Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2018

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 14

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 14



Aferição - Barbárie - Bojo - Caleidoscópio - Desagravo - Diáspora - Dinamismo - Frenesi - Guarida - Idiossincrasia - Imprevidência - Legado - Miscigenação - Mistificação - Ostracismo - Paradigma - Sanha - Terminologia - Truísmo - Viés

Aferição
Ato ou efeito de aferir, de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões; avaliação, aferimento.
Barbárie
Selvageria; qualidade ou condição do que é bárbaro, cruel ou desumano.
Bojo
Proeminência, saliência, alargamento. Fig. capacidade, âmago, centro, cerne.
Caleidoscópio
Pequeno tubo óptico formado por um cilindro cujo fundo está repleto de pedaços coloridos de vidro; Fig. Quaisquer objetos que produzam imagens coloridas ou que estejam em constante movimento.
Desagravo
Reparação, desafronta; vingança, desforra; Ação ou efeito desagravar; desagravação. Ação de reparar uma afronta ou injúria. Jurídico. Correção de um agravo (recurso) possibilitada por uma sentença.  Ato de desagravo - ato de apoio.
Diáspora
Separação de um povo ou de muitas pessoas, por diversos lugares, geralmente causada por perseguição política, religiosa, ética ou por preconceito.
Dinamismo
Particularidade, característica, estado ou condição do que ou de quem é ou demonstra energia e movimento; energia e/ou vitalidade.
Frenesi
Furor, impetuosidade, exaltação, arrebatamento; fúria, delírio; inquietação do espírito; excitação.
Guarida
Abrigo, asilo, refúgio, proteção, tutela.
Idiossincrasia
característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou de determinado grupo; maneira de agir específica de uma pessoa; peculiaridade, particularidade; mania.
Imprevidência
Que não possui previdência; despreocupação, desleixo; descuido, negligência.
Legado
O que é passado às gerações que se seguem; herança, espólio, patrimônio; o que é transmitido por gerações anteriores.
Miscigenação
Mistura de raças; processo ou efeito de miscigenar, de misturar raças, através do cruzamento de pessoas de diferentes etnias; mistura, mescla.
Mistificação
Ação ou efeito de mistificar; fazer com que uma pessoa acredite numa mentira; aquilo que é falso; ilusão, burla, enganação, farsa.
Ostracismo
Afastamento imposto ou voluntário de alguém das suas funções ou de um grupo;esquecimento, exclusão, banimento, exílio, repúdio, repulsa.
Paradigma
Modelo; exemplo usado como padrão a ser seguido; Norma; padrão estabelecido.
Sanha
Fúria; ímpeto de raiva que controla alguém; furor, exaltação.
Terminologia
Conjunto de termos particulares ou nomeação de uma ciência; nomenclatura; Utilização de palavras ou expressões específicas; conjunto de termos técnicos.
Truísmo
Verdade banal, evidente, sem alcance; lugar-comum, obviedade.
Viés
Tendência; que tende a seguir certo caminho ou a agir de determinada maneira; linha, rumo, foco, direcionamento; ponto de vista.

Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. O programa Metrópolis ganhará novos apresentadores. De acordo com informações da TV Cultura, a proposta é dar mais ____________________ à atração, que traz reportagens sobre artes e espetáculos.
2. É um ____________________ dizer que o Oscar é uma homenagem grandiloquente à indústria cinematográfica de Hollywood. Folha de São Paulo, 28/02/2012
3. Tite trouxe um novo paradigma para o futebol corintiano, mas três derrotas consecutivas abrem caminho para o regresso dos fantasmas ao clube.
4. Nixon, proprietário de uma casa na região, esteve pelo menos 50 vezes por ali entre 1969 e 1973 - e, depois de renunciar, no ____________________ do escândalo do Watergate, lá se refugiou, em 1974.Folha de São Paulo.
5. "Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o ____________________ de nossa miséria". (Frase final de Memórias Póstumas de Brás Cubas,1881, Machado de Assis)
6. Ivan Seixas fez um ____________________ público em favor de Tarso Genro que, segundo ele, foi atacado injustamente pelo juiz Gilmar Mendes, a quem chamou de porta-voz da direita no Brasil. Folha de São Paulo.
7. Sobre o Amazonas, ele abordou a ____________________ dos brasileiros em relação à região amazônica: "O Brasil está muito longe da Amazônia." O escritor resumiu seu sentimento sobre sua terra natal: "Lá é o meu céu, meu inferno. Meu paraíso perdido." Folha de São Paulo, 14/10/2009
8. E há ____________________ maior do que alterar uma equação matemática apenas porque ela não lhe forneceu o resultado esperado? Especialmente porque o "resultado esperado" se baseava em uma crença religiosa, e não em dados científicos? Folha de São Paulo, 05/07/2012
9. Segundo José Renato Lanini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, a redução da maioridade penal irá recair sobre os mais pobres e o subproduto nefasto será a revolta dos encarcerados mais jovens, que deixarão o presídio com ____________________ vingativa. O Estado de S. Paulo.
10. O que os homens chamam de civilização é o estado atual dos seus costumes e o que chamam de ____________________ são os estados anteriores. Os costumes presentes serão chamados bárbaros quando forem costumes passados. (Anatole France)
11. O binômio arte e tecnologia tem se constituído, ao menos no Brasil, num segmento composto especialmente por pesquisadores ligados ao mundo acadêmico. "Perceptum Mutantis", mostra em cartaz no MIS, explora o ____________________ tecnológico da arte e aponta que essa característica não se restringe ao território nacional.
12. Dirigido pela coreógrafa e bailarina Susana Yamauchi, "Villa-Luz" tem como proposta levar ao palco a ____________________ da cultura brasileira --em seu trabalho, Villa-Lobos buscava eternizar em notas musicais as origens da cultura brasileira. Folha de São Paulo, 23/09/2009
13. Num intervalo de 14 horas, os termômetros passaram de 17,4ºC - medido à 0h- para 13,3ºC -em ____________________ feita às 14h. Folha de São Paulo, 24/07/2009
14. Autoridades americanas acreditavam que o fracasso em capturar ou matar Bin Laden e seu número dois, Ayman al-Zawahiri, era resultado de conspirações de seus colegas paquistaneses, em particular dentro da ISI. Alguns acreditavam que a própria ISI estaria dando ____________________ aos dois procurados.
15. Fundado em 1939, o Foto Cine Clube Bandeirante é considerado o principal catalisador da fotografia moderna no Brasil, em especial entre o final dos anos 40 e o começo da década seguinte. Consolidou o que viria a ser chamada "escola paulista", mas hoje, ainda em funcionamento, passa por um período de ____________________. Folha de São Paulo, 10/07/2009
16. Os parlamentares turcos e armênios têm agora de aprovar o acordo em meio à oposição de nacionalistas de ambos os lados e a uma ____________________ armênia que exige que a Turquia reconheça o assassinato de até 1,5 milhão de armênios como genocídio. Folha de São Paulo, 10/10/2009
17. A obra de Freud ganhará uma nova tradução direto do alemão. Atualmente existe uma tendência majoritária de se revisar as traduções antigas para expurgar os excessos da ____________________ técnica.
18. Ao largo do porto, perto dos navios atracados, os hidroaviões decolam uns atrás dos outros, num ____________________ que contrasta com o povoado algo sonolento próximo do ponto mais ao sul do Alasca. Folha de São Paulo, 16/07/2009
19. Permitir a interrupção voluntária da gravidez não provocaria o caos na sociedade. Ao contrário, teríamos maior organização se as garotas e seus eventuais parceiros não tivessem de arcar irremediavelmente com os resultados de sua ____________________ sexual. Folha de São Paulo, 04/02/2010
20. Cada personagem é examinado detidamente num capítulo próprio e apresentado de modo parcial e oblíquo nos capítulos referentes a outros personagens. O resultado dessa soma - ou entrelaçamento - de pontos de vista é um painel narrativo vivo e cambiante como um ____________________.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br
www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário