Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2018

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2018 – 1º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2018 – 1º Semestre

Redação

Texto 1

Hoje, 39% dos jovens de 19 a 35 anos querem trocar de emprego em até dois anos, de acordo com um estudo da consultoria Deloitte com 8.000 jovens de 30 países.
No ano passado, o índice era maior: 44%. A redução, para Luís Fernando Martins, diretor de uma recrutadora, tem a ver com a crise econômica. “Há muitas vagas sendo preenchidas por seniores. Os jovens tiveram que ajustar as expectativas.”

(Anna Rangel. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 2

Gostar do trabalho e encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é muito importante, se não fundamental, para qualquer pessoa. Não se trata de transformar o emprego em hobby, mas de achar um cargo que, além do salário no fim do mês, lhe traga algum significado à vida e seja desafiador.

(Beatriz Braga. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 3

Com a morte de Steve Jobs, seu discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005 virou febre na TV, nos jornais, na internet e emocionou até quem não era fã do criador da Apple. No texto, ele defende o famigerado “o segredo do sucesso é amar o que faz”. Mas com ainda mais ênfase: ninguém deveria se contentar enquanto não achasse um trabalho que fosse sua paixão genuína. O público achou edificante, mas especialistas em carreira cobriram o discurso de críticas. A começar pela mais óbvia: se todo mundo seguir esse conselho, como a sociedade vai funcionar se há centenas de trabalhos que talvez ninguém ame?

<https://super.abril.com.br/comportamento/o-segredo-do-sucesso-e-amar-o-que-voce-faz> Acesso em: 30.10.2017. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

O emprego perfeito: realidade ou ficção?


Orientações
• Narração: explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar.
• Dissertação: selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Ao elaborar seu texto:
-  atribua um título para sua redação;
-  não o redija em versos;
-  organize-o em parágrafos;
- empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;
- não copie os textos apresentados na coletânea;
- utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e
- é aconselhável que faça um rascunho antes de passar para a folha de redação.

Leia também:
TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2012 – 1º Semestre



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.















PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!





Siga o blog Veredas da Língua no Instagram:

 https://www.instagram.com/veredas_da_lingua/

Um comentário:

  1. Temos a ligeira impressão de se apegar a coisas que necessitamos, não as coisas que estão ao nosso alcance, digo por exemplo, temos um carro bom, bem conservado, não quebra nem mesmo ''deixa na mão", necessitamos realmente ter um carro do ano, com uma alta cilindrada para que as pessoas possam invejar o que temos e não quem somos ?
    Colecionamos diversas experiencias em nossa vida, nunca saberemos o que possa vir a acontecer, o emprego vem como surpresa, quando menos esperamos, não nos candidatamos a uma vaga já sabendo que será perfeito, há muitas questões para dificultar a perfeição em qualquer coisa, mas a que nós levamos em questão é simplesmente a nossa sugestão de ser perfeito, de estar perfeito, claro também sem levar em consideração a questão biológica da raça humana de nada estar perfeito nem possa que melhorar.
    Não considero uma vaga para trabalhar ficção, o que seria ficção na realidade do Brasil que vivemos ? A realidade é estar empregado, ou seja, não morrer de fome.
    A ficção seria algo hipotético, a realização do perfeito seria utópico, a opção do saber distinguir essas duas claras informações de entendimento não é complexo, o complexo é viver e ter que estar empregado onde empregos não hão.

    ResponderExcluir