Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2018

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 13

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 13



Alicerçar -  Demarcar - Dirimir - Elencar - Equacionar - Expelir - Expropriar - Fecundar - Imbricar - Imbuir - Inferiorizar - Intitular - - Primar - Problematizar - Renegar - Resignar -  Salientar - Tematizar - Vigorar

Alicerçar
Apresentar bases ou fundamentos, fortalecerconsolidar.
Demarcar
Assinalar os limites de; estremar, delimitar
Dirimir
Anular; impedir por completo; extinguir; resolver; obter uma resolução sobre; solucionar, elucidar, tirar dúvidas.
Elencar
Listar; dispor de modo organizado; colocar em lista; incluir, considerar, enumerar.
Equacionar
Colocar em equação; reduzir um problema ou uma questão a pontos simples e claros.
Expelir
Expulsar; colocar para fora; Figurado: dizer com veemência; falar de forma agressiva
Expropriar
Retirar ou excluir alguém da posse de uma propriedade por meios judiciais; Desapropriar; restituir da posse de particulares terrenos ou edifícios para melhoramento público.
Fecundar
Provocar a origem de; perpetuar a existência através da fecundação; procriar; multiplicar ou multiplicar-se; Figurado. Tornar criativo; ocasionar estímulos relacionados à invenção; estimular, fomentar.
Imbricar
Figurado. Dispor coisas de modo que umas se sobreponham em parte às outras ou estejam ligadas de maneira estrita; sobrepor, relacionar-se.
Imbuir
Embeber; fazer com que um líquido penetre em; Figurado. Incutir; fazer com que uma ideia, uma opinião, um sentimento ou pensamento entre em; convencer alguém ou si próprio de.
Inferiorizar
Tornar inferior; rebaixar, diminuir.
Intitular
Nomear; atribuir um título ou nome a alguém, a alguma coisa ou a si próprio; passar a possuir como nome ou título.


Primar
Ser o primeiro; ter a primazia; esmerar-se; distinguir-se.
Problematizar
 Atribuir natureza ou caráter de problema a; fazer com que fique problemático; tornar complicado; complicar; fazer questionamentos ou colocar dúvidas; questionar.
Renegar
Abjurar; recusar-se a reconhecer; repelir; afastar-se.
Resignar
Acatar; conformar-se sem se opor; não apresentar resistência ou oposição a; aceitar sem questionar.
Salientar
Fazer ficar saliente; tornar ou se tornar relevante; colocar em evidência; destacar; ocasionar o destaque de algo; fazer ficar visível.
Tematizar
Utilizar como tema.
Vigorar
Viger; estar vigente, em vigor, em aplicação; fortalecer, tornar robusto; usar de modo efetivo; Figurado: encorajar; dar incentivo.



Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. Ao __________________ as relações entre a França e os descendentes de suas ex-colônias, o cinema franco-árabe encarna a França de hoje na ficção e em ações, diante das câmeras e atrás delas, esboçando a promessa de uma França de amanhã que não vai sofrer de ataques de histeria. Folha de São Paulo, 30/10/2011
2. Para __________________ quaisquer questões decorrentes deste contrato e não resolvidas na esfera administrativa, será competente o foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.
3. Inicialmente, o filme foi __________________ como 'Xerxes', mas a distribuidora preferiu mudar o título para "300 - A ascensão do império".
4. No sul do Japão, o monte Kirishima, inativo há 52 anos, voltou a __________________ fumaça e cinzas. Folha de São Paulo, 28/01/2011
5. Tati Bernardi afirmou: "O feminismo é para nos igualar, para nos proteger de milênios de frases e gestos que nos __________________, para tornar gritante as histórias tristes de abusos, mas, ainda assim, não pode se tornar nojo e ódio pelos homens".
6.  O espetáculo "Tanto" mostra história de três adolescentes que precisam lidar com o amor e com a amizade. Ao __________________ as angústias e inquietudes de cada um deles, o texto também propõe uma discussão sobre as relações entre os indivíduos e o que pode levá-los à paixão.
7. "Se realmente queremos trabalhar pelo bem-estar de nossos povos, o que deve __________________ sobre todas as coisas é o respeito. Folha de São Paulo, 17/11/2009
8. O ministro diz que o governo também propôs a concessão de lotes individuais aos índios, ao invés de __________________ a terra indígena em um conjunto. Folha de São Paulo, 31/07/2009
9. Em Goiás, como diz o ditado, em se plantando, tudo nasce. Por isso a necessidade de __________________ a terra constantemente.
10. Três jornalistas que acompanharam a execução disseram que o condenado parecia __________________ enquanto era colocado na maca e a injeção letal lhe era administrada. Folha de São Paulo, 11/11/2009
11. O presidente venezuelano decidiu __________________ vários edifícios na Praça Bolívar de Caracas, no centro da cidade, para recuperar seu valor histórico. Folha de São Paulo, 07/02/2010
12. É um desafio para o governo, que precisa dos parlamentares para fazer a reforma da Constituição, mas, também, precisa apressar suas ações na área social. São questões __________________ umas nas outras. Cabe ao presidente desfazer esse nó.
13. Ao __________________ suas primeiras prioridades, o governador afirmou que quer investir em educação, dando atendimento integral em regiões carentes do Estado, além de melhorar as condições salariais e de trabalho do professor.
14. De acordo com o decreto que deve __________________ por dez dias a partir de hoje, as aulas em todas as instituições de ensino – públicas e privadas – estão suspensas. Folha de São Paulo, 29/06/2009
15. Segundo o presidente do Santos, o dinheiro da venda de Neymar ajudaria o clube a __________________ vários de seus débitos. Folha de São Paulo, 04/11/2009

16.

17. Apesar do rosto de bom menino, Leonardo DiCaprio conseguiu __________________ o personagem de complexidade e desalento.
18. No novo álbum, a cantora Teresa Cristina amplia seu universo musical com composições de Caetano Veloso e Chico Buarque e procura se afastar do rótulo de sambista que carrega, mas sem __________________ o estilo que a consagrou. Folha de São Paulo, 02/07/2010
19. Amor, justiça e solidariedade. Segundo o Papa Francisco, esse é o trinômio responsável por __________________ todas as sociedades.
20. __________________ a prática pedagógica é o processo que ocorre quando professores analisam em conjunto situações didáticas já vivenciadas. Essa ação permite a todos o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações, de saber explicar o que foi feito e de fazer melhores escolhas.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!





Um comentário: