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terça-feira, 9 de dezembro de 2014

QUESTÕES COM QUADRINHOS - 10 TESTES COMENTADOS

QUESTÕES COM QUADRINHOS - 10 TESTES COMENTADOS

01. (ENEM-2002) Analise a tirinha abaixo para a próxima questão.

De acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar

A) valoriza a existência da diversidade social e de culturas, e as várias representações e explicações desse universo.
B) desvaloriza a existência da diversidade social e as várias culturas, e determina uma única explicação para esse universo.
C) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de várias visões de mundo.
D) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de navegantes e não-navegantes.
E) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes.

02. (UFSM-2006) Assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação à grafia e aos fonemas dos quadrinhos 3 e 4.

a) A palavra "aqui" tem um ditongo crescente, quatro letras e três fonemas.
b) No terceiro quadrinho, a letra "s" representa um só fonema.
c) Nas palavras "acho" e "questão", há dois dígrafos e dois ditongos decrescentes.
d) "Sempre" e "pegadinha" têm o número de sílabas diferente, mas, quanto à tonicidade, recebem a mesma classificação.
e) Na separação silábica das palavras do quarto quadrinho, as letras que representam os dígrafos ficam juntas na mesma sílaba.

03. Observe o quadrinho abaixo:

Nele, o tempo verbal predominante na fala das personagens é o.

a) Presente do Indicativo
b) Imperativo afirmativo
c) Futuro do Presente
d) Pretérito Perfeito
e) Pretérito Imperfeito

04. Analise a tirinha a seguir.

Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.

a) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
b) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
c) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua...”
d) “...e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
e) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão...”

Analise a tira e, a seguir, faça o que se pede nas questões 5 e 6. 

5. O efeito humorístico do texto:

a) Concentra-se nas especificidades de pronúncia das personagens.
b) Constrói-se a partir da exploração de dois dos significados do verbo “tocar”.
c) Compõe-se a partir do significado que se atribui ao verbo “entender” , nas áreas rurais do Brasil.
d) Deriva do fato de Rosinha dominar, melhor do que Chico Bento, a língua portuguesa.
e) Constrói-se a partir da ridicularização do falar e da cultura do homem do campo.

6. É possível, além da pronúncia” ocê”, encontrar, entre os diferentes grupos de falantes do português do Brasil, as formas “cê” e “você”. Considere os enunciados abaixo, assinale a alternativa correta a respeito deles.

I) “Você vem conosco?”
II) “Trouxe este presente para você.”

a) Na fala popular e informal, “ocê” e “cê” poderiam substituir você tanto em I quanto em II.
b) Em usos informais da língua, “cê” poderia ser encontrado apenas em I.
c) Em ambientes rurais, como o de Chico Bento, a forma “ocê” jamais ocorre em I.
d) Em usos coloquiais da língua, especialmente no meio rural, “ocê” aparece apenas em II.
e) A gramática normativa aceita as três variantes (“cê”, “ocê” e “você”), na escrita e na fala.


07. (UEMA-2012) Observe com atenção a comunicação entre os dois falantes na tirinha abaixo para responder à questão a seguir.

Na tirinha, o efeito de humor é gerado pela não convergência semântica conferida ao significante ele pelos dois falantes, uma vez que

a) o segundo interlocutor não estava atento à situação comunicativa, o que gerou a falha na comunicação.
b) ele, por ser uma palavra polissêmica, sempre necessitará do sujeito explicitado no texto.
c) há no texto uma indeterminação do sujeito, o que gera ambiguidade.
d) se trata de uma palavra homônima, gerando ambiguidade sintática.
e) em 3ª pessoa, o vocábulo ele, no contexto dessa frase, provoca ambiguidade.

08. (UNIFESP -2013) Examine a tira.

O efeito de humor na situação apresentada decorre do fato de a personagem, no segundo quadrinho, considerar que “carinho” e “caro” sejam vocábulos:

a) derivados de um mesmo verbo.
b) híbridos.
c) derivados de vocábulos distintos.
d) cognatos.
e) formados por composição.

09. (UFRS-2004)

A questão refere-se à tira anterior, na qual Deus, vestido como um combatente, é interpelado por um soldado na trincheira. (Fonte: "Zero Hora", 17 out. 2003, 2Ž Caderno, p. 3.)

Considere as seguintes afirmações sobre a fala do soldado no último quadrinho.

I - A forma verbal e os sinais de exclamação indicam que o que o soldado está enunciando é uma súplica.
II - No registro coloquial, em vez de MUDE poderia ter sido utilizada a forma MUDA.
III - Se o soldado tratasse Deus por TU, de acordo com o padrão culto a forma verbal empregada deveria ser MUDES.
IV - Se o soldado tratasse Deus por VÓS, de acordo com o padrão culto a forma verbal empregada deveria ser MUDEIS.

Quais estão corretas?    

a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III e IV.
d) Apertas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

10. Analise a charge a seguir.

É correto afirmar que a charge visa a

a) apoiar a atitude dos alunos e propor a liberação geral da frequência às aulas.
b) enaltecer a escola brasileira e homenagear o trabalho docente.
c) indicar a deflagração de uma greve e incentivar a adesão a ela.
d) recriminar os alunos e declarar apoio à política educacional.
e) criticar a situação atual do ensino e denunciar a evasão escolar.

por Prof. Maurício Fernandes da Cunha

GABARITO COMENTADO

01 – RESPOSTA: B
Comentário: Ao restringir a diversidade cultural a apenas dois tipos de pessoas no mundo, Hagar desvaloriza as demais culturas e apresenta um pensamento unilateral do universo.

02 – RESPOSTA: D
Comentário: A letra a é incorreta, pois na palavra "aqui" o "u" não é pronunciado, portanto representa um dígrafo (qu) e não um ditongo. A letra b é incorreta, pois a letra "s" representa dois fonemas distintos no terceiro quadrinho. A letra c é incorreta, pois novamente há a presença do dígrafo "qu" em questão, portanto não é ditongo. A letra e é incorreta, pois há dígrafos cujas letras ficam em sílabas separadas, como é caso do "ss" presente em nesse (nes-se).
A letra d é a correta, pois ambas as palavras são paroxítonas e possuem números diferentes de sílabas.

03 – RESPOSTA: C
Comentário: "Cortaremos", "ferveremos" e "dançaremos" estão no Futuro do Presente.

04 – RESPOSTA: A
Comentário: A redução do verbo "estar" na terceira pessoa do singular para a forma popular "tá" indica a coloquialidade da fala de Helga.

05 – RESPOSTA: B
Comentário: A tirinha vale-se da polissemia do verbo "tocar" para obter seu efeito humorístico, uma vez que a personagem Rosinha interpreta o vocábulo de forma diferente daquela pretendida por Chico Bento.
06 – RESPOSTA: B
Comentário: A presença da preposição para no enunciado II indica que seria usada a composição "procê", muito comum no meio rural, em vez de "para ocê".

07 – RESPOSTA: E
Comentário: A ambiguidade é provocado por usar o pronome ele em terceira pessoa, pois poderia tanto referir-se a Garfield quanto ao veterinário.

08 – RESPOSTA: D
Comentário: Vocábulos cognatos são aqueles que possuem a mesma origem. No caso em questão, o substantivo carinho não é derivado do adjetivo "caro" pois possuem origens diferentes.

09 – RESPOSTA: D
Comentário: A afirmação I é falsa, pois o verbo no imperativo e o sinal exclamativo indicam que o enunciador está dando uma ordem. II é verdadeira, pois é bastante comum a troca do imperativo da terceira pessoa do singular para a segunda pessoa, e vice-versa. As afirmações II e III são verdadeiras pois o imperativo negativo da segunda pessoal do singular e do plural do verbo mudar é formado, respectivamente, por NÃO MUDES TU e NÃO MUDEIS VÓS.

10 – RESPOSTA: E
Comentário: Questão bastante fácil. Trata-se de uma crítica ao estado deplorável da educação pública, o que acarreta, entre outros fatores, a imensa evasão escolar.

Prof. Maurício Fernandes da Cunha

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