
empresários e todo o cidadão tenham consciência de que é preciso avançar e
aproveitar este momento de alto astral em época de grandes eventos, como a Copa
do Mundo, Olimpíadas para motivar uma integração. Mudanças políticas em todos
os setores abrem as portas para essa integração entre as favelas e os bairros nos arredores [...] É
preciso muito neste caminho para se chegar a uma cidade totalmente integrada.
As causas são variadas para o desenvolvimento de uma 'cidade partida', no dizer
do escritor Zuenir Ventura. Ela precisa ainda da dimensão social para recuperar
a sua fragmentação. Precisa de uma visão de cidadania para essa integração se
realizar.
Fonte: RIO DE JANEIRO.
Prefeitura Municipal. Cidade Olímpica Rio. Invasão de cidadania para
integrar a cidade
partida. Disponível em:
<http://www.cidadeolimpc.com./>. Acesso em: 7 nov. 2012. (Adaptado)
Na poesia
[...]
Irmãos, cantai esse mundo
que não verei, mas virá
um dia, dentro de mil anos,
talvez mais... não tenho
pressa.
Um mundo enfim ordenado,
uma pátria sem fronteiras,
sem leis e regulamentos,
uma terra sem bandeiras
sem igreja nem quartéis,
sem dor, sem febre, sem
ouro,
um jeito só de viver,
mas nesse jeito a
variedade,
a multiplicidade toda
que há dentro de cada um.
Uma cidade sem portas,
de casas sem armadilha,
um país de riso e glória
como nunca houve nenhum.
Este país não é meu
nem vosso ainda, poetas.
Mas ele será um dia
o país de todo homem.
Fonte: DRUMMOND, C. Antologia
poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. (Fragmento)
Nos textos acima, a cidade, definida pelo dicionário, é
vista por sujeitos que atuam como intérpretes do mundo num progressivo entendimento
de um tempo histórico das cidades. Talento, cultura, bons serviços e integração
compõem uma sintonia indispensável para despertar o sentimento de coletividade
e desenvolver a 'multiplicidade toda que há dentro de cada um'. No cotidiano de
uma cidade, a cada dia, o indivíduo tende a sentir-se mais só, isolado,
compelido a governar seu próprio pedaço de chão, ou de mundo. A crença de que
'a união faz a força' deu lugar ao 'cada um por si'.
Considerando a leitura dos textos motivadores e contextualizando-os
na perspectiva histórica atual, redija um texto dissertativo que apresente uma
visão crítica sobre o seguinte tema:
UMA
COLETIVIDADE ATUANTE RESTAURA UMA CIDADE PARTIDA?
INSTRUÇÕES
O candidato deve:
- usar a norma culta-padrão
da língua portuguesa;
- obedecer,
obrigatoriamente, ao tema e à tipologia textual indicados;
- atribuir um título
apropriado à sua produção textual;
- articular suas próprias
informações às ideias apresentadas nos fragmentos motivadores, desenvolvendo
seu ponto de vista, de modo a justificar a que conclusão pretende chegar,
mantendo, assim, uma coerência argumentativa;
- obedecer ao que consta no
Edital a respeito da correção da Produção Textual:
“Será atribuída nota
zero à prova de Produção Textual (redação) do candidato que: identificar a
folha destinada a sua produção textual; desenvolver texto sob forma
não-articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas);
fugir à temática proposta ou sugerida na prova de produção textual; escrever de
forma ilegível; escrever a lápis; escrever menos de vinte linhas; deixar a
produção textual (redação)em branco”.
Leia também:
Tema de Redação — FUVEST 2015Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
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