ENEM 2010
Questão
96
As
diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às
variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a
linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é
a)
a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b)
a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
c)
o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.
d)
o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e)
a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
Gabarito:
C
Questão
97
A biosfera, que reúne todos os ambientes
onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas
ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro
dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
Duarte,
M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina
no texto a função da linguagem
A
emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B
fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C
poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D
conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E
referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Questão
98
Câncer
21/06 a 21/07
O
eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo
de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área
gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado,
pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”.
Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há
preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se:
palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida
amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando
as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olha além das questões
materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista
Cláudia. N.7, ano 48, jul. 2009.
O
reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função
social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum
relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos
elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é
A
vender um produto anunciado.
B
informar sobre astronomia.
C
ensinar os cuidados com a saúde.
D
expor a opinião de leitores em um jornal.
E
aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
Questão
99
S.O.S
Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um
jeito muito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua
com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são
dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o
entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino
restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com
situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto
distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem
sempre nos damos conta disso.
S.O.S
Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n. 231, abr. 2010 (fragmento
adaptado).
O
assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em
uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse
tipo de texto, identificam-se as marcas linguísticas próprias do uso
A
regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
B
literário, pela conformidade com as normas da gramática.
C
técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
D
coloquial, por meio do registro de informalidade.
E
oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.
Questão
100
MOSTRE
QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM
JUROS
Campanha
publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época, N. 424, 03 jul. 2006.
Ao
circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem,
assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto
em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A
influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao
consumo.
B
definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo
exagerado.
C
defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo
poder aquisitivo.
D
facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais
economicamente desfavorecidas.
E
questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais
moderna.
Questão
101
Testes
Dia desses resolvi
fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era
tentador: “O que Freud diria de você”. Uau. Respondi a todas as perguntas e o
resultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os
doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu
amadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei
radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise,
e ele acertou na mosca.
Estava com tempo
sobrando, e curiosidade e algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste
e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas
alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui
conferir o resultado, que dizia o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância
a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual
para seu amadurecimento”.
MEDEIROS, M. Doidas
e santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado).
Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os
usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho:
a) “Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a
ver”.
b) “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze
anos”.
c) “Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site
da internet”.
d) “Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o
seguinte”.
e) “Fiquei
radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”.
Questão
102
Na busca constante pela sua evolução, o
ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas
últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram
obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo
um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do
concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente,
retratando os personagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e
histórias cheias de vigor.
RAZOUK,
J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf. 2003.
Atualmente,
os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e até ilustrações de
livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas,
como na seguinte imagem:
A
Romero Brito. “Gisele e Tom”.
B Andy Warhol.
“Michael Jackson”.
C Funny Filez. “Monabean”.
D Andy Warhol.
“Marlyn Monroe”.
Pablo Picasso. “Retrato de
Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”.
Questão
103
Transtorno
do comer compulsivo
O transtorno do comer compulsivo vem sendo
reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de
ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia
nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos
compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de
controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são
obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada
para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é
encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo
mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas
que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de
transtorno do comer compulsivo.
Disponível
em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).
Considerando
as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de
A
descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
B
narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
C
aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
D
expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
E
encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.
Questão
104
A gentileza é algo difícil de ser ensinado
e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas
fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se
interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude
desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais
prosaicas.
SIMURRO,
S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br.
Acesso
em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No
texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A
argumentação construída
A
apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência.
B
descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas.
C
indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada.
D
enumera fatos sucessivos em uma relação temporal.
E
mostra oposição e acrescenta ideias.
Questão
105
Disponível
em: Acesso em: 01 set. 2010.
O
desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de
treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento.
A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é
A
a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em
movimentação de intensidade máxima.
B
a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável
período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
C
a flexibilidade, que permite a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais
articulações, sem causar lesões.
D
a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com
mudanças de direção.
E
o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o
objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.
Questão
106
O folclore é o retrato da cultura de um
povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura
regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a
cultura de outras regiões é conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é
enriquecer a própria cultura.
BREGOLATO,
R. A Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.
As
manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo
que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa-se identificar como
dança folclórica brasileira
A
o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história
envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
B
a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações
de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
C
o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia
santos através de música, cantos e dança.
D
o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais
para contar uma história em forma de espetáculo.
E
o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o
objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.
Questão
107
Carnavália
Repique
tocou
O
surdo escutou
***
Cuíca
gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]
***
Tribalistas,
2002 (fragmento).
No
terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba +
tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de
samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o
coração no ritmo da percussão.
A
estrangeirismo, uso de elementos linguísticos originados em outras línguas e
representativos de outras culturas.
B
neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema
da língua disponibiliza.
C
gíria, que compõe uma linguagem originada em determinado grupo social e que
pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla.
D
regionalismo, por ser palavra característica de ***
E
termo técnico, dado que designa elemento de área *** de atividade.
Questão
108
***
História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.
***
naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet,
Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição
artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores
atentos da natureza, esses artistas passaram a retratar, em suas obras, as
cores que idealizavam de ***
usar
mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que
***
representado.
retratar
paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por
eles idealizadas.
usar
pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem
misturá-las antes na paleta.
usar
as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram
realizadas no Renascimento.
Questão
109
O
Chat e sua linguagem virtual
O significado da palavra chat vem do
inglês e quer dizer “conversa” Essa conversa acontece em tempo real, e, para
isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo,
o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a
opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, identificar
e iniciar a conversa. Geralmente, as seis salas são divididas por assuntos,
como educação, cinema, esporte, música, sexo, entre outros. Para entrar, é
necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o
participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não
existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade
de quem está acessando, facilitando que crianças e adolescentes acessem salas
com conteúdos inadequados para sua faixa etária.
AMARAL,
S. Internet: novos valores e novos comportamentos. A leitura nos oceanos da
internet. São Paulo: Cortez, 2003. (adaptado).
Segundo
o texto, o chat proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem
específica, uma vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos
diferenciados de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de
comunicação porque
A
possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos
indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da
comunicação em tempo real.
B
disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas
pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por
autoridades no assunto.
C
seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão
distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a
ferramenta.
D
garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça
aberto,
independente
da disposição de cada participante.
E
limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim
de garantir a qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
Questão
110
Texto
I
Época.
12 out. 2009 (adaptado).
Texto
II
CONEXÃO
SEM FIO NO BRASIL
Onde
haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle
Época.
12 out. 2009.
A
capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o
lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações
referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e
informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos,
infere-se que o advento do livro digital no Brasil
A
possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes
restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição
virtual.
B
criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra
na insuficiência de acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda
deficiente no país.
C
fará com que os livros impressos tornem-se obsoletos, em razão da diminuição
dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.
D
garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em
consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de
leitura e acesso à informação.
E
impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que
as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das
adversidades geopolíticas.
Questão
111
Texto
I
Sob
o olhar do Twitter
Vivemos a era da exposição e do
compartilhamento.
Público e privado começam a se confundir.
A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer.
O trecho acima tem 140 caracteres exatos.
É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. Não é fácil esse
tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo
todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques ou
pouco mais. Também é comum enviar e-mails, deixar recados no Orkut, falar com
as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber *** conectados.
Superconectados, na verdade, de várias formas.
[...] O mais recente exemplo de demanda
por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de
troca de mensagens pela internet. O Twitter
pode
ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140
toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet como os
textos de blogs. Em vez de seguir apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN,
a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” – gente que acompanha o
emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores.
MARTINS,
I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009. (fragmento adaptado)
Texto
II
MARTINS,
I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009.
Da
comparação entre os textos, depreende-se que o texto II constitui um passo a
passo para interferir no comportamento dos usuários, dirigindo-se diretamente
aos leitores, e o texto I
A
adverte os leitores de que a internet pode transformar-se em um problema porque
expõe a vida dos usuários e, por isso, precisa ser investigada.
B
ensina aos leitores os procedimentos necessários para que as pessoas conheçam,
em profundidade, os principais meios de comunicação da atualidade.
C
exemplifica e explica o novo serviço global de mensagens rápidas que desafia os
hábitos de comunicação e reinventa o conceito de privacidade.
D
procura esclarecer os leitores a respeito dos perigos que o uso do Twitter pode
representar nas relações de trabalho e também no plano pessoal.
E
apresenta uma enquete sobre as redes sociais mais usadas na atualidade e mostra
que o Twitter é preferido entre a maioria dos internautas.
Questão
112
O
dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do Ibama para combater a
pesca ilegal na divisa entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou
110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os
peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade econômica
da região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de
extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e
doadas para instituições de caridade.
Época.
23 mar. 2009 (adaptado).
A
notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,
A
apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
B
tem um título que resume o conteúdo do texto.
C
informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
D
dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação
do Ibama.
E
introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do
meio ambiente.
Questão
113
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista,
contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e
ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de
um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D.
Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior
escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela
madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na
escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível
em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando
os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de
A
fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida
de um renomado escritor.
B
representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus
trabalhos e vida cotidiana.
C
explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa,
destacando como tema seus principais feitos.
D
questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica,
ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
E
apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem
tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.
Questão
114
A
Herança Cultural da Inquisição
A Inquisição gerou uma série de comportamentos
humanos defensivos na população da época, especialmente por ter perdurado na
Espanha e em Portugal durante quase 300 anos, ou no mínimo quinze gerações.
Embora a Inquisição tenha terminado há
mais de um século, a pergunta que fiz a vários sociólogos, historiadores e
psicólogos era se alguns desses comportamentos culturais não poderiam ter-se
perpetuado entre nós.
Na maioria, as respostas foram negativas,
ou seja, embora alterasse sem dúvida o comportamento da época, nenhum
comportamento permanece tanto tempo depois, sem reforço ou estímulo continuado.
Não sou psicólogo nem sociólogo para discordar, mas tenho a impressão de que
existem alguns comportamentos estranhos na sociedade brasileira, e que fazem
sentido se você os considerar resquícios da era da Inquisição. [...]
KANITZ,
S. A Herança Cultural da Inquisição. In: Revista Veja. Ano 38, nº 5, 2 fev.
2005 (fragmento).
Considerando-se
o posicionamento do autor do fragmento a respeito de comportamentos humanos, o
texto
A
enfatiza a herança da Inquisição em comportamentos culturais observados em
Portugal e na Espanha.
B
contesta sociólogos, psicólogos e historiadores sobre a manutenção de
comportamentos gerados pela Inquisição.
C
contrapõe argumentos de historiadores e sociólogos a respeito de comportamentos
culturais inquisidores.
D
relativiza comportamentos originados na Inquisição e observados na sociedade
brasileira.
E
questiona a existência de comportamentos culturais brasileiros marcados pela
herança da Inquisição.
Questão
115
Resta saber o que ficou das línguas indígenas
no português do Brasil. Serafim da Silva Neto afirma: “ No português brasileiro
não há, positivamente, influência das línguas africanas ou ameríndias”.
Todavia, é difícil de aceitar que um longo período de bilinguismo de dois
séculos não deixasse marcas no português do Brasil.
ELIA,
S. Fundamentos Histórico-Linguísticos do Português do Brasil. Rio de Janeiro:
Lucerna,
2003 (adaptado).
No
final do século XVIII, no norte do Egito, foi descoberta a Pedra de Roseta, que
continha um texto escrito em egípcio antigo, uma versão desse texto chamada “demótico”,
e o mesmo texto escrito em grego. Até então, a antiga escrita egípcia não
estava decifrada. O inglês Thomas Young estudou o objeto e fez algumas
descobertas como, por exemplo, a direção em que a leitura deveria ser feita.
Mais tarde, o francês Jean-François Champollion voltou a estudá-la e conseguiu
decifrar a antiga escrita egípcia a partir do grego, provando que, na verdade,
o grego era a língua original do texto e que o egípcio era uma tradução.
Com
base na leitura dos textos conclui-se, sobre as línguas, que
A
cada língua é única e intraduzível.
B
elementos de uma língua são preservados, ainda que não haja mais falantes dessa
língua.
C
a língua escrita de determinado grupo desaparece quando a sociedade que a
produzia é extinta.
D
o egípcio antigo e o grego apresentam a mesma estrutura gramatical, assim como
as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.
E
o egípcio e o grego apresentavam letras e palavras similares, o que
possibilitou a comparação linguística, o mesmo que aconteceu com as línguas
indígenas brasileiras e o português do Brasil.
Questão
116
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa
verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados,
instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão
enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos
poucos pagando. Mas o vento batendo
nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e
enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as
sementes que tinha na mão, não outras, mas
essas apenas.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de
Janeiro: Rocco, 1998.
A
autora emprega por duas vezes o conectivo mas
no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e
funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas
A
expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
B
quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da
frase.
C
ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
D
contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
E
assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.
Questão
117
A
Internet que você faz
Uma pequena invenção, a Wikipédia, mudou o
jeito de lidarmos com informações na rede. Trata-se de uma enciclopédia virtual
colaborativa, que é feita e atualizada por qualquer internauta que tenha algo a
contribuir. Em resumo: é como se você imprimisse uma nova página para a
publicação desatualizada que encontrou na biblioteca.
Antigamente, quando precisávamos de alguma
confiável, tínhamos a enciclopédia como fonte segura de pesquisa para
trabalhos, estudos e pesquisa em geral. Contudo, a novidade trazida pela
Wikipédia nos coloca em uma nova circunstância, em que não podemos confiar
integralmente no que lemos.
Por ter como lema principal a escritura
coletiva, seus textos trazem informações que podem ser editadas e reeditadas
por pessoas do mundo inteiro. Ou seja, a relevância da informação não é
determinada pela tradição cultural, como nas antigas enciclopédias, mas pela
dinâmica da mídia.
Assim, questiona-se a possibilidade de
serem encontradas informações corretas entre sabotagens deliberadas e
contribuições erradas.
NÉO,
A. et al. A internet que você faz. In: Revista PENSE! Secretária de Educação do
Estado do Ceará. Ano 2, n. 3, mar-abr. 2010 (adaptado).
As
novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como a Wikipédia, têm trazido inovações
que impactaram significativamente a sociedade. A respeito desse assunto, o
texto apresentado mostra que a falta de confiança na veracidade dos conteúdos
registrados na Wikipédia
A
acontece pelo fato de sua construção coletiva possibilitar a edição e reedição
das informações por qualquer pessoa no mundo inteiro.
B
limita a disseminação do saber, apesar do crescente número de acessos ao site
que a abriga, por falta de legitimidade.
C
ocorre pela facilidade de acesso à página, o que torna a informação vulnerável,
ou seja, pela dinâmica da mídia.
D
ressalta a crescente busca das enciclopédias impressas para as pesquisas
escolares.
E
revela o desconhecimento do usuário, impedindo-o de formar um juízo de valor
sobre as informações.
Questão
118
Texto
I
Logo depois transferiram para o trapiche o
depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas
entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos,
moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos
dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e
dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à
chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos
navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...
AMADO,
J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto
II
À margem esquerda do rio Belém, nos fundos
do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes.
Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e
pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.
TREVISAN,
D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009
(fragmento).
Sob
diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem
literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,
A
a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados.
B
a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens.
C
o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.
D
o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão.
E
a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.
Questão
119
Soneto
Já
da morte o palor me cobre o rosto,
Nos
lábios meus o alento desfalece,
Surda
agonia o coração fenece,
E
devora meu ser mortal desgosto!
Do
leito embalde no macio encosto
Tento
o sono reter!... já esmorece
O
corpo exausto que o repouso esquece...
Eis
o estado em que a mágoa me tem posto!
O
adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem
que insano do viver me prive
E
tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me
a esperança com que o ser mantive!
Volve
ao amante os olhos por piedade,
Olhos
por quem viveu quem já não vive!
AZEVEDO,
A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O
núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém
configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento
desse lirismo é
A
a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
B
a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
C
o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
D
o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
E
o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
QUESTÃO
120
O
voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas
competições esportivas, nos jogos escolares e na recreação. Nesse esporte, os
praticantes utilizam alguns movimentos específicos como: saque, manchete,
bloqueio, toque, entre outros. Na sequência de imagens, identificam-se os
movimentos de
A
sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar a cortada como forma
de ataque.
B
arremessar a bola, tocar para passar a bola ao levantador e bloquear como forma
de ataque.
C
tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para
atacar.
D
passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a
manchete para defender.
E
cortar como forma de ataque, passar a bola para defender e bloquear como forma
de ataque.
QUESTÃO
121
Questão 122
Texto
I
O chamado “fumante passivo” é aquele
indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao
seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma
coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.
O fumo passivo é um problema de saúde
pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas
estão expostas à fumaça “de segunda mão”, enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos
não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia
informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no
país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.
Disponível
em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).
Disponível
em: http://rickjaimecomics.blogspot.com. Acesso em: 27 abr.2010.
Ao
abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que
A)
a quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de
nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes.
B)
para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar
as estatísticas de fumo passivo.
C)
a conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade
de cada indivíduo e garantir a saúde de todos.
D)
os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão
sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo.
E)
o fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante,
portanto depende dele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao
fumo.
Gabarito:
D
Questão
123
“Todas
as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador
Dalí.”
NÉRET,
G. Salvador Dalí. Taschen, 1996.
Assim escreveu o pintor dos “relógios
moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao
general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi
afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma,
Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos
estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse
método era constituído por textos visuais que demonstram imagens
A
do fantástico, impregnado de civismo pelo governo espanhol, em que a busca pela
emoção e pela dramaticidade desenvolveram um estilo incomparável.
B
do onírico, que misturava sonho com realidade e interagia refletindo a unidade
entre o consciente e o inconsciente como um universo único ou pessoal.
C
da linha inflexível da razão, dando vazão a uma forma de produção despojada no
traço, na temática e nas formas vinculadas ao real.
D
do reflexo que, apesar do termo “paranoico”, possui sobriedade e elegância
advindas de uma técnica de cores discretas e desenhos precisos.
E
da expressão e intensidade entre o consciente e a liberdade, declarando o amor
pela forma de conduzir o enredo histórico dos personagens retratados.
Questão
124
Choque
a 36 000 km/h
A faixa que vai de 160 quilômetros de
altitude em volta da terra assemelha-se a uma avenida congestionada onde orbitam
3 000 satélites ativos. Eles disputam espaço com 17 000 fragmentos de artefatos
lançados pela Terra e que se desmancharam – foguetes, satélites desativados e
até ferramentas perdidas por astronautas. Com um tráfego celeste tão intenso,
era questão de tempo para que acontecesse um acidente de grandes proporções,
como o da semana passada. Na terça-feira, dois satélites em órbita desde os
anos 90 colidiram em um ponto de 790 quilômetros acima da Sibéria. A trombada
dos satélites chama a atenção para os riscos que oferece a montanha de lixo
espacial em órbita. Como os objetos viajam a grande velocidade, mesmo um
pequeno fragmento de 10 centímetros poderia causar estragos consideráveis no
telescópio Hubble ou na estação espacial Internacional — nesse caso pondo em
risco a vida dos astronautas que lá trabalham.
Revista
Veja. 18 set. 2009 (adaptado).
Levando-se
em consideração os elementos constitutivos de um texto jornalístico, infere-se
que o autor teve como objetivo
A
exaltar o emprego da linguagem figurada.
B
criar suspense e despertar temor no leitor.
C
influenciar a opinião dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas
de seu posicionamento.
D
induzir o leitor a pensar que os satélites naturais representam um grande
perigo para toda a humanidade.
E
exercitar a ironia ao empregar “avenida congestionada”; “tráfego celeste tão
intenso”; “montanha de lixo”.
Texto
para as questões 125 e 126
A
carreira do crime
Estudo feito por pesquisadores da Fundação
Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas
cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar
as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades
que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.
O tráfico oferece aos jovens de
escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino
fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de
R$ 400,00 a $ 12.000. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo
dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de dez anos que
declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o ‘piso salarial’ oferecido
pelo crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R$
2.000 mensais; já na população brasileira essa taxa não ultrapassa 6%.
Tais rendimentos mostram que as políticas
sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R$ 15 mensais por aluno
matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue
aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas
aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos
estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela deliquência. No mesmo
sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado
(circo-escolas, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes,
mas não resolvem o problema.
A única maneira de reduzir a atração
exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem
esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são
elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezível. É
preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as organizações
paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o
fascínio dos salários do crime.
(Editorial.
Folha de São Paulo. 15 jan. 2003.)
Questão
125
No Editorial, o autor defende a tese de
que “as políticas sociais que procuram evitar a entrada dos jovens no tráfico
não terão chance de sucesso enquanto a remuneração oferecida pelos traficantes
for tão mais compensatória que aquela oferecida pelos programas do governo”.
Para comprovar sua tese, o autor apresenta instituições que divulgam o
crescimento de jovens no crime organizado.
A
instituições que divulgam o crescimento de jovens no crime organizado.
B
sugestões que ajudam a reduzir a atração exercida pelo crime organizado.
C
políticas sociais que impedem o aliciamento de crianças no crime organizado.
D
pesquisadores que se preocupam com os jovens envolvidos no crime organizado.
E
números que comparam os valores pagos entre os programas de governo e o crime
organizado.
Questão
126
Com
base nos argumentos do autor, o texto aponta para
A
uma denúncia de quadrilhas que se organizam em torno do narcotráfico.
B
a constatação de que o narcotráfico restringe-se aos centros urbanos.
C
a informação de que as políticas sociais compensatórias eliminarão a atividade
criminosa a longo prazo.
D
o convencimento do leitor de que para haver a superação do problema do
narcotráfico é preciso aumentar a ação policial.
E
uma exposição numérica realizada com o fim de mostrar que o negócio do
narcotráfico é vantajoso e sem riscos.
Questão
127
Venho solicitar a clarividente atenção de
Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está prestes a
desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente,
ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo-as para
se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que a mulher
não poderá praticar este esporte violento sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológico
das suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs a ser mãe. Ao que
dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez
quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se
constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável que em
todo o Brasil estejam organizados uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja:
200 núcleos destroçados da saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão
presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos rudes e
extravagantes.
Coluna
Pênalti. Carta Capital. 28 abr. 2010.
O
trecho é parte de uma carta de um cidadão brasileiro, José Fuzeira,
encaminhada, em abril de 1940, ao presidente da República Getúlio Vargas. As
opções linguísticas de mostram que seu texto foi elaborado em linguagem
A
regional, adequada à troca de informações na situação apresentada.
B
jurídica, exigida pelo tema relacionado ao domínio do futebol.
C
coloquial, considerando-se que ele era um cidadão brasileiro comum.
D
culta, adequando-se ao seu interlocutor e à situação de comunicação.
E
informal, pressupondo o grau de escolaridade de seu interlocutor.
Questão
128
Negrinha
Negrinha era uma pobre órfã de sete anos.
Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera
na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos
escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que
a patroa não gostava de crianças.
Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica,
dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo
reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala
de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências,
discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma – “dama de grandes virtudes
apostólicas”, esteio da religião e da moral”, dizia o reverendo.
Ótima, a dona Inácia.
Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe
os nervos em carne viva.
[...]
A excelente dona Inácia era mestra na arte
de judiar de crianças. Vinha da escravidão, fora senhora de escravos – e
daquelas ferozes, amigas de ouvir cantar o bolo e estalar o bacalhau. Nunca se
fizera ao regime novo – essa indecência de negro igual.
LOBATO,
M. Negrinha. In: MORICONE, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio
de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).
A
narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa
contradição infere-se, no contexto, pela
A
falta de aproximação entre a menina e a senhora, preocupada com as amigas.
B
receptividade da senhora para com os padres, mas deselegante para com as
beatas.
C
ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças.
D
resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final
do texto.
E
rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos.
Questão
129
Capítulo
III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na
xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja,
que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não
gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e
assim se explica este par de figuras que aqui está na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja, - primor
de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era
espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano;
por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e
não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu,
demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O
seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem o
pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros
serviços.
ASSIS,
M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro. Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas
Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No
fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização
de sua abordagem reside
A
no conflito entre o passado pobre e o presente rico, que simboliza o triunfo da
aparência sobre a essência.
B
no sentimento de nostalgia do passado devido à substituição da mão de obra
escrava pela dos imigrantes.
C
na referência a Fausto e Mefistófeles, que representam o desejo de eternização
de Rubião.
D
na admiração dos metais por parte de Rubião, que metaforicamente representam a
durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho.
E
na resistência de Rubião aos criados estrangeiros, que reproduz o sentimento de
xenofobia.
Questão
130
O Flamengo começou a partida no ataque,
enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar
lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo
com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de
chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente
da sua área.
No entanto, na primeira chance
rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra
rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e
cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da
defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a
0.
Disponível
em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).
O
texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado
em 2009, contém vários conectivos, sendo que
A
após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter
rebatido a bola de cabeça.
B
enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis
para serem aplicadas no jogo.
C
no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo
em ordem cronológica de ocorrência.
D
mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade
não é algo naturalmente esperado.
E
por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo
motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.
Questão
131
Segundo
pesquisas recentes, é irrelevante a diferença entre sexos para se avaliar a
inteligência. Com relação às tendências para áreas do conhecimento, por sexo,
levando em conta a matrícula em cursos universitários brasileiros, as
informações do gráfico asseguram que
A
os homens estão matriculados em menor proporção em cursos de Matemática que em
Medicina por lidarem melhor com pessoas.
B
as mulheres estão matriculadas em maior percentual em cursos que exigem
capacidade de compreensão dos seres humanos.
C
as mulheres estão matriculadas em percentual maior em Física que em Mineração
por tenderem a trabalhar melhor com abstrações.
D
os homens e as mulheres estão matriculados na mesma proporção em cursos que
exigem habilidades semelhantes na mesma área.
E
as mulheres estão matriculadas em menor número em Psicologia por sua habilidade
de lidarem melhor com coisas que com sujeitos.
Questão
132
Após estudar na Europa, Anita Malfatti
retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional no início do
século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta
para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de
Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura
brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas
A
buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias,
valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
B
defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma
irrestrita, afetando a criação artística nacional.
C
representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo
como finalidade a prática educativa.
D
mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma
liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
E
buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de
temas abordados.
Questão
133
É muito raro que um novo modo de
comunicação ou de expressão suplante completamente os anteriores. Fala-se menos
desde que a escrita foi inventada? Claro que não. Contudo, a função da palavra
viva mudou, uma parte de suas missões nas culturas puramente orais tendo sido
preenchida pela escrita: transmissão dos conhecimentos e das narrativas,
estabelecimento de contratos, realização dos principais atos rituais ou sociais
etc. Novos estilos de conhecimento (o conhecimento “teórico”, por exemplo) e
novos gêneros (o código de leis, o romance etc.) surgiram. A escrita não fez
com que a palavra desaparecesse, ela complexificou e reorganizou o sistema da comunicação
e da memória social.
A fotografia substituiu a pintura? Não,
ainda há pintores ativos. As pessoas continuam, mais do que nunca, a visitar
museus, exposições e galerias, compram as obras dos artistas para pendurá-las
em casa. Em contrapartida, é verdade que os pintores, os desenhistas, os
gravadores, os escutores não são mais – como foram até o século XIX – os únicos
produtores de imagens.
Levy,
P. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34, 1999
(fragmento).
A
substituição pura e simples do antigo pelo novo ou do natural pelo técnico tem
sido motivo de preocupação de muita gente. O texto encaminha uma discussão em
torno desse temor ao
A
considerar as relações entre o conhecimento teórico e o conhecimento empírico e
acrescenta que novos gêneros textuais surgiram com o progresso.
B
observar que a língua escrita não é uma transcrição fiel da língua oral e
explica que as palavras devem ser utilizadas para preservar a tradição.
C
perguntar sobre a razão das pessoas visitarem museus, exposições etc., e
reafirma que os fotógrafos são os únicos responsáveis pela produção de obras de
arte.
D
reconhecer que as pessoas temem que o avanço dos meios de comunicação,
inclusive on-line, substitua o homem e leve alguns profissionais ao
esquecimento.
E
revelar o receio das pessoas em experimentar novos meios de comunicação, com
medo de sentirem retrógradas.
Questão
134
Texto
I
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza
toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não
tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é
partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e
iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor
e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o
amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único
que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas.
RIO,
J. A rua. In: A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras,
2008 (fragmento).
Texto
II
A rua dava-lhe uma força de fisionomia,
mais consciência dela. Como se sentia estar no seu reino, na região em que era
rainha e imperatriz. O olhar cobiçoso dos homens e o de inveja das mulheres
acabavam o sentimento de sua personalidade, exaltavam-no até. Dirigiu-se para a
rua do Catete com o seu passo miúdo e sólido. [...] No caminho trocou
cumprimento com as raparigas pobres de uma casa de cômodos da vizinhança.
[...] E debaixo dos olhares maravilhados
das pobres raparigas, ela continuou o seu caminho, arrepanhando a saia,
satisfeita que nem uma duquesa atravessando os seus domínios.
BARRETO,
L. Um e outro. In: Clara dos Anjos. Rio de Janeiro. Editora Mérito (fragmento).
A
experiência urbana é um tema recorrente em crônicas, contos e romances do final
do século XIX e início do XX, muitos dos quais elegem a rua para explorar essa
experiência. Nos fragmentos I e II, a rua é vista, respectivamente, como lugar
que
A
desperta sensações contraditórias e desejo de reconhecimento.
B
favorece o cultivo da intimidade e a exposição dos dotes físicos.
C
possibilita vínculos pessoais duradouros e encontros casuais.
D
propicia o sentido de comunidade e a exibição pessoal.
E
promove o anonimato e a segregação social.
Questão
135
Fora
da ordem
Em 1588, o engenheiro militar italiano
Agostinho Romelli publicou Le Diverse et
Artificiose Machine, no qual descrevia uma máquina de ler livros. Montada
para girar verticalmente, como uma roda de hamster, a invenção permitia que o
leitor fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira.
Hoje podemos alternar entre documentos com
muito mais facilidade – um clique no mouse é suficiente para acessarmos
imagens, textos, vídeos e sons instantaneamente. Para isso, usamos o
computador, e principalmente a internet – tecnologias que não estavam
disponíveis no Renascimento, época em que Romelli viveu.
BERCITO,
D. Revista Língua Portuguesa. Ano II. N. 14.
O
inventor italiano antecipou, no século XVI, um dos princípios definidores do
hipertexto: a quebra de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao
texto conforme o interesse do leitor.
Além
de ser característica essencial da internet, do ponto de vista da produção do
texto, a hipertextualidade se manifesta também em textos impressos, como
A
dicionários, pois a forma do texto dá liberdade de acesso à informação.
B
documentários, pois o autor faz uma seleção dos fatos e das imagens.
C
relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua percepção dos fatos.
D
editoriais, pois o editorialista faz uma abordagem detalhada dos fatos.
E
romances românticos, pois os eventos ocorrem em diversos cenários.
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