Seguidores

terça-feira, 4 de abril de 2017

Tema de redação – UNIFENAS – 2014

Tema de redação – UNIFENAS – 2014


Em seu primeiro compromisso internacional, o papa Francisco deixou o Vaticano e aportou no Brasil, onde, nos fins de julho e começo de agosto, presidiu a 3º Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Durante sua estada no país, Sua Santidade reinou absoluto no coração da maioria dos brasileiros, que ficou refém de sua simpatia e de seu carisma aqui confirmados de sobra. Ninguém, incluindo a mídia, economizou adjetivos: cativante, doce, gentil, sensível, afetuoso, bondoso, sábio, simples, humilde, humano, “fofo”, entre tantos outros. Para a revista Veja (edição de 31 de julho), Francisco “arrebatou os brasileiros com pronunciamentos a um só tempo leves e profundos”, numa espécie de “retórica da honestidade”. A mesma publicação (edição de 7 de agosto), ao reportar a viagem de volta do Sumo Pontífice a Roma, destaca a sua conversa, marcada por certa informalidade, com os jornalistas, e durante a qual não houve assunto proibido: do lobby gay ao aborto, passando pelo papel da mulher na Igreja.
]
Reflita sobre o que você leu ou ouviu a respeito da visita do papa Francisco ao Brasil, para, em seguida, elaborar um texto dissertativo/argumentativo que responda às seguintes indagações: A visita de Sua Santidade deixou algum legado aos católicos (ou às pessoas de modo geral)? Será capaz de mudar o comportamento da Igreja? Acena para alguma alteração na milenar doutrina católica?

Instruções: Deixe bem clara a divisão do texto em suas fases tradicionais: introdução (apresentação da tese), argumentação (desenvolvimento da tese) e conclusão. Adote a terceira pessoa e dê à redação um título breve e sugestivo.

Lembrete: Nessa redação você não deve expor fatos (já bastante divulgados e conhecidos de todos), mas mostrar seu ponto de vista sobre eles. Por isso, é importante partir de uma tese interessante, se possível original. Caso você não cumpra essa disposição, sua redação não será valorizada.



Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


Leia também:


Tema de redação – UNIFENAS – 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário