Tema de redação - UERN 2008
ORIENTAÇÕES GERAIS
A
Prova de Redação constará de uma produção textual de caráter predominantemente
dissertativo-argumentativo baseada no tema proposto.
—
Será
atribuída nota ZERO à redação que se enquadre em qualquer um dos seguintes
itens:
a)
Não desenvolvimento pelo candidato do tema proposto;
b)
Não identificação (assinatura) do candidato no local especificado;
c)
Identificação do candidato, sob qualquer forma, fora do local especificado;
d)
Escrita ilegível ou em letra de fôrma;
e)
Escrita a lápis ou a caneta esferográfica com tinta de cor que não seja azul ou
preta;
f)
Escrita em outra língua que não seja a portuguesa.
—
A
correção da Prova de Redação considerará apenas a folha específica, não tendo
nenhum valor qualquer texto escrito em outro local da Prova ou em espaços para
rascunhos.
—
Para o
desenvolvimento do tema, na Prova de Redação, deverão ser considerados os
seguintes aspectos: relação com o tema proposto, ordenação lógica das idéias,
consistência argumentativa, adequação vocabular e fidelidade ao registro culto
da Língua Portuguesa.
—
A Redação será corrigida em obediência aos
seguintes critérios:
I. CONTEÚDO: análise das idéias
apresentadas no texto, observando-se a relevância e a consistência dos
argumentos utilizados, a coerência e a progressão textuais, além do senso
crítico do candidato. Valor máximo: 50 (cinqüenta) pontos.
II. ESTRUTURA: a redação apresentada
pelo candidato deverá ser desenvolvida de forma dissertativa argumentativa, devendo
constituir-se de um conjunto articulado de idéias relacionadas a um tema
proposto. Valor máximo: 20 (vinte) pontos.
III. EXPRESSÃO: atenção máxima à
contribuição ideativa do candidato, avaliando, ao mesmo tempo, a sua adequação vocabular
ao tema, aspectos ortográficos e aspectos gramaticais. Valor máximo: 20 (vinte)
pontos.
—
O candidato deverá verificar se os dados constantes na Folha de
Redação (nome do candidato, número de inscrição) estão corretos e, em caso de
divergência, comunicar o fato, imediatamente, ao fiscal.
—
O
candidato deverá assinar a Folha de Redação, no espaço reservado. A Folha de
Redação é insubstituível, não poderá ser rasurada, dobrada, amassada ou
danificada.
— O candidato poderá usar como folha de
rascunho o verso desta.
TEMA PROPOSTO:
Com base no mesmo artigo que compara a
educação brasileira com a finlandesa, utilizado nas questões 18, 19 e 20 da
Prova de Língua Portuguesa e infratranscrito, produza um texto dissertativo –
argumentativo expondo suas reflexões sobre:
“A educação brasileira, causas e consequências da deficiência:
como fazer a excelência.”
A melhor escola do mundo (fragmento)
(...) Apesar do despojamento, as
escolas finlandesas lideram o ranking do Pisa, a mais abrangente avaliação
internacional de educação, feita pela Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE). O último teste, em 2006, foi aplicado em
400000 alunos de 57 países. O Brasil disputa as últimas posições com países
como Tunísia e Indonésia. O segredo da boa educação finlandesa realmente não
está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer
sistema educacional. A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de
música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de
professores. O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino
básico.
Dar ênfase à qualidade dos professores
foi um dos primeiros passos da reforma educacional que o país implementou a
partir dos anos 70, e é nesse quesito que a Finlândia mais tem a ensinar ao
Brasil. Quarenta anos atrás, metade da população finlandesa vivia na zona
rural. A economia era dependente das flutuações do preço da madeira, já que 55%
das exportações vinham da indústria florestal. Além dos bosques que cobrem 75%
do território, o país só tinha a oferecer sua mão-de-obra barata. Os
finlandeses emigravam em massa para vizinhos ricos, como a Suécia, em busca de
melhores condições de vida. Preocupados com a má qualidade das escolas
públicas, os pais estavam transferindo os filhos para instituições privadas de
ensino. Em alguns desses aspectos, a Finlândia se parecia com o Brasil. A
reforma educacional colocou a qualificação dos professores a cargo das
universidades, com duração de cinco anos. (...)
(FAVARO,
Thomas/Revista Veja, 20/02/08)
Solicite as apostilas do blog Veredas da Língua pelo e-mail mau_fernandes1@yahoo.com.br
PREPARE-SE PARA OS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS. ADQUIRA AGORA MESMO O PROGRAMA 500 TEMAS DE REDAÇÃO!
|
|
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário