QUESTÕES COM QUADRINHOS -
3 TESTES COMENTADOS
01. (UFPR-2011) Ao fazer um
comentário sobre a interpretação das tiras divulgadas em sua página da
Internet, Laerte afirma no Blog “Manual do Minotauro”:
“Tiras, assim como
esfihas, podem ser abertas ou fechadas. Segundo o Umberto Eco, que estabeleceu
este modelo, tão mais abertas serão quanto mais possibilidades de leitura
oferecerem, e tão mais fechadas quanto mais estrito for o campo de
interpretação. Na minha produção, tem de tudo, com vários índices de abertura.
Nestas, de ‘Almanaque’, em especial, tive uma intenção mais ou menos clara, que
alcança seu êxito (na leitura) conforme os códigos de quem lê são parecidos com
os meus, que as fiz.” (Postado em 10.08.2010.)
Veja uma das tiras publicadas em “Almanaque”:
Para a
interpretação dessa tira, considere que os códigos a que o autor se refere
sejam os conhecimentos necessários à interpretação da tira e indique quais,
entre os pressupostos abaixo, são mobilizados para o sucesso na leitura.
1. Para a
interpretação de tiras, é importante conhecer a distinção entre obra aberta e
obra fechada formulada por Umberto Eco.
2. As geladeiras
são equipamentos fundamentais para a conservação de produtos que se deterioram
se não forem armazenados em temperaturas baixas.
3. Numa sociedade
consumista, é comum a aquisição de bens desnecessários.
4. A Terra corre o
risco permanente de ser alvo de ataques de armas nucleares.
5. O aquecimento
global pode resultar no derretimento das geleiras da Antártida.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente o item 2 é verdadeiro.
b) Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.
c) Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
d) Somente os itens 1 e 4 são verdadeiros.
e) Somente os itens 1, 2, 3 e 5
são verdadeiros.
02. (UFPR-2009) Leia a tirinha abaixo.
A tirinha acima
foi adequadamente interpretada na(s) afirmativa(s):
1. A figura do
centauro no último quadrinho mostra que a expressão “juntar dois animais num
só” pode ser percebida de diferentes maneiras.
2. O efeito
pretendido pelo autor da tirinha está relacionado ao contraponto entre o
discurso científico e o discurso poético-ficcional.
3. A fala do
centauro no último quadrinho reflete a satisfação com os avanços da engenharia
genética.
4. O rato
compartilha da opinião do centauro sobre as pesquisas genéticas.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e
4 são verdadeiras.
03. (UERN-2011) A coeerência é responsável pela continuidade dos
sentidos no texto, não se apresentando, portanto, como um simples traço dos
textos, mas como o resultado de uma complexa rede de fatores de ordem
linguística, cognitiva e interacional. A justaposição de eventos em um texto
pode criar relações de coerência. A partir da leitura da charge e, considerando
a charge dividida em dois quadrinhos, é possível afirmar que a coerência entre
esses se constituiu, pois:
a) Há entre o segundo e o
primeiro quadrinho uma relação de sentido de oposição que une o discurso
explicitado em um e a contradição que se apresenta no outro.
b) O discurso no segundo
quadrinho funciona como uma explicação para o que se diz no primeiro, uma espécie
de causa para a constatação que no primeiro se apresenta.
c) O discurso no segundo
quadrinho se apresenta como uma concessão em relação ao que se explicita no
primeiro e um conectivo próprio dessa relação de sentido poderia unir as duas
afirmativas.
d) O segundo quadrinho é
contraditório e não há entre ele e o primeiro qualquer relação de sentido que
produza uma sequência textual compreensível.
e) O discurso no segundo
quadrinho se apresenta como uma comparação em relação ao que se explicita no
primeiro, uma vez que há o uso de um conectivo próprio dessa relação de
sentido.
VEJA MAIS QUESTÕES COM QUADRINHOS:
FIGURAS DE LINGUAGEM – 12 QUESTÕES COM QUADRINHOS
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
01 – RESPOSTA: C
Comentário: O item 1 é falso, pois não
há qualquer necessidade de nomenclaturas para se entender uma tira.
O item 2 parte do conhecido
pressuposto de que as geladeiras são essenciais para a conservação de produtos,
conforme explorado pela tira; é, portanto, verdadeiro.
O item 3 é verdadeiro, pois uma
das características da sociedade pós-moderna é o consumo de bens desnecessários,
o que é ironizado pela tirinha.
Embora o item 4 contenha uma
proposição possível, não é um conhecimento indispensável para a interpretação
da tirinha; é, portanto, falso.
O item 5 é verdadeiro, pois uma
das consequências do aquecimento global é o derretimento de geleiras, conforme
demonstrado na tirinha.
02 – RESPOSTA: D
Comentário: A proposição 1 é verdadeira, pois há uma
contraposição entre a imagem de dois seres em um só caracterizada pelo centauro
e aquela concebida pela ciência.
A proposição 2 é
verdadeira, uma vez que o autor usa a linguagem científica em oposição à imagem
mitológica do centauro.
A proposição 3 é
falsa, pois o centauro deixa implícito que preferiria uma linguagem mais
poética para definir a junção de dois seres.
A proposição 4 é
falsa, dado que o rato utiliza uma linguagem científica para tratar das
pesquisas genéticas; além disso, a tirinha não permite fazer inferências sobre
questões opinativas do rato.
03 – RESPOSTA: B
Comentário: Os quadrinhos apresentam uma relação de
causa-consequência. Não haverá mais desmatamento na floresta simplesmente pelo
motivo de que não haverá mais floresta a ser desmatada.
Leia também:
Verbos terminados em “IAR” – Regra do MARIO
Diferença entre “mas” e “mais”
Regência verbal II
Processos de Formação de Palavras I - Derivação
Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário