Seguidores

quarta-feira, 22 de maio de 2019

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 15

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 15

Adverso - Arbitrário - Condicional - Decisório - Endêmico - Híbrido - Hostil - Imemorial - Inerente - Inerte - Inóspito - Monumental - Obsoleto - Patriarcal - Pejorativo - Primordial - Probo - Repentino - Requintado - Sequioso

Adverso
Contrário; que contém ou expressa oposição. Prejudicial; que ocasiona infortúnio. Impróprio; que não é favorável; que não serve para ser consumido ou utilizado.
Arbitrário
Que não segue princípios lógicos; que está sujeito aos desejos e/ou vontades da pessoa que age; que não acompanha nem depende de regras ou normas. Que faz uso de violência; despótico.
Condicional
Que depende de certas condições.
Decisório
Que tem o poder de decidir; determinante, decisivo, definitivo.
Endêmico
Aquilo que é sempre encontrado em algum lugar ou região, que faz parte da característica local. Que tem caráter de endemia.  Peculiar a um povo ou região.
Híbrido
Proveniente do cruzamento de diferentes espécies. Adjetivo que denota atuação de dois mecanismos distintos. Caracterizado por ser composto por elementos diferentes.
Hostil
Que demonstra hostilidade, rivalidade ou agressividade; Que denota desaprovação, inimizade.
Imemorial
Antiquíssimo; Que recua a uma época de que não se tem memória por causa de sua imensa antiguidade.
Inerente
Que se encontra ligado de modo íntimo e necessário; inseparável: ; Pertinente, próprio de, específico. Relativo ao que está na essência de algo; característico
Inerte
Fixo, imóvel, parado, estático, paralisado.
Inóspito
Local em que não há condições para ser habitado ou onde não se consegue viver; Que não exerce a hospitalidade.
Monumental
Enorme, no seu gênero ou na sua espécie; assombroso. Magnífico, soberbo, grandioso.
Obsoleto
Ultrapassado; sem uso; que está distante da moda atual. Arcaico ou antigo; que se encontra fora de uso. 
Patriarcal
 Que diz respeito a patriarca. Designação da habitação ou do domicílio do patriarca. Sociedade em que tudo gira em torno de um chefe de família.
Pejorativo
Depreciativo; que pode ofender ou insultar. Diz-se de palavra que adquiriu sentido torpe, humilhante, desagradável, ofensivo.
Primordial
Que se pode referir a primórdio. Que é o princípio ou a origem de; que aparece em primeiro lugar; primeiro ou primitivo. Que é de extrema importância; que se consegue destacar entre os demais; principal ou essencial.
Probo
De conduta irrepreensível; que não se corrompe, decente, honesto, consciencioso, honrado.
Repentino
Que acontece de modo súbito; que não se pode prever nem esperar; inesperado.
Requintado
Que expressa refinamento, delicadeza e requinte; delicado ou refinado. Que se conseguiu elevar até o mais alto grau possível.
Sequioso
Sedento, que expressa sofreguidão; que possui excesso de desejo; ávido.

Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. A despeito da política atabalhoada e dos estereótipos largamente disseminados de que o Alasca é uma terra gelada e __________________, o 49º Estado dos EUA esbanja saúde nos quesitos turismo de cruzeiro e turismo de aventura.
2. O filme narra a história de um ser __________________, concebido de uma relação entre um alienígena e uma humana, que não consegue se adaptar ao mundo terrestre.
3. A frase original, em inglês, era "ordinary life is pretty complex stuff". Só que "ordinária" não é a melhor tradução para "ordinary". Apesar da semelhança fonética, a palavra em português tem um sentido _________________________ ausente da expressão inglesa. Teria sido melhor traduzi-la por "comum" ou "banal".
4. “O homem que frequentes vezes se manifesta como honrado e ______________ dá justos motivos de suspeitar-se que não é tal ou tanto como se recomenda”. (Marquês de Maricá)
5. A corrupção é considerada um problema _______________ na Rússia com promessas reiteradas do presidente Dmitri Medvedev de operações de combate ao crime. Folha de São Paulo, 06/08/2009
6. Segundo Wisnik, os grandes edifícios "são empilhamentos de casarões-senzalas coloniais miniaturizados, reproduzindo verticalmente tanto a estrutura familiar _________________, com sua miscigenação paternalista, com seus tamanhos exíguos de lote, etc. Folha de São Paulo, 05/07/2009
7. Com a independência do Brasil, em 1822, os artistas e intelectuais buscaram construir uma identidade para o país. Nesse contexto, em "Iracema", a natureza não é vista como __________________ ao homem; pelo contrário, é algo que está em permanente harmonia com ele.
8. Segundo o crítico Antônio Cândido, a coragem dos nativos e o senso de nacionalismo são características __________________ às personagens do Romantismo brasileiro.
9. Ao sugerir harmonizações da bebida com as massas criadas no local, de forma descontraída, o Chalé pretende fazer com que o ambiente se torne ao mesmo tempo _____________ e descolado.
10. Como encher tantas linhas, formando períodos sobre períodos, se as ideias nos escapam, se a imaginação está ____________, se nada encontramos no cérebro que nos pareça digno de ser expresso de forma agradável e, sobretudo, correta? Antes de tudo, se nos domina essa preocupação pungente, o que devemos fazer é não começar a tarefa imediatamente. (GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna.)
11. Ou as informações jornalísticas são atribuídas a uma fonte segura, com os tempos verbais modificados, ou elas nem devem ser publicadas. O que não vale é o jornalista se escudar nos verbos no _______________ para divulgar informações sobre as quais não tenha certeza. 
12. Após quatro décadas de domínio absoluto, violento e _____________ do clã Gaddafi, a Líbia não tem nem sequer uma frente oposicionista significativa e organizada. Folha de São Paulo, 22/02/2011
13. Segundo Cristina Bodini, presidente da comissão de trânsito, os acidentes – como o que aconteceu ontem com um ônibus que transportava estudantes universitários – geralmente são causados porque muitos veículos são __________________ e já deveriam estar fora de circulação.
14. O plano quinquenal chinês em vigor até 2015 menciona especificamente a necessidade de acostumar a economia a um crescimento menos _______________ de commodities, reduzindo a expansão anual do PIB dos dois dígitos dos últimos anos à casa dos 8%. Folha de São Paulo, 24/06/2012
15.  O ex-primeiro-ministro dinamarquês deve chegar à sede da Otan, em Bruxelas, na segunda-feira para presidir seu primeiro Conselho Atlântico, o principal órgão ______________ da organização.
16. A partir de 25 horas de entrevistas de Cobain ao crítico musical Michael Azerrad, o filme mostra a vida do líder do Nirvana – que se suicidou em 1994 –, sua infância e o sucesso ______________.
17. Em "Vidas Secas", a narrativa denuncia o flagelo do sertão nordestino, onde o homem, fundindo-se ao seu meio, é arrastado por um destino _________________________ e inútil.
18. A Marinha e a FAB alegaram a "impraticabilidade de se avistarem sobreviventes ou corpos, objetivo ______________ da operação, já decorridos 26 dias do acidente" para justificar o fim das operações.
 19. No romance "Os da minha rua", de Ondjaki, o tempo passado se mescla continuamente à perspectiva histórica, levando ao registro de uma Angola __________________.
20. Em sua __________________ obra "Em busca do tempo perdido", Marcel Proust prova que relembrar é uma das características fundamentais da existência, pois justamente mostra o componente de passado naquilo que somos, temos, amamos.

Um comentário: