Seguidores

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



MÚSICA: VOZES DO SILÊNCIO - CARLINHOS BROWN







www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.

 

 

 

 

 

     

 

 




terça-feira, 17 de setembro de 2024

EXERCÍCIOS – LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA

EXERCÍCIOS – LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA

1. Transforme a linguagem das imagens abaixo de não verbal para verbal.


a) _________________________________________________
b) _________________________________________________
c) _________________________________________________
d) _________________________________________________
e) _________________________________________________
f) _________________________________________________
g) _________________________________________________
h) _________________________________________________
i) _________________________________________________
j) _________________________________________________

2. Responda V para verdadeiro e F para falso:

a) (     ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
b) (     ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem mista.
c) (     ) As placas de trânsito se utilizam só de linguagem verbal.
d) (     ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
e) (     ) A pintura é um dos exemplos de linguagem não verbal.
f) (     ) No nosso cotidiano, vemos frequentemente tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.

3. Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual alternativa representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

a) Bandeiras de impedimento 
b) Cartões vermelho e amarelo
c) Locutor do Futebol 
d) O apito do juiz

4. Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:

a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.

5. O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Na obra abaixo, o artista:


a) usa a linguagem mista para incentivar o trabalho infantil.
b) usa a linguagem verbal para estabelecer uma postura proativa da sociedade em relação ao uso de caminhões.
c) utiliza a linguagem não verbal para provocar uma reflexão sobre o trabalho infantil.
d) utiliza a linguagem mista para propor alternativas ao problema do trabalho infantil.

6. Analise as tirinhas abaixo e responda à questão.



a) Na primeira tirinha, há a presença da linguagem mista.
b) Na segunda tirinha, há somente a presença de linguagem não verbal.
c) Na primeira tirinha ocorre a linguagem não verbal e na segunda a linguagem mista.
d) Nas duas tirinhas há a presença de linguagem verbal.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2020

Tema de Redação – Cásper Líbero – 2020



REDAÇÃO

Leia o texto a seguir.

    (...) “O semiólogo francês Roland Barthes (1915-1980), em seu trabalho pioneiro de análise da mídia, sugeria que as “mitologias modernas” – tramas de novelas, trechos de filmes, episódios de séries, canções populares e rock’n’roll – estão muito mais presentes na memória, tanto individual como coletiva, do que outras formas de narrativa.

    (...) quando se leva em consideração o desenvolvimento de uma cultura vinculada à mídia desde o final do século XIX, seria possível dizer que de alguma maneira a história cultural dos séculos XX e XXI está ligada aos discursos produzidos nos e pelos meios de comunicação e à sua apropriação e ressignificação pelos indivíduos. Ao menos nas grandes cidades, seria difícil encontrar alguém nascido após 1950 que não tenha, em suas memórias pessoais, lembranças da televisão, do cinema e do rádio. O repertório das pessoas está povoado de personagens de filmes e novelas, cenas de cinema, música popular, MPB, rock’n’roll, citações de séries de televisão”.

Luís Mauro Sá Martino, “Da lógica da política à lógica da mídia: entre democracia e entretenimento”.

Proposta:

Tomando por base as ideias presentes no excerto acima, escreva um texto dissertativo em prosa no qual você apresente uma obra artística (livro, peça de teatro, HQ, filme, série, telenovela, quadro, escultura, canção...) pela qual você tenha muita admiração, descrevendo-a em linhas gerais e explicando os motivos pelos quais você a admira. Analise – por meio de argumentos construídos criticamente – o discurso que tanto o atrai nessa obra.

Observações:


1. Cuide para que seu texto não se transforme em um amontoado de frases feitas e clichês sobre o tema. Procure desenvolver um ponto de vista articulado e expressivo sobre o assunto abordado, expondo as ideias de modo coerente.
2. /O texto deve ser escrito na variante culta formal da língua portuguesa. Portanto, evite gírias e certos recursos expressivos muito informais.
3. Embora se trate de um texto dissertativo, em prosa, é plenamente possível que o candidato se expresse na 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do discurso.
4. A criatividade na forma de desenvolver a dissertação é sempre bem-vinda, desde que acompanhada de uma argumentação consistente.

Leia também:

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


 

 

 

 

 

     

 

 


terça-feira, 10 de setembro de 2024

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2020 – 1º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2020 – 1º Semestre


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Texto I

        Predomina, na atualidade, a lógica da engenharia da liofilização”, processualidade que se gestou a partir da reestruturação produtiva do capital, desencadeada nos países centrais desde meados dos anos 1970 e, no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 1980, embora, de modo significativo, ao longo da década dos 1990.

Esse movimento se caracterizou, no plano mais geral, por um lado, pela contração do trabalho estável e regulado, e, por outro, pela ampliação, em escala global, das formas desregulamentadas de trabalho precarizado, do “trabalho atípico”, de que é exemplo a infinitude de trabalhos terceirizados, part time*, subcontratados, quarteirizados” etc.

Outras formas de trabalho que frequentemente mascaram a superexploração – e mesmo autoexploração – são “empreendedorismo”, as falsas “cooperativas” e os trabalhos “voluntários”, exigidos pelo mercado de trabalho de modo compulsório, visto que se trata de requisito ”obrigatório” na difícil busca por novos empregos, o que faz com que ninguém mais consiga um emprego se seu curriculum não acusar a realização de ”trabalho voluntário”. Sem falar nos estagiários, que agora parecem fazer um pouco de tudo, quase sempre sem relação com sua formação real.

<https://tinyurl.com/y6nchqmr> Acesso em: 19.10.2019. Adaptado.

*trabalho de meio período.

Texto II

        Muito se fala sobre o empreendedorismo no Brasil e sobre a importância dele – principalmente em períodos de recessão econômica. Dados divulgados pelo governo federal informam que, anualmente, algo como 600 mil empreendimentos são abertos em âmbito nacional. Além disso, em 2016, já são mais de 1,5 milhão de microempreendedores ao longo do mapa.

O Brasil ocupa a primeira posição quando o assunto e abertura de novos empreendimentos. Uma pesquisa, realizada com base no índice da População Economicamente Ativa (PEA) e na taxa de desenvolvimento no Brasil, aponta que, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 23% para 34,5%. Pois é: algo em torno de um terço da população economicamente ativa tem o negócio próprio. Essa pesquisa aponta, ainda, que, a cada 10 brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, 3 tem um negócio ou estão trabalhando no desenvolvimento de empresas próprias.

O empreendedorismo no Brasil pode ser separado em: empreendedorismo de necessidade e empreendedorismo de oportunidade. Nos mais recentes dados divulgados, a taxa de empreendedorismo de necessidade voltou a crescer de modo expressivo (o que e um reflexo da crise econômica, fazendo com que muitos encontrem nessa condição uma forma de lucrar mesmo em períodos de recessão). Entre 2002 e 2006, o empreendedorismo de necessidade foi o líder no que se refere à abertura de novos negócios.

        Já entre 2008 e 2014, quem se destacou foi o empreendedorismo de oportunidade (que leva em consideração características como inovação, planejamento estratégico e plano de divulgação). Em 2014, só para se ter uma ideia, 71% dos empreendimentos abertos eram de oportunidade. Porém, com a crise econômica voltando a ”dar as caras” em todo o Brasil, o empreendedorismo de necessidade também ressurgiu, aparecendo em 44% dos negócios criados em 2015.

<https://tinyurl.com/yc6fdx76> Acesso em: 19.10.2019. Adaptado.

A partir da coletânea apresentada e do seu conhecimento de mundo, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

Empreendedorismo na Sociedade Brasileira do Século XXI.

Orientações

Narração explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(ns), tempo e lugar.

Dissertação selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Não assine ou se identifique na Folha de Redação.

Ao elaborar seu texto:

- Atribua um título para sua redação;

- Não o redija em versos;

- Organize-o em parágrafos;

- Empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;

- Não copie os textos apresentados na coletânea e na prova;

- Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e

- Faça um rascunho antes de passar para a Folha de Redação.


www.veredasdalingua.blogspot.com.br

Leia também:

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2018 – 1º Semestre
TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2017 – 2º Semestre
TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2017 – 1º Semestre
TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2016 – 2º Semestre
TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2016 – 1º Semestre

Leia também:

Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.