Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2018

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 12

EXERCÍCIOS DE VOCABULÁRIO – 12


Amplitude - Autoritarismo - Concretude - Despeito - Diretriz - Enfoque - Formulação - Ilação - Imbróglio - Indício - Injúria - Lisura - Pioneirismo - Prescrição - Prodígio - Sincretismo - Singularidade - Sumidade - Ubiquidade - Verve

Amplitude
Extensão considerável; distância angular; distância entre as posições extremas de um objeto ou de um fenômeno.
Autoritarismo
Característica ou particularidade do que é autoritário; governo ou sistema político cujo poder está centralizado numa pessoa ou nas mãos de um pequeno grupo que o exerce através do uso excessivo de autoridade; despotismo.
Concretude
Particularidade ou característica do que é concreto; real.
Despeito
Ressentimento; sensação mágoa, rancor ou angústia ocasionada por uma falta de consideração; desprazer causado pela predileção dada a outra pessoa ou causada por uma decepção; a despeito de, apesar de.
Diretriz
Linha segundo a qual se traça um plano em qualquer estrada ou caminho; maneira de se proceder ou se portar, conduta.
Enfoque
Perspectiva; ponto de vista através do qual é possível entender um assunto.
Formulação
Ação ou efeito de formular; ação de expressar ou redigir em fórmulas; desenvolvimento de fórmula; demonstração feita com precisão
Ilação
Dedução; o que se conclui partindo de inferências e deduções; inferência; proposição aceita como verdadeira pela comparação com outras igualmente verdadeiras.
Imbróglio
Circunstância em que há confusão; momento dificultoso; enredo truncado ou confuso.
Indício
Sinal aparente e provável de que uma coisa existe; prova circunstancial.
Injúria
Ação ou efeito de injuriar; ação de violar o direito de outra pessoa; injustiça; ação ou dito ofensivo; em que há insulto, ofensa.
Lisura
Característico da pessoa que é honesta; comportamento particular da pessoa íntegra ou digna; que age com retidão, honestidade.
Pioneirismo
Particularidade ou caráter do que ou de quem é pioneiro, primeiro.
Prescrição
Ato ou efeito de prescrever; prescrição de pena, extinção da punibilidade de um contraventor ou criminoso; ordem formal;  preceito, ditame, regra.
Prodígio
Diz-se da criança que demonstra possuir uma inteligência extraordinária ou um talento excepcional para a sua idade; circunstância ou aquilo que é fora do comum.
Sincretismo
Fusão de cultos ou de doutrinas religiosas distintas que atribui uma nova interpretação aos seus elementos; fusão de filosofias, de ideologias, de sistemas sociais ou culturais.
Singularidade
Qualidade do que é singular, unicidade; particularidade, excentricidade.
Sumidade
Pessoa que se destaca por sua inteligência, pelo seu talento ou conhecimento; quem possui uma erudição excessiva; característica do que é eminente, do que é sumo, daquilo que está no ponto mais alto. 
Ubiquidade
Característica do que existe ou está praticamente na maioria dos lugares.  Onipresença; capacidade divina de estar, ao mesmo tempo, em todos os lugares.
Verve
Sensação de vivacidade; sentimento de energia ou vigor. Expressividade, boa vontade ou gentileza que definem uma personalidade.


Complete com uma das palavras do quadro acima (eventuais flexões podem ser necessárias).

1. Ícone da literatura experimental no Brasil, o romance "Catatau", de Paulo Leminski (1944-89), ganha nova edição e adaptação para o cinema, dirigida por Cao Guimarães. Críticos festejam o lançamento do filme e reiteram a _________________ do livro, tanto do ponto de vista de linguagem como da representação literária do Brasil.
2. O _________________ envolvendo a contratação do francês pelo Real Madrid teve início após declarações de Zinedine Zidane de que a negociação estava "bem encaminhada".
3. A Secretaria de Infraestrutura Urbana, responsável pela obra, informou que o projeto da nova ponte "teve como _________________ respeitar os limites do parque Burle Marx, sem que fossem atingidos ou comprometidos sua vegetação e acessos".
4. A calúnia e a _________________ são armas da ignorância. (George Sand)
5. A Amazon rechaçou as acusações de _________________ depois de, silenciosamente, apagar dois livros do escritor britânico George Orwell da prateleira virtual e dos leitores eletrônicos Kindle dos clientes.
6. Mas a empresa tem ficado para trás diante do _________________ de rivais como a Amazon.com, que já vende memória com base nessa tecnologia, e o Google, o qual oferece um conjunto de programas on-line e gratuitos. Folha de São Paulo, 17/11/2009
7. O governador do PR chamou de _________________ a acusação de corrupção e disse que permanecerá no cargo até ao final de seu mandato.
8. Mercosul propõe novo _________________ na abordagem da problemática fiscal sul-americana.
9. Com direção de Renata Lima, a montagem "Através" apresenta o modo particular com que a cidade de São Paulo absorve e reelabora manifestações de cultura popular e de _________________ religioso.
10. Owen começou sua carreira como garoto _________________ no Liverpool em 1996, aos 17 anos. Em oito anos no clube, marcou 118 gols. Teve depois passagens mais apagadas por Real Madrid e Newcastle, onde sofreu problemas com contusões.
11. Se tudo parece vago, vale dizer que o livro está dividido em dois: os ensaios em páginas verdes e reproduções dos trabalhos em páginas brancas, como se um preparasse o terreno para o outro, as indefinições antes da _________________ de uma obra bastante sutil.
12. A "onda" Caio segue caminho parecido com aquele traçado por Clarice Lispector na rede. Rainha absoluta das citações, a _________________ de Clarice acabou dando margem a gozação.
13. A "Eficácia Governamental" mede a qualidade dos serviços públicos, a capacidade e independência dos funcionários e a boa _________________ de políticas. Chile, Uruguai, Costa Rica e México estão no topo da lista.
14. É curioso observar que quase todos os homens que valem muito têm maneiras simples, e que quase sempre as maneiras simples são vistas como _________________ de pouco valor.  (Giacomo Leopardi)
15.  O papa Bento 16 removeu nesta quarta-feira uma autoridade do Vaticano amplamente responsabilizada por suspender a excomunhão do bispo Richard Williamson, que havia negado a _________________ do Holocausto.
16. A Era de Aquário chegou nos dois primeiros desfiles da São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira (15). Enquanto a Cavalera escuta Janis Joplin e reafirma sua _________________ roqueira, Gloria Coelho olha os astros e consulta os mapas astrológicos para reler o futurismo dos anos 60.
17. Fontes do "TMZ" indicaram que a Polícia também chamará para depor o médico Tohme Tohme, amigo de Michael Jackson durante muito tempo, em relação a uma possível "conexão indireta" com a _________________ de medicamentos ao cantor.
18. Mas, a _________________ da política atabalhoada e dos estereótipos largamente disseminados de que o Alasca é uma terra gelada e inóspita, o 49º Estado dos EUA esbanja saúde nos quesitos turismo de cruzeiro e turismo de aventura.
19. A médica Rachel Kneen, neurologista pediatra do hospital Alder Hey, em Liverpool, é uma _________________ no tratamento de encefalite no Reino Unido.
20. A reportagem põe em questão a confiabilidade da indústria de reciclagem britânica e a capacidade das autoridades de garantir a _________________ ambiental do setor. Folha de São Paulo, 25/07/2009


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!





www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário