Prova de língua
portuguesa - UFG - 2005 - 1ºfase
A tira diz
respeito à reação da personagem perante os programas exibidos pelas emissoras
de televisão. Esse comportamento evidencia que a
(A) personagem
constrói interpretações violentas para os programas a que assiste.
(B) esposa da
personagem condena as variedades de programas da televisão.
(C) programação
televisiva faz alusão à violência urbana.
(D) personagem
sente-se perturbada por sua esposa nos seus momentos de entretenimento.
(E) violência
presente nos programas retrata os acontecimentos cotidianos.
QUESTÃO 02 - A saudação
inicial utilizada pelo médico Silvano Wendel, além de estabelecer a situação
comunicativa, tem como objetivo
(A) instaurar o
jornalista Marcelo Leite como o interlocutor na carta.
(B) apresentar o
artigo de Marcelo Leite como a motivação para a carta.
(C) fazer uma
crítica ao artigo do caderno Mais!, utilizando o verbo "parabenizar"
(D) sugerir aos
leitores que a carta será uma resposta irônica ao artigo de Marcelo Leite.
(E) informar aos
leitores que o médico é especialista em congelamento de células.
QUESTÃO 03 - O título do
artigo de Marcelo Leite “O conto das células de cordão” resume a tese de que a
prática de doação de cordão umbilical não tem favorecido aqueles que realmente necessitam
de transplante de medula. O sentido construído no título é alcançado pelo
recurso de:
(A) inversão,
construída pelo emprego das palavras “células” e “conto”.
(B) oposição,
provocada pelo uso da palavra “cordão” que tem duplo sentido.
(C) paródia,
construída pela explicação do que vêm a ser as células de cordão.
(D)
intertextualidade, marcada pelo uso de termos que recuperam elementos dos
contos de fadas.
(E) contradição,
provocada pelo uso dos termos “cordão" e “células” que remetem a domínios
diferentes.
QUESTÃO 04 - Na linguagem
utilizada na carta “Clonagem” predominam funções vinculadas ao assunto e ao
convencimento do leitor. Essas funções são percebidas pelo emprego de
(A) expressões,
como “infelizmente”, referentes ao sentimento do autor e de definições dos
termos científicos empregados.
(B) marcas da
oralidade para garantir a atenção do leitor e paráfrases para evidenciar o modo
como o texto foi organizado.
(C) termos referenciais
para informar com precisão e objetividade e argumentos para garantir a adesão
do leitor ao ponto de vista do autor.
(D) adjetivos
para evidenciar os traços de subjetividade do autor e sinônimos para garantir a
compreensão do leitor sobre o tema proposto.
(E) recursos da
linguagem figurada para garantir a compreensão da mensagem e verbos no modo
imperativo para marcar uma proximidade com o leitor.
O trecho a
seguir diz respeito às questões 05 e 06.
Maracatu
acelerado na Veneza brasileira
Troca-troca na
ponta da corrida eleitoral da Veneza brasileira Pela primeira vez o atual
prefeito da cidade e candidato à reeleição [...] assume a liderança da disputa.
ISTOÉ, São
Paulo, 28 set. 2004, p. 8, Suplemento Eleições.
QUESTÃO 05 - O enunciado que
dá título ao trecho da reportagem acima refere-se aos rumos das eleições
municipais de 2004 em uma capital brasileira. Ao utilizar a expressão “Maracatu
acelerado” para descrever o cenário eleitoral, o jornalista recorreu a imagens
que relacionam
(A) estratégias
de reeleição e expressão folclórica.
(B) equilíbrio
na disputa e identidade regional.
(C) definição do
quadro eleitoral e movimento cultural.
(D) torcida
popular e manifestação artística.
(E) alteração
nas pesquisas eleitorais e cadência rítmica.
QUESTÃO 06 - A construção do
sentido na expressão “Veneza brasileira” faz-se com base na
(A) transposição
de fatos históricos comuns entre determinados lugares.
(B) comparação
entre o ambiente e as pessoas que ali habitam.
(C) similaridade
entre aspectos característicos de diferentes lugares.
(D) relação
entre questões de política partidária e diversidade cultural.
(E) proximidade
entre o produto e o lugar em que é produzido.
Leia o texto a
seguir para responder às questões 07 e 08.
Linguagem de
computador
Como funciona o
código de barras? Alexandre Nogueira, Maceió, AL
Também chamado de código UPC,
Universal Product Code, Código Universal de Produtos, as barras nada mais são do
que representações gráficas do código binário utilizado pelos computadores (0 e
1). Cada barra escura equivale a 1 e cada barra clara equivale a 0. Uma barra
escura mais grossa que as outras é, na verdade, a somatória de várias barras
escuras, umas ao lado das outras; o mesmo vale para as barras claras.
Sim, parece difícil de entender, afinal,
é uma operação que envolve muitas contas, mas a intenção é simples: rastrear os
passos de uma mercadoria e permitir ao proprietário ter mais controle do que
tem e do que vende em uma loja.
Apesar da tecnologia ter sido desenvolvida na
década de 50, somente após sua padronização, nos anos 70, empresas americanas e
europeias começaram a utilizá-la em larga escala.
Funciona assim: cada produto recebe
uma numeração exclusiva internacionalmente reconhecida como GTIN, Número Global
de Item Comercial (Global Trade Item Number), que será a chave de acesso para
identificação do produto e suas características que devem estar armazenadas nos
bancos de dados das empresas. É como se fosse um RG internacional da mercadoria
e que pode ser representada por um ou mais tipos de código de barras. [...]
Para decodificar a sequência de
barras claras e escuras, os scanners (como aqueles que encontramos nos caixas dos
supermercados) emitem sinais luminosos ou raios laser que são projetados no
código, refletindo seu desenho e possibilitando sua identificação. [...]
GALILEU, São
Paulo, set. 2004, p. 84.
QUESTÃO 07 - “Linguagem de
computador” é um texto de divulgação, que se constitui a partir da intersecção
de dois tipos discursivos, o científico e o jornalístico. Para tornar interessante
e acessível ao grande público o assunto “funcionamento do código de barras”,
Alexandre Nogueira utilizou como estratégia.
(A) apresentação
das motivações políticas para a implantação do GTIN.
(B)
caracterização da linguagem computacional recorrendo ao emprego de
estrangeirismos.
(C) descrição
das representações gráficas do código de barras via oposição entre formato e
cor.
(D) explicação
do funcionamento do código de barras seguindo as regras da linguagem de
propaganda.
(E) simulação de
um diálogo com o leitor a partir do uso de perguntas e respostas retóricas.
QUESTÃO 08 - Em “É como se
fosse um RG internacional de mercadoria”, o autor compara o código de barras ao
RG para
(A) esclarecer
que ambos os sistemas são controlados por redes de monitoramento.
(B) explicar a
finalidade do código de barras como instrumento de registro.
(C) mostrar que
esses códigos necessitam de procedimentos especiais de leitura.
(D) descrever o
funcionamento dos sistemas de identificação de produtos e de pessoas.
(E) justificar a
existência generalizada de códigos de identificação.
Leia as
previsões e os conselhos dados pelo horóscopo aos nascidos sob o signo de leão
para responder às questões 09 e 10.
LEÃO – Um
acontecimento inesperado pode fazer você descobrir as verdadeiras intenções de
uma pessoa em quem confia muito. Não se espante com a sensação de que, a
qualquer momento, coisas que você não conhece podem mudar muito a sua vida
O POPULAR,
Goiânia, 13 set. 2004, p. 6, Magazine.
LEÃO – Não deixe
que a possessividade no amor a atrapalhe. Algum acontecimento pode fazer você
querer acelerar as mudanças s que já estão ocorrendo na sua vida. O que até
agora era uma evolução pode se transformar numa revolução.
O POPULAR,
Goiânia, 14 set. 2004, p. 6, Magazine.
QUESTÃO 09 - O horóscopo tem
por objetivo construir informações válidas para todas as pessoas que tenham
nascido num mesmo período de qualquer ano. Analisando as previsões dos dias 13
e 14 de setembro de 2004, pode-se afirmar que esse objetivo é conseguido pelo uso
de palavras de sentido
(A) indefinido e
de termos que expressam generalização.
(B) metonímico e
de termos que expressam adversidade.
(C) metafórico e
de termos que expressam negação.
(D) categórico e
de termos que expressam condicionalidade.
(E) alegórico e
de termos que expressam conseqüência.
QUESTÃO 10 - O dinamismo da
gramática das línguas é atestado, por exemplo, pela polissemia de vocábulos
como “dever” e “poder” que, dependendo dos contextos em que são utilizados,
assumem diferentes sentidos. O uso do vocábulo “poder” nos textos de horóscopo
acima
(A) altera o
valor significativo do enunciado, indicando conduta moral, quando substituído
por “dever”.
(B) indica a
eficácia da astrologia em fazer previsões acerca dos acontecimentos.
(C) determina que
a realização dos fatos previstos é alheia à vontade do leitor.
(D) projeta os
fatos para o campo da possibilidade, relativizando o valor de verdade do que é
enunciado.
(E) evoca a
discriminação dos acontecimentos, levando em consideração previsões anteriores.
QUESTÃO 11 - A renovação da
lírica romântica, em Espumas flutuantes, de Castro Alves, está relacionada à
(A) glorificação
da fidelidade amorosa.
(B) erotização
da paisagem natural.
(C) negação de
referências clássicas.
(D) satirização
do espírito heróico.
(E) rejeição do
cenário nativista.
QUESTÃO 12 - A coletânea de
Machado de Assis traz alguns contos que tratam da produção artística.
Predomina, nesses casos, um tratamento irônico quando o autor
(A) aponta a
inspiração e a racionalidade que equilibram o ato criador.
(B) valoriza o
uso de experiências que garantem a verossimilhança.
(C) reconhece
que a arte é uma habilidade difícil e demanda a estudo.
(D) enfoca
protagonistas artistas que seguem receitas de composição.
(E) revela a
importância que o leitor possui na interpretação da obra.
QUESTÃO 13 - Contos, de
Machado de Assis, e Pomba enamorada ou Uma estória de amor, de Lygia Fagundes
Telles, têm algumas histórias abrangendo o tema da educação. O que fica ressaltado
nessas abordagens é que a
(A) moralidade
institucional é tratada como exemplo positivo.
(B) escola é um
lugar social para transmissão de valores humanistas.
(C) família
tradicional tem a formação de seus filhos sob controle.
(D) sociedade
burguesa segue diretrizes conservadoras e elitistas.
(E)
insensibilidade do mundo adulto afeta o universo do aprendiz.
QUESTÃO 14 - “Pomba enamorada
ou uma estória de amor”, texto que dá título à coletânea de Lygia Fagundes
Telles, está inserida na linha do conto contemporâneo porque apresenta
(A) personagens
criadas por leis que asseguram a relação de causa e efeito.
(B) falta de
linearidade na seqüência em que os eventos são narrados.
(C) elementos de
comicidade que estão imbricados na ação dramática.
(D) narrador
intruso que confirma os ideais da protagonista.
(E) histórias
secundárias que se encaixam na história principal.
QUESTÃO 15 - Pão cozido
debaixo de brasa, de Miguel Jorge, é composto por duas narrativas que têm como
eixo principal, respectivamente,
(A) o
desenvolvimento conturbado de um adolescente e a ocorrência de um acidente
radiológico.
(B) a relação
incestuosa de um filho com a mãe e o cotidiano de um grupo de mendigos.
(C) o caso
amoroso de um rapaz com uma senhora casada e o sucateamento da saúde pública.
(D) a atuação
dos anjos na vida das pessoas e a omissão do governo em relação aos pobres.
(E) a influência
da cultura árabe no Brasil e a expansão do trabalho informal.
QUESTÃO 16 - Na narração que
Nael faz do conflito entre Yaqub e Omar, da obra Dois irmãos, de Milton Hatoum,
evidencia-se
(A) o recurso ao
fluxo de consciência para o desvendamento da filiação do narrador.
(B) a
caracterização das personagens principais segundo a ótica do regionalismo.
(C) o
distanciamento temporal do narrador em relação à grande parte dos fatos
relatados.
(D) a presença
de um discurso xenófobo subjacente à história de decadência da família árabe.
(E) a oposição
entre o discurso direto popular das personagens e o indireto culto do narrador.
QUESTÃO 17 - A fim de causar
a impressão de que o romance trata da “realidade”, Bernardo Carvalho, em
Mongólia, recorre à
(A) inserção
desconexa de diários que leva o leitor a perder o fio da meada.
(B)
interpenetração de narradores que expõem relatos de aventura humorísticos.
(C) construção
de metáforas que atenuam a crítica ao regime comunista.
(D) inclusão de
dados históricos e de crenças religiosas que acompanham registros de viagem.
(E) explicitação
do projeto de escrita de um livro que é feita pelo narrador.
QUESTÃO 18 - A respeito do
romance contemporâneo, os livros Pão cozido debaixo de brasa, Dois irmãos e
Mongólia aproximam-se pela
(A) ausência de
narrador onisciente.
(B)
representação do mundo globalizado.
(C) ruptura das
normas sintáticas.
(D) adoção de
elementos fantásticos.
(E) exploração
de contatos interculturais.
QUESTÃO 19 - Apesar de escritos
em épocas diferentes, os poemas de Cantares, de Hilda Hilst, estruturam-se sob
uma temática comum que aborda
(A) a natureza
contraditória das relações amorosas.
(B) o enfoque
sentimental de um eu-lírico contido.
(C) as
preocupações sociais pertinentes ao casamento.
(D) o apelo
feminista quanto à supremacia da mulher.
(E) a fuga
espácio-temporal da problemática afetiva.
QUESTÃO 20 - No livro Perau,
de Carlos Fernando Filgueiras de Magalhães, pode ser constatado o
experimentalismo que se manifesta por meio da
(A) incorporação
de marcas e slogans comerciais.
(B) elaboração
de poemas gráficos e visuais.
(C) opção pelo
significante com exclusão do significado.
(D) utilização
de linguagem cientificista.
(E) substituição
do signo verbal pelo não-verbal.
Leia também:
UFG - 2001 - 1º Fase - Prova de Língua Portuguesa
Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário