Universidade
Mackenzie – Vestibular 2013 - 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Diário
de bordo
Ontem, o tempo mudou, o navio balançou um
pouco [...]. Acordei às 9h, tomei café na suíte e voltei a dormir, até o
meio-dia – acho que nunca fiz isso na vida. Almoçamos no restaurante, evitando
o self-service, que devia estar uma bagunça, pois continua chovendo e ventando,
os passageiros sem muito o que fazer a não ser enfrentar
a
comida que rola sem parar.
Depois do almoço [...] apesar do vento e
da chuva fininha, consegui ver a passagem pelo Peloponeso, a guerra de
Tucídides e, logo após, a ilha de Ítaca, onde Penélope fiava e confiava em
Ulisses, que retornaria de sua viagem absurda.
Penso no valor da palavra escrita. Ítaca,
Peloponeso, toda a Grécia clássica, nada seriam se não fossem os poemas e
relatos que historicizaram seus heróis, seus deuses, suas tragédias e seus filósofos.
O mesmo aconteceu com os judeus, que
viveram numa terra de pedras e desertos, mas deixaram livros que formaram o
Velho Testamento, base de toda a cultura ocidental.
Nas ilhas Papuas ou na América, onde
floresceram civilizações como a asteca, a inca e a maia, na certa haveria
heróis, deuses, guerreiros e pensadores que ficaram isolados do fluxo cultural,
sem testemunhos escritos que superassem o tempo.
Gregos e judeus nos legaram palavras
escritas que permaneceram e formaram o imaginário do Ocidente. Olhando-se,
agora, a mesma paisagem, o cenário dos deuses e heróis, nada de espetacular ou de
notável aqui teria se passado se não fossem os textos que nos chegaram, que
foram estudados, interpretados, parafraseados e adaptados de acordo com as
sucessivas camadas do tempo e da civilização.
Carlos
Heitor Cony
Questão
nº 01 - É correto afirmar que o objetivo principal do texto é
a)
apresentar a colaboração do turismo para o conhecimento da cultura clássica.
b)
questionar a importância da tradição religiosa de base judaico-cristã, tendo em
vista os processos de colonização em que esteve envolvida.
c)
promover a valorização das civilizações que geralmente são caracterizadas como
primitivas.
d)
provocar uma reflexão sobre o poder da palavra escrita e sua permanência ao
longo dos tempos.
e)
demonstrar a fragilidade de povos que se organizaram em torno de mitos literários.
Questão
nº 02 - Assinale a alternativa INCORRETA.
a)
O texto apresenta elementos que indiciam a presença da função expressiva da
linguagem, presente, por exemplo, no uso da primeira pessoa.
b)
Em onde Penélope fiava e confiava em Ulisses (linha 09), o tempo verbal denota
ação contínua no passado.
c)
A palavra legaram (linha 22) pode ser substituída por “transmitiram”, sem prejuízo
ao sentido original do trecho.
d)
O trecho aqui teria se passado (linha 25) poderia ser reescrito como “aqui se
teria passado”, sem que houvesse desvio em relação à norma culta da escrita.
e)
O valor relativo da partícula que em os judeus, que viveram numa terra de
pedras (linhas 15-16) está presente também em “Elas sabiam que ele saíra cedo”.
Questão
nº 03 - Assinale a alternativa correta.
a)
Em nas ilhas Papuas ou na América (linha 18), a partícula ou apresenta valor de
exclusão como em “Ela ou ele, quem ficará com a única vaga?”.
b)
O uso da crase é invariavelmente opcional na indicação de horas como em Acordei
às 9h (linhas 01-02).
c)
A conjunção pois (linha 04) apresenta, no trecho em que aparece empregada, valor
semântico de conclusão.
d)
O uso da expressão o mesmo (linha 15) é recurso de coesão, já que retoma assunto
exposto no parágrafo anterior.
e)
imaginário (linha 23) refere-se a imagens que foram encontradas nas obras de
arte que os povos do Ocidente deixaram para a posteridade.
Texto
para as questões 04 e 05
01
Acompanho essa revista desde seu início e devo dizer que
02
há edições que maravilham os leitores e outras que os deixam
03
exasperados. No entanto, agora vocês se superaram. A escolha
04
do ator para a capa deve ser elogiada de tão insípida que é, assim
05
Como suas cores e as bobagens presentes na entrevista. Queria que
06
me informassem quanto valem as páginas dedicadas ao artista que
07
estampa a capa, pois seria desejável um ressarcimento ou, ao menos,
08
gostaria de saber qual foi meu prejuízo financeiro, já que para minha
09
perda intelectual não há reparação.
Adaptação
de carta de leitor publicada na Revista Bravo
Questão
nº 04 - Assinale a alternativa correta.
a)
A manifestação do leitor espelha o objetivo central de uma carta dessa natureza:
corroborar escolhas e pontos de vista definidos pelos jornalistas.
b)
agora vocês se superaram (linha 03) e deve ser elogiada (linha 04) indiciam
momentos de ironia no texto de viés crítico do leitor, que tem como objetivo
principal questionar escolhas dos editores.
c)
A carta do leitor distingue-se das cartas em geral, pois, como no texto apresentado,
o emissor se coloca de modo distanciado em relação ao que manifesta.
d)
A carta do leitor acima dialoga com outras cartas de leitores, uma vez que são
presentes marcas de discórdia em relação a outro texto de mesmo gênero.
e)
Como é comum em cartas do leitor de teor crítico, o texto acrescenta informações
sobre o artista, além daquelas contidas na entrevista citada.
Questão
nº 05 - Assinale a alternativa que apresenta palavra que pode substituir,
corretamente e sem prejuízo do sentido original, a que está em destaque.
a)
(linha 02) maravilham = deslumbram b)
(linha 03) exasperados = pasmados
c)
(linha 04) insípida = insensível d)
(linha 07) ressarcimento = financiamento
e)
(linha 09) reparação = contestação
Textos
para as questões de 06 a 08
Texto
I
Esses
Moços
Esses
moços, pobres moços
Ah!
Se soubessem o que eu sei
Não
amavam...
Não
passavam aquilo que eu já passei
Por
meus olhos
Por
meus sonhos
Por
meu sangue, tudo enfim
É
que eu peço a esses moços
Que
acreditem em mim
Se
eles julgam
Que
há um lindo futuro
Só
o amor nesta vida conduz
Saibam
que deixam o céu por ser escuro
E
vão ao inferno
À
procura de luz
Eu
também tive nos meus belos dias
Essa
mania que muito me custou
E
só as mágoas eu trago hoje em dia
E
essas rugas o amor me deixou!
Lupicínio
Rodrigues (1948)
Texto
II - Capítulo
LXXIII / O contrarregra
01
Ora, o dandy do cavalo baio não passou como os outros; era a
02
trombeta do juízo final e soou a tempo; assim faz o Destino, que é o
03
seu próprio contrarregra. O cavaleiro não se contentou de ir andando,
04
mas voltou a cabeça para o nosso lado, o lado de Capitu, e olhou
05
para Capitu, e Capitu para ele; o cavalo andava, a cabeça do homem
06
deixava-se ir voltando para trás. Tal foi o segundo dente de ciúme que
07
me mordeu. A rigor, era natural admirar as belas figuras; mas aquele
08
sujeito costumava passar ali, às tardes; morava no antigo Campo da
09
Aclamação, e depois... e depois... Vão lá raciocinar com um coração
10
de brasa, como era o meu! Nem disse nada a Capitu; saí da rua à
11
pressa, enfiei pelo meu corredor, e, quando dei por mim, estava na
12
sala de visitas.
Machado
de Assis, Dom Casmurro (1899)
Obs.:
dandy (dândi): homem elegante, que se traja com apuro
Questão
nº 06 - Considere as seguintes afirmações sobre os textos:
I.
Os textos pretendem convencer o leitor a respeito das benesses do amor, que é
descrito como sentimento incondicionalmente venturoso.
II.
Os textos desenvolvem tema comum, utilizando também mesmo gênero literário,
diferenciando-se apenas em relação ao estilo peculiar de cada um.
III.
Nos textos selecionados, há a presença da função emotiva da linguagem, que
concede um caráter subjetivo ao modo de ver o mundo.
Assinale
a)
se apenas a afirmação I estiver correta.
b)
se apenas a afirmação II estiver correta.
c)
se apenas a afirmação III estiver correta.
d)
se as afirmações I e II estiverem corretas.
e)
se as afirmações II e III estiverem incorretas.
Questão
nº 07 - Sobre o trecho do Texto II era a trombeta do juízo final e soou a
tempo; assim faz o Destino, que é o seu próprio contrarregra (linhas 01-03), é correto
afirmar que
a)
Bentinho já percebe uma das traições de sua esposa e anuncia o final do relacionamento
entre eles.
b)
a citação à trombeta do juízo final indicia o engajamento e a estreita relação de
Bentinho com o Cristianismo.
c)
a referência ao contrarregra é utilizada para marcar o domínio que o narrador tem
sobre o seu destino.
d)
há uma aproximação do fragmento com a ideologia do carpe diem, uma vez que o
juízo final está perto restando a Bentinho aproveitar a vida.
e)
há uma visão pessimista da vida, que não é controlada apenas pelos desejos e
ações das pessoas.
Questão
nº 08 - Assinale a alternativa correta.
a)
No texto I, o uso do adjetivo pobres (linha 01) revela a intenção de afirmar que
jovens são inexperientes no amor.
b)
No texto I, o pronome aquilo (linha 04) é índice de coesão textual e seu referente
está estabelecido nas linhas 05 e 06.
c)
No texto I, a interjeição (linha 02) marca a dúvida do eu lírico em seu papel aconselhador.
d)
No texto II, a grafia do vocábulo trás (linha 06) corresponde ao seu uso no século
XIX. Contemporaneamente, a mesma palavra, com o mesmo sentido, admite duas
grafias abonadas pela norma culta: trás e traz.
e)
No texto II, o emprego do tempo verbal em costumava e morava (linha 08) denota
ações pontuais, referentes apenas ao momento narrado.
Texto
para as questões de 09 a 11
Este, cuja história vou te contar, foi
amado e amou muitas mulheres. Vieram brancas, judias e mestiças, tímidas e
afoitas, para os seus braços e para o seu leito. Para uma, no entanto, guardou
ele suas melhores palavras, as mais doces, as mais ternas, as mais belas. Essa
noiva tem um nome lindo, negra: Liberdade.
Vê no céu, ele brilha, é a mais poderosa
das estrelas. Mas o encontrarás também nas ruas de qualquer cidade, no quarto
de qualquer casa. Seja onde for que haja jovens corações pulsando pela
humanidade, em qualquer desses corações encontrarás Castro Alves.
Dá-me agora tua mão direita, ouve o abc do
poeta.
Jorge
Amado, ABC de Castro Alves (1941)
Questão
nº 09 - Assinale a alternativa correta.
a)
O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de
Castro Alves.
b)
O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária
de Castro Alves.
c)
Ao recorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como
o poeta romântico viveu solitário e casto.
d)
Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente
textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado.
e)
As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma
vez que os autores pertencem à mesma escola literária.
Questão
nº 10 - Sobre a segunda fase do Modernismo brasileiro, a qual é vinculado Jorge
Amado, é INCORRETO afirmar que
a)
a prosa foi afetada pelas crises sociais, econômicas e pela instabilidade política.
b)
concedeu destaque para a luta a favor da abolição da escravidão negra, tema presente
na maioria das produções poéticas do período.
c)
os romances do período são documentos da realidade brasileira, destacando as
tensões entre o eu e o mundo no qual este se situa.
d)
aproveitou as conquistas literárias obtidas pela geração de 1922.
e)
utilizou vocabulário de linguagens regionais típicas, conferindo um tom peculiar
a uma literatura de caráter social.
Questão
nº 11 - Sobre a poesia de Castro Alves, como se observa nos versos de O Navio
Negreiro citados abaixo, é correto afirmar que
a)
a mulher é idealizada e intocável, como se observa em Outras moças, mas nuas e
espantadas,/No turbilhão de espectros arrastadas.
b)
o ufanismo é um dos traços característicos, como se observa em Existe um povo
que a bandeira empresta / P’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
c)
a natureza brasileira é retratada de forma pacífica, como se observa em Astros!
noites! tempestades! / Rolai das imensidades! / Varrei os mares, tufão!...
d)
o byronismo é um dos traços característicos, como se observa em Homens do mar!
ó rudes marinheiros, / Tostados pelo sol dos quatro mundos!
e)
a exposição da opressão contra os negros é um dos traços característicos, como
se observa em Tinir de ferros... estalar de açoite.../Legiões de homens negros
como a noite,/ Horrendos a dançar...GABARITO:
01 - D 02 - E 03 - D 04 - B 05 - A 06 - C 07 - E 08 - A 09 - B 10 - B 11 - E
Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário