Prova
de Língua Portuguesa – FEI – 2012 - 1º semestre
Segue o início do livro Iracema,
de José de Alencar, publicado pela primeira vez em 1865. Trata-se do encontro
entre a índia Iracema e o português Martim. A partir da leitura atenta do
fragmento, responda às questões a seguir:
1. “Além, muito além daquela serra, que ainda azula no
horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os
cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de
palmeira.
5. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha
recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem,
a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas
a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
10. Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta.
Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da
noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos.
Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto. (...)
15. Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem
os olhos, que o Sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a
contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau
espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos
olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos
cobrem-lhe o corpo.
20. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida
no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro
ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço
guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e
amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.
25. O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu.
Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro,
sentida da mágoa que causara. 30. A mão que rápida ferira, estancou mais rápida
e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida:
deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.”
1ª Questão. Os três primeiros
parágrafos são predominantemente:
(A) dissertativos (B) narrativos
(C) descritivos (D) argumentativos (E)
dissertativo-argumentativos
2ª Questão. Iracema representa o
estilo de época conhecido como:
(A) Romantismo (B) Realismo (C)
Modernismo (D) Barroco (E) Arcadismo
3ª Questão. Parte da produção
literária de José de Alencar, conhecida por seus traços indianistas e
nacionalistas, dialoga intimamente com a de outro escritor, que lhe é
contemporâneo. Trata-se de:
(A) Machado de Assis (B)
Gonçalves Dias (C) Álvares de Azevedo
(D) Junqueira Freire (E) Antonio
Callado
4ª Questão. Com a independência
do Brasil, em 1822, os artistas e intelectuais buscaram construir uma
identidade para o país. Nesse contexto, Iracema explora o espaço da selva.
Sobre o romance indianista, é correto afirmar:
(A) O índio é tratado como
inimigo ou um elemento que ameaça o colonizador português, já que contestava a
civilização ocidental.
(B) Há uma crítica aos costumes
dos indígenas (bem como aos dos negros), traduzindo a crença na superioridade
da cultura europeia trazida pelos homens brancos.
(C) Há um desejo de valorizar a
contribuição indígena, representada como um dos pilares nos quais a cultura
nacional se formou.
(D) O olhar realista sobre o
indígena é resultado do trabalho de conscientização feito pelos jesuítas, que
buscaram preservar a liberdade dos silvícolas.
(E) A natureza é vista como
hostil ao homem e como algo que está em permanente conflito com ele.
5ª Questão. Acerca dos três
últimos parágrafos, é possível afirmar que:
(A) contrariando os padrões da
escola literária a que pertence, o autor descreve o nascimento de uma repentina
paixão entre Iracema e o homem ferido.
(B) o guerreiro não se abala
emocionalmente com a ação da índia Iracema.
(C) o encontro do casal serve de
pretexto para evidenciar a incompatibilidade entre índios e europeus.
(D) o final deste fragmento
retrata a covardia do homem branco diante da índia, armada apenas de arco e
flecha.
(E) o encontro entre Iracema e o
guerreiro desperta a paixão súbita que os envolverá, o que exemplifica uma das
características da escola literária que o romance representa.
6ª Questão. Sobre o estilo
utilizado por José de Alencar, verifica-se:
(A) o uso de uma linguagem
cotidiana e típica dos centros urbanos.
(B) a presença de uma linguagem
objetiva e direta.
(C) o emprego de arcaísmos e
estrangeirismos.
(D) o uso de uma linguagem
poética, carregada de termos indígenas.
(E) o emprego de neologismos e
termos regionalistas.
7ª Questão. Em “Mais rápida que a
corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde
campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal
roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras
águas” (linhas 7-9), verifica-se:
(A) a construção de um olhar
realista sobre o feminino.
(B) o olhar irônico do autor
sobre a mulher indígena ao caracterizá-la com metáforas que remetem à natureza
brasileira.
(C) a desvalorização da mulher
diante da grandeza da natureza.
(D) o tom cético do autor diante
da beleza feminina.
(E) a idealização da mulher,
íntegra nas suas belezas físicas e morais.
8ª Questão. Observe as frases:
I. “nem a baunilha recendia no
bosque como seu hálito perfumado” (linhas 5 e 6).
II. “Ignotas armas e tecidos
ignotos cobrem-lhe o corpo” (linhas 18 e 19).
III. “a mão lesta caiu sobre a
cruz da espada” (linha 22).
IV. “A mão que rápida ferira,
estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava” (linhas 28 e 29).
Sem alterar o sentido original do
contexto em que se apresentam, os termos em destaque poderiam ser substituídos
respectivamente por:
(A) acendia, antiquadas, lenta e
paciente.
(B) exalava seu perfume,
desconhecidas, ligeira e compadecida.
(C) subia, incomuns, atenta e
passiva.
(D) espalhava-se, primitivas,
forte e carinhosa.
(E) verdejava, grosseiras, ágil e
calma.
9ª Questão. Do amor impossível
entre Iracema e Martim, nasce Moacir (cujo nome, na língua indígena, significa
“filho da dor”), pelo qual Iracema morre. Dentro da história da literatura
brasileira, é possível ler esse livro como:
(A) romance que busca construir
uma origem lendária para a nação brasileira, marcada pela dor, pela guerra e
pela miscigenação.
(B) uma narrativa que subverte
ironicamente os símbolos da pátria, firmada nos princípios da liberdade,
fraternidade e igualdade.
(C) narrativa que propõe uma
interpretação para o atraso brasileiro, justificando-o como decorrência da
incompatibilidade entre os colonizadores e os índios, uma vez que estes seriam
incapazes de assimilar a superioridade cultural e científica do europeu que
aqui chegava.
(D) um romance que busca
reconstruir o passado do Brasil da maneira mais fiel possível aos fatos
históricos.
(E) romance cujo objetivo é
denunciar as injustiças cometidas contra os indígenas ao longo de mais de três
séculos de colonização portuguesa.
10ª Questão. Observe: “O
sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem
lançou de si o arco e a uiraçaba” (linhas 25 e 26). A classificação morfológica
dos termos em destaque é, respectivamente:
(A) artigo, pronome e pronome. (B) artigo, artigo e pronome.
(C) pronome, artigo e pronome. (D) artigo, pronome e artigo. (E) pronome, pronome e artigo.
11ª Questão. No trecho inicial do
fragmento acima transcrito (linhas 1-11), percebe-se o uso das figuras de
linguagem conhecidas como:
(A) antítese e hipérbole (B) antítese e comparação
(C) eufemismo e metáfora (D) paradoxo e ironia (E) metáfora e comparação
12ª Questão. Em “Além, muito além
daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema” (linha 1), o verbo
em destaque é:
(A) transitivo direto (B) transitivo indireto (C) intransitivo
(D) transitivo direto e indireto (E) verbo de ligação
13ª Questão. Sintaticamente,
classifica-se “a virgem dos lábios de mel” (linha 3) como:
(A) vocativo (B) aposto (C)
sujeito (D) objeto direto (E) adjunto adnominal
14ª Questão. Em “Os ramos da acácia
silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos” (linhas 11 e 12):
(A) há dois períodos compostos
por duas orações cada um.
(B) há um período composto por
duas orações.
(C) não há a formação de um
período.
(D) há um período simples.
(E) há dois períodos compostos
por uma oração simples cada um.
15ª Questão. A voz verbal de “sua
vista perturba-se” (linha 15) é:
(A) ativa (B) passiva (C)
recíproca (D) reflexiva (E) indeterminada
16ª Questão. Em “Tem nas faces o
branco das areias que bordam o mar” (linhas 17 e 18), a oração em destaque
classifica-se como oração subordinada:
(A) adjetiva restritiva (B) adjetiva explicativa (C) adverbial causal
(D) substantiva objetiva direta
(E) substantiva subjetiva
17ª Questão. A inversão na ordem
dos termos dentro da oração, contrariando a convencional ordem direta, ocorre
em:
(A) “O favo da jati não era doce
como seu sorriso” (linha 5).
(B) “Foi rápido, como o olhar, o
gesto de Iracema” (linha 20).
(C) “a morena virgem corria o
sertão” (linha 7).
(D) “Rumor suspeito quebra a doce
harmonia da sesta” (linha 14).
(E) “A flecha embebida no arco
partiu” (linha 20).
18ª Questão. Em “Porém a virgem
lançou de si o arco e a uiraçaba” (linhas 25 e 26), o conectivo em destaque
adquire, no contexto, o sentido de:
(A) explicação (B) conclusão (C)
condição (D) alternância (E) oposição
19ª Questão. A grafia do termo em
destaque em “se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta” (linhas 16 e
17) justifica-se, pois o termo é um:
(A) advérbio e, como tal,
modifica o verbo.
(B) adjetivo ligado a
“guerreiro”.
(C) adjetivo ligado a “espírito”.
(D) advérbio ligado a outro
advérbio, o “não”.
(E) adjetivo ligado ao pronome
“algum”.
20ª Questão. Especialmente nos
cinco primeiros parágrafos, predomina o:
(A) pretérito imperfeito do indicativo
(B) presente do indicativo
(C) pretérito perfeito do
indicativo
(D) futuro do indicativo
(E) pretérito imperfeito do
subjuntivo
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gabarito?
ResponderExcluirtambém tô querendo
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