UFG - 2011 - 1º Semestre - 1º Fase - Prova de Língua Portuguesa
Leia os Textos 1 e 2 para responder às questões de 01 a 04.
Texto 1
o livro como fresta
é certo
que um livro
quando se deságua
a tinta negra de suas páginas
além de suas quatro margens
um rio que escorre letras
metáforas que rompem diques
pelo postigo
de quem escreve
tudo – olhos, sóis, lentes –
na vigília, nas insônias
: o universo às escâncaras
além, nos telescópios
tudo o que a vista desalcança
– os minimundos vazios –
diante de uma veneziana
entreaberta
PEREIRA, Luís Araujo. Minigrafias. Goiânia: Cânone, 2009. p. 19.
Texto 2
Livros de biblioteca instalada em favela inspiram músicas
Anderson Aparecido
Bandeira da Silva, 16, ficou conhecido no Jardim Panorama, favela da zona oeste
de São Paulo bem ao lado do shopping Cidade Jardim, por seus raps, que
tratavam, quase sempre, da violência.
A fonte de inspiração
do garoto apelidado MC Guri, no entanto, mudou completamente há cerca de um
ano, quando ele passou a frequentar a biblioteca comunitária da região onde
mora.
A partir da leitura de
um livro cujo tema central é a lembrança – ironia: ele não se lembra do nome do
livro –, fez uma música para três pessoas queridas que perdeu.
Em casa, MC Guri não
tem nenhum livro de leitura, “só os que uso para a escola”. Mas sua presença na
biblioteca comunitária é assídua. Tudo para manter fresco o novo repertório que
apresenta em shows feitos em comunidades pobres da região.
Os versos de MC Guri,
que está no 9o ano do ensino fundamental, passaram de “E olha o Panô aí de novo
/ botando a chapa quente” para “A favela não é a mesma / se liga no meu papo / porque se foram embora / Paulinho, Kevin e Renato” –
estes últimos versos são da primeira música sob a influência dos livros, em
homenagem a três vizinhos que morreram, um deles por culpa da dengue.
Os quadrinhos foram a
porta de entrada de MC Guri para a literatura. Depois, vieram os livros de
aventura. Hoje, ele lê até poesias.
Além da mudança de tom
das letras, houve ainda uma mudança no ritmo. MC Guri trocou a batida do rap
pela do funk, para combinar mais com a sua nova fase.
REWALD, Fabiana. Livros de biblioteca instalada em favela inspiram músicas.
Folha de S. Paulo, S. Paulo, 13 set. 2010. p. C5. Cotidiano.
QUESTÃO 01 - Os Textos 1 e 2 aproximam-se quanto à temática abordada. A esse
respeito, ambos evidenciam que a leitura é
(A) uma habilidade que exige formação técnica apurada, adquirida nos
estabelecimentos escolares.
(B) um processo de transformação pessoal, que demanda acesso ao
conhecimento e às sensações.
(C) um recurso para se conseguir ascensão na pirâmide social.
(D) uma atividade de decodificação de elementos linguísticos que
representam a realidade.
(E) uma prática característica das elites intelectuais, estabelecedoras de
padrões de comportamento.
QUESTÃO 02 - No Texto 1, os versos um rio que escorre letras / metáforas que
rompem diques remetem às consequências da leitura de um livro. Qual fato da
vida de MC Guri (Texto 2) associa-se a esses versos?
(A) Criação de seu novo repertório musical.
(B) Frequência assídua à biblioteca.
(C) Autoria de raps com temas sobre a violência.
(D) Consulta aos livros escolares.
(E) Saída do Jardim Panorama.
QUESTÃO 03 - No terceiro parágrafo do Texto 2, há uma alteração na sequência discursiva.
Essa alteração e o modo como ela se realiza são, respectivamente,
(A) digressão – suspensão da narrativa.
(B) fluxo de consciência – retomada dos fatos relatados em primeira
pessoa.
(C) preterição – negação explícita do tema central das músicas.
(D) descrição – exposição minuciosa da cena retratada.
(E) flashback – interrupção do tempo presente com retorno ao
passado.
QUESTÃO 04 - O Texto 2 apresenta uma especifidade na construção das vozes
enunciativas. O jogo interlocutivo é estabelecido com base na
(A) seleção de citações literárias que expressam voz de autoridade.
(B) articulação dos enunciados por meio do estabelecimento de relações
intertextuais.
(C) utilização de mecanismos discursivos que exploram a oposição sonho e
realidade.
(D) instauração de um interlocutor geral e de um interlocutor particular.
(E) constituição de um leitor onisciente, capaz de prever os eventos
relativos à realidade descrita.
Leia o Texto 3 a seguir para responder às questões de 05 a 07.
Texto 3
Ele também engorda as crianças
Criança reage ao
estresse de modo parecido ao dos adultos. A pesquisadora Elizabeth Susman, da
Universidade Penn State (EUA), comprovou a ligação entre o excesso de cortisol
e de peso, notadamente nas garotas. Ela avaliou 111 meninos e meninas com
idades entre 8 e 13 anos à procura de sintomas de depressão e mediu os níveis
do hormônio em amostras de saliva após atividades estressantes, como fazer
contas mentais. “Houve grande aumento de cortisol em todos, porém nas meninas
isso pareceu diretamente associado ao ganho de peso”, […]. Uma das hipóteses é
a interação entre as mudanças bioquímicas patrocinadas pelo estresse sobre o
hormônio feminino estrogênio.
O pesquisador Steve
Garasky, da Universidade de Iowa (EUA), observou que o casamento entre a
obesidade e o estresse começa cedo. Ele analisou crianças de 7 anos até jovens de 15 e verificou que, entre aqueles que sofriam algum tipo
de estresse, 56% tinham sobrepeso ou estavam obesos. Garasky constatou que o
ambiente e o humor materno têm papel importante. “Quando a mãe é estressada e as
crianças vivem em uma casa com comida adequada – e talvez isso seja a comida do
conforto, como doces e chocolates – é possível que comam mais”, diz o
cientista. Além de depressão, problemas socioeconômicos e falta de orientação para
o futuro, estudos mostram que a falta de atenção dos pais em relação aos
problemas dos filhos é outro fator que estressa as crianças.
PEREIRA, Cilene; TARANTINO, Mônica. Ele também engorda as crianças. ISTOÉ,
São Paulo: Editora Três, n. 2127, ago. 2010, p. 94. [Adaptado]
QUESTÃO 05 - O título do Texto 3 é aparentemente incoerente. Durante a leitura, essa
aparência é desfeita pelo estabelecimento da referência textual, que ocorre
pela
(A) experiência prévia do leitor com o tema.
(B) introdução do referente no corpo do texto.
(C) subversão do significado referencial da palavra engorda.
(D) conclusão decorrente de inferências permitidas pelo texto.
(E) recuperação de um referente impessoal pelo pronome ele.
QUESTÃO 06 - No Texto 3, o termo casamento (2o parágrafo) é empregado em
sentido metafórico. Que traço do sentido denotativo permanece no sentido
figurado?
(A) Acordo (B) Afinidade (C) Condição (D) Dependência (E) Relação
QUESTÃO 07 - O Texto 3 pertence ao gênero divulgação científica. No desenvolvimento da
temática, as autoras constroem uma linha argumentativa baseada na
(A) negação da tese de que a comida pode funcionar como recompensa à
exposição ao estresse.
(B) noção de quantidade indeterminada de hormônios nos diferentes sexos.
(C) ideia de causa e consequência entre o estresse e o cortisol.
(D) refutação de hipóteses favoráveis à tese de que o estrogênio aumenta
o cortisol.
(E) conclusão de que crianças reagem ao estresse diferentemente dos
adultos.
Leia os Textos 4 e 5 para responder às questões de 08 a 10.
Texto 4
Texto 5
Disponível em: <http://produtomercadolivre.com.br/mlb-136257487/leonelbrizola-foto-santinho-de-campanha-ppresidente>. Acesso em: 21 set. 2010.
QUESTÃO 08 - O slogan de Getúlio Vargas é escrito no tempo verbal futuro. Tendo
em vista os interesses do candidato, que efeito de sentido esse uso ajuda a
produzir?
(A) Refutação de opiniões contrárias às do candidato.
(B) Limitação das propostas políticas da oposição.
(C) Garantia de cumprimento das promessas.
(D) Resgate da autoestima do povo.
(E) Estabelecimento de uma situação de paz.
QUESTÃO 09 - Considerando-se a temática do cartaz (Texto 4) e o período histórico a
que ele se refere, conclui-se que a plataforma política da Aliança Liberal
encabeçada por Getúlio Vargas está alicerçada
(A) na luta a favor da expansão nacional, expressa pela aliança com
países imperialistas.
(B) no projeto de governo populista, caracterizado pela regulação dos
agentes sociais.
(C) no fortalecimento da paz, baseado em estratégias de conciliação
entre as oligarquias.
(D) na igualdade de direitos, traduzida pela legalização do voto
feminino.
(E) no ideal de liberdade, revelado na proposta de lisura eleitoral.
QUESTÃO 10 - Os cartazes resultam de diferentes concepções artísticas. Quanto à composição
visual, essa diferença é explicitada, no Texto 5, pela
(A) troca intencional das formas retilíneas pelas formas curvilíneas.
(B) proporcionalidade regular entre os planos de figura e de fundo.
(C) predominância da linguagem verbal sobre os elementos iconográficos.
(D) substituição da imagem simbólica pela personalização da imagem.
(E) ausência de desenhos geométricos como elementos auxiliares à
arte-final.
LITERATURA BRASILEIRA
QUESTÃO 11 - Leonardo Pataca, personagem do romance Memórias de um sargento de
milícias, de Manuel Antônio de Almeida, migra voluntariamente de Portugal
para o Brasil, fato comum na primeira metade do século XVIII. As consequências
desse movimento migratório, no início da estada dessa personagem no novo país,
refletem-se na relação entre nação e população, pois Pataca
(A) torna-se meirinho por meio de apadrinhamento.
(B) destaca-se no trabalho pela rabugice excessiva.
(C) sofre com a opinião pública pelo caso com a cigana.
(D) envolve a vizinhança na punição à traição de Maria.
(E) tenta conservar os costumes portugueses no Brasil.
QUESTÃO 12 - No plano representativo dos ideais românticos, comuns em I-Juca
Pirama, de Gonçalves Dias, e O demônio familiar, de José de Alencar,
respectivamente, o prisioneiro Tupi e o protagonista Eduardo são
(A) personalidades típicas da visão política crítica de princípio
idealista.
(B) sujeitos exemplares da expressão de individualidade própria do
subjetivismo.
(C) indivíduos subjugados à mentalidade nacionalista que surgia no
Brasil.
(D) tipos sociais frágeis e que se deixam levar pelo sentimentalismo.
(E) personagens determinadas e que voltam suas ações à sublimação das
coisas.
QUESTÃO 13 - Em O demônio familiar, a personagem Pedro, por ter sido alforriada,
teve sua condição social aparentemente mudada. Entretanto, no contexto
brasileiro ao qual a obra de
Alencar se refere, o discurso ideológico subjacente diz respeito à
figura do negro
(A) malicioso e trapaceiro que perturbou a paz de uma família.
(B) mentiroso e egoísta que almejava alcançar seu grande sonho.
(C) maroto e astuto que permaneceu na cultura escravocrata brasileira.
(D) doméstico e amigo que fez tudo pela felicidade de seu senhor.
(E) ardiloso e fofoqueiro que fez travessuras visando ao seu próprio
benefício.
QUESTÃO 14 - O messianismo é um fenômeno da religiosidade popular, que surgiu em
áreas rurais do Brasil Colonial em decorrência da reação à miséria e às
necessidades espirituais do sertanejo. A romaria é uma das manifestações desse
fato histórico-religioso. O conto Milagre em Juazeiro, da obra Livro
dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, narra uma romaria ao santuário de
Padre Cícero. Tendo em vista as informações históricas e o conto em questão, constata-se que
(A) o enredo fragmentado atualiza o messianismo, que é cultuado em uma
figura religiosa, para retratar a busca de identidade de uma das personagens.
(B) o desfecho da história é uma estratégia da narrativa, que se
focaliza em terceira pessoa, para reiterar a complexidade dos aspectos
religiosos.
(C) a sobreposição de tempos é um recurso narrativo, que evidencia a
história de uma das personagens, para expor problemas vividos no passado.
(D) as personagens secundárias constituem uma paisagem humana, as quais
seguem em romaria para reforçar no enredo o significado do messianismo.
(E) as duas personagens principais representam romeiros que buscam
explicação na fé para os problemas de ordem existencial, religiosa e social.
QUESTÃO 15 - Leia o poema a seguir.
non-sons
o boi berra
a cabra bale
a rã coaxa
o meu telefone
― ai de mim! ―
nenhum
pio
PEREIRA, Luís Araujo. Minigrafias. Goiânia: Cânone, 2009. p. 33.
Nesse poema, o eu poético
(A) descreve a comunicação pelo isolamento da linguagem humana e pela
voz dos bichos.
(B) apresenta uma sociedade de afastamento pela linguagem dos bichos e
pelo chiste no título.
(C) representa a solidão das pessoas e dos bichos ao associar o telefone
à falta de comunicação.
(D) configura a equivalência entre animais e objeto pela voz dos bichos
e pelo som do telefone.
(E) tematiza a falta de comunicação e a solidão humanas ao descrever a
voz dos bichos.
QUESTÃO 16 - O fator que destaca as personagens do romance Mãos de Cavalo,de
Daniel Galera, como contemporâneas é a
(A) certeza quanto ao curso do destino.
(B) proximidade com a realidade da época retratada.
(C) ausência de caracterizações físicas.
(D) consciência de seu papel no mundo.
(E) acentuação das sensações em relação à reflexão.
QUESTÃO 17 - Leia o seguinte fragmento de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
II
Em fundos vasos d'alvacenta argila
Ferve o cauim;
Enchem-se as copas, o prazer começa,
Reina o festim.
O prisioneiro, cuja morte anseiam,
Sentado está,
O prisioneiro, que outro sol no ocaso
Jamais verá!
A dura corda, que lhe enlaça o colo,
Mostra-lhe o fim
Da vida escura, que será mais breve
Do que o festim!
Contudo os olhos d'ignóbil pranto
Secos estão;
Mudos os lábios não descerram queixas
Do coração.
Mas um martírio, que encobrir não pode,
Em rugas faz
A mentirosa placidez do rosto
Na fronte audaz!
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os
Timbiras. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 13.
Durante o Romantismo, foram simultaneamente escritos poemas com
características líricas e épicas. Nessa perspectiva, o fragmento de I-Juca
Pirama constitui uma mistura
de gêneros por
(A) descrever o ambiente de sacrifício e as características físicas do
prisioneiro.
(B) contar o que se passa no coração dos Timbiras e no coração do
prisioneiro.
(C) apresentar a preparação do sacrifício do prisioneiro e o seu estado
de espírito.
(D) mostrar a vontade dos Timbiras em matar seu prisioneiro, descrevendo
as suas condições físicas.
(E) evitar descrever o estado de ânimo dos Timbiras e se abster de
apresentar o do prisioneiro.
QUESTÃO 18 - Tanto Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de
Almeida, quanto Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, são romances. O
primeiro é calcado em base tradicional e o segundo é de tendência
contemporânea. Esse contraste formal entre as duas narrativas é evidenciado na
(A) extensão do tempo.
(B) onisciência do narrador.
(C) edificação dos protagonistas.
(D) estruturação do enredo.
(E) associação de espaço e personagem.
QUESTÃO 19 - As características a seguir se referem à obra Minigrafias, de Luís
Araujo Pereira. Dentre elas, a que está presente em toda a obra é
(A) a composição variada da página, que confere aspecto verbivocovisual
aos poemas.
(B) a linguagem metapoética dos textos, que reflete a espontaneidade do
fazer artístico.
(C) a sonoridade lúdica dos poemas, que implica na condensação dos
versos.
(D) o teor humorístico dos versos, que proporciona um caráter jocoso ao
cotidiano.
(E) o intertexto pictórico dos poemas, que os relaciona à linguagem
publicitária.
Para responder à questão de número 20, leia o seguinte fragmento
de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, e o poema verão, de Luís
Araujo Pereira.
I
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercado de troncos – cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d'altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
As tribos vizinhas, sem forças, sem brio,
As armas quebrando, lançando-as ao rio,
O incenso aspiraram dos seus maracás:
Medrosos das guerras que os fortes acendem,
Custosos tributos ignavos lá rendem,
Aos duros guerreiros sujeitos na paz.
No centro da taba se estende um terreiro,
Onde ora se aduna o concílio guerreiro
Da tribo senhora, das tribos servis:
Os velhos sentados praticam d'outrora,
E os moços inquietos, que a festa enamora,
Derramam-se em torno dum índio infeliz.
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os Timbiras.
Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 11.
verão
águas
que se movem
como pêndulos
cegos
ninguém no píer
na quase-ilha
península
la presqu'île
Sol a pino
mar
que molda rochedos
e despeja
sargaços na praia
e
deixa em todos os portos
um pouco
dos meus degredos
PEREIRA, Luís Araujo. Minigrafias. Goiânia: Cânone, 2009. p. 39.
QUESTÃO 20 - Ao contrário do fragmento de I-Juca Pirama, constatam-se no poema
verão:
(A) ausência de recursos gramaticais de pontuação gráfica, emprego de
linguagem coloquial e versos minimalistas.
(B) imagens de apresentação do ambiente, relação de causa e consequência
ao longo da descrição e versificação concisa.
(C) ausência de rima entre os versos, descrição do espaço sem povoamento
e apresentação coesa do ambiente.
(D) versos breves, economia de adjetivação na descrição e interioridade
do eu poético afetada pela apresentação do ambiente.
(E) versos como partículas de frases, variação
de terceira à primeira pessoa do singular e distanciamento do eu poético.
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