Universidade Mackenzie
– Vestibular 2017 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Texto para as questões de 01 a 06
01 Ciência é uma das formas de
busca de conhecimento desenvolvida
02 pelo homem moderno. Sob seu escopo inserem-se as mais diferentes
03 realidades físicas, sociais e psíquicas, entre outras. A linguagem,
04 manifestação presente em todos os momentos de nossas vidas e em
05 todas as nossas atividades, podendo até ser tomada como definidora
06 da própria natureza humana, passou a ser tratada sob a perspectiva
07 dessa forma de conhecimento, ou seja, passou a ser objeto de
08 investigação científica, a partir do início do século XX.
09 Por ter um papel central na
vida dos seres humanos, a linguagem
10 tem como sua característica primordial ser multifacetada. Tal
11 característica exige que, ao submeter-se ao tratamento científico,
12 essa realidade multifacetada sofra cortes e abstrações, tendo como
13 consequência o fato de que ela só pode ser entendida a partir de
14 diferentes perspectivas, gerando uma pluralidade de teorias que
15 buscam compreendê-la e explicá-la.
Esmeralda Vailati Negrão, “A cartografia sintática”, em Novos
caminhos da Linguística
Questão nº 01. Observe as afirmações.
I. Pela existência de apenas uma teoria única e singular será possível compreender
a natureza multifacetada da linguagem na vida dos seres humanos.
II. A complexidade da linguagem humana demanda a necessidade de
diferentes perspectivas científicas, que procurarão, cada uma a seu modo,
explicar características diversas de uma realidade multifacetada.
III. A natureza multifacetada da linguagem humana se deve ao fato de que
existem diferentes recortes científicos e abstrações que procuram compreender as
línguas e seus usos.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.
Questão nº 02. Observe as afirmações.
I. A linguagem humana nem sempre foi, ao longo da história, tratada de
modo a considerá-la como um objeto científico.
II. A linguagem humana pode ser compreendida por uma perspectiva
científica, que efetua recortes de observação, geradores, por sua vez, de
diferentes modos de observação e análise.
III. A natureza humana é muito complexa, o que exige que se façam abstrações
científicas que implicam desconsiderar a linguagem como um elemento possível de
observação e análise.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmações I e II estão corretas.
b) As afirmações I e III estão corretas.
c) As afirmações II e III estão corretas.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.
Questão nº 03. Assinale a alternativa correta.
a) O texto encontra na exploração das possibilidades estéticas de uso da
linguagem sua principal característica.
b) Marcas de interação com o leitor evidenciam que a função fática é a predominante
no texto.
c) A presença de índices de subjetividade, como o uso destacado da 1ª
pessoa, indica que a função expressiva está em destaque no texto.
d) A linguagem objetiva e direta é uma das características que
possibilitam definir a função referencial como a predominante no texto.
e) Como o texto trata de características da própria linguagem humana,
pode-se afirmar que a função conativa é a predominante, dando prioridade a
dados concretos e fatos.
Questão nº 04. Assinale a alternativa correta.
a) A preposição sob (linha 06) pode ser corretamente substituída
por “sobre”, sem que com isso se alterem sentidos do texto.
b) É indiferente o uso da forma plural no verbo “inserir” tal como
empregado na linha 02.
c) O pronome dessa (linha 07) estabelece relação anafórica com a
expressão natureza humana.
d) A palavra escopo, tal como empregada na linha 02, refere-se ao
domínio de investigação compreendido pela ciência como busca de conhecimento.
e) De acordo com a norma culta da língua, é opcional o emprego de
vírgulas no uso da expressão ou seja (linha 07).
Questão nº 05. Assinale a alternativa correta.
a) A palavra multifacetada (linha 10) refere-se à característica
da linguagem humana de possuir diferentes particularidades.
b) Em o fato de que ela (linha 13), é opcional o emprego da
preposição de antes de que, de acordo com a norma culta.
c) É facultativo o emprego do acento indicador de crase na expressão a
partir de (linha 13).
d) O pronome ela (linha 13) estabelece relação de coesão textual
catafórica com a expressão pluralidade de teorias.
e) Pelas atuais regras ortográficas de acentuação, a palavra compreendê-la
(linha 15) pode ser escrita sem ou com acento circunflexo.
Questão nº 06. Assinale a alternativa com
relação correta entre sinônimos, tendo em vista o emprego das palavras no
texto.
a) inserem-se (linha 02) = concluem-se
b) psíquicas (linha 03) = mentais
c) primordial (linha 10) = única
d) submeter-se (linha 11) = desenvolver-se
e) abstrações (linha 12) = afirmações
Texto para as questões de 07 a 09
Acreditei que se amasse de novo
esqueceria outros
pelo menos três ou quatro rostos que amei
Num delírio de arquivística
organizei a memória em alfabetos
como quem conta carneiros e amansa
no entanto flanco aberto não esqueço
e amo em ti os outros rostos
Qual tarde de maio.
Como um trunfo escondido na manga
carrego comigo tua última carta
cortada
uma cartada.
Não, amor, isto não é literatura
Ana Cristina Cesar, “Contagem regressiva”
Questão nº 07. A partir do texto acima, um
fragmento do poema “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, assinale a
alternativa correta.
a) O Eu lírico do poema, desiludido, defende que não devemos amar
jamais.
b) Não, amor, isto não é literatura (verso 14) é um verso que
prova a incapacidade da poesia em dar conta das mágoas amorosas.
c) Encontramos uma forte crítica ao artificialismo nas relações amorosas
contemporâneas nos seguintes versos: pelo menos três ou quatro rostos que
amei/Num delírio de arquivística (versos 03 e 04).
d) As tentativas feitas pelo Eu Lírico em tentar esquecer amores
passados se mostram infrutíferas, como atesta o verso e amo em ti os outros
rostos (verso 08).
e) Encontramos no poema uma idealização do Amor muito semelhante ao que
pode ser encontrado em poemas do Romantismo.
Questão nº 08. Assinale a alternativa correta
sobre o fragmento do poema “Contagem regressiva”.
a) “Contagem regressiva” é um típico poema da Geração de 45, etapa do modernismo
da qual Ana Cristina Cesar, assim como Cecília Meireles e João Cabral de Melo
Neto, fez parte.
b) O vocabulário precioso, o hermetismo e a inventividade sintática
revelam ecos neoparnasianos e pós-simbolistas no poema “Contagem regressiva”.
c) A temática amorosa de “Contagem regressiva” evidencia o quanto a
poesia de Ana Cristina Cesar apoia uma visão conservadora da política e das relações
humanas.
d) O verso como quem conta carneiros e amansa (verso 06) revela a
influência da vanguarda surrealista na poesia de Ana Cristina Cesar.
e) “Contagem regressiva” apresenta importantes características da
Poesia Marginal, ou Geração Mimeógrafo, tais como a coloquialidade e a temática
cotidiana.
Texto para as questões de 09 a 11
No desequilíbrio dos mares,
as proas giram sozinhas…
Numa das naves que afundaram
é que certamente tu vinhas.
Eu te esperei todos os séculos
sem desespero e sem desgosto,
e morri de infinitas mortes
guardando sempre o mesmo rosto
Quando as ondas te carregaram
meu olhos, entre águas e areias,
cegaram como os das estátuas,
a tudo quanto existe alheias.
Minhas mãos pararam sobre o ar
e endureceram junto ao vento,
e perderam a cor que tinham
e a lembrança do movimento.
E o sorriso que eu te levava
desprendeu-se e caiu de mim:
e só talvez ele ainda viva
dentro destas águas sem fim.
Cecília Meireles, “Canção”
Questão nº 09. Em relação aos poemas “Contagem
regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e “Canção”, de Cecília Meireles, considere
a alternativa INCORRETA.
a) O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso
de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.
b) A palavra “rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem
figurada.
c) Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente
no poema de Cecília Meireles.
d) O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é
uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.
e) “Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.
Questão nº 10. Assinale a alternativa correta
sobre Cecília Meireles e o Modernismo brasileiro.
a) No início da sua carreira, Cecília Meireles se filiou ao grupo Festa,
vertente mais espiritualista do modernismo.
b) Sua obra faz parte da fase mais iconoclasta do nosso modernismo, a do
romance nordestino de 1930.
c) “Canção” é um ótimo exemplo da preocupação modernista em aproximar a linguagem
poética da oralidade popular.
d) A representação do mar em “Canção” revela o traço nacionalista do modernismo:
exaltar a geografia brasileira.
e) Assim como o cubismo foi uma influência para o nosso modernismo, podemos
encontrar esta mesma influência em “Canção”.
Questão nº 11. A partir do poema “Canção”,
considere as seguintes afirmações:
I. Os versos Eu te esperei todos os séculos (verso 05) e e
morri de infinitas mortes (verso 07) lançam mão da figura de linguagem
conhecida como hipérbole.
II. Na última estrofe E o sorriso que eu te levava/desprendeu-se e
caiu de mim:/e só talvez ele ainda viva/dentro destas águas sem fim, o eu
lírico sinaliza uma superação das suas dores amorosas.
III. A referência a “estátuas”, no poema, nos faz classificar “Canção”
como um poema parnasiano tardio.
Assinale a alternativa correta:
a) A afirmação I está correta.
b) A afirmação II está correta.
c) A afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.
Leia também:
Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2010 – 1º Semestre
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário