Seguidores

terça-feira, 7 de junho de 2011

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO


Chama-se Semântica o ramo da língua portuguesa que estuda o significado das palavras. Os conceitos de denotação e conotação referem-se ao uso das palavras e suas possibilidades.

Denotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido real, literal, próprio de dicionário, com significado restrito. É muito comum o uso da linguagem denotativa nos textos jornalísticos e científicos.



Na tirinha acima, as expressões estão em seu sentido denotativo, e o humor é obtido pelo enunciado do segundo quadrinho e a expressão de desaprovação de Helga, esposa de Hagar.

Conotação

A palavra está sendo utilizada em seu sentido figurado, com significação ampla. O sentido conotativo é próprio da criatividade do falante e remete às inúmeras possibilidades existentes na língua. É muito comum o uso da linguagem conotativa nos textos literários, principalmente através das figuras de linguagem.









Na tirinha acima, a expressão "pendurar a conta" está utilizando o sentido conotativo da língua.

--------------------------------------------------------------------

Vejamos alguns exemplos de frases utilizando os dois modos a partir das seguintes palavras:

ovelha – coração – traíra – mão – chave – baleia – olhos – cobras – gata – pantera


Denotação
Conotação


As ovelhas são animais gregários, sensíveis e inteligentes.
“Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada...” (Gregório de Matos)
Meu avô fará uma cirurgia no coração.
João mora no coração da Amazônia.
Pescamos várias traíras no sábado.
Sempre desconfiei de que ele fosse um traíra.
Queimei a mão ao preparar o almoço.
“Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)
Esqueci as chaves do carro em casa.
Um dia descubro a chave do seu coração.
As baleias correm sérios riscos no futuro.
O André está uma verdadeira baleia.
Seus olhos estavam lacrimejando.
Fura os olhos do tempo... (Miguel Torga)
O Instituto Butantan possui as mais diversas espécies de cobras.
Minha sogra é uma cobra.
A gata não parava de miar.
A atriz Jennifer Connely é uma gata.
Um filhote de pantera de apenas 2 semanas foi adotado por uma cadela no zoológico de Belgrado.
“Somente a ingratidão, esta pantera, foi sua companheira inseparável.” (Augusto dos Anjos)

por Prof. Maurício Fernandes da Cunha
Exercícios

Anote “D” quando o texto for predominantemente denotativo e “C” quando for conotativo.

1)      No período dos reis católicos, a Espanha empreendeu uma política de financiamento de explorações marítimas, rivalizando poder com Portugal. (___)
2)      Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado, a voz vibra e a mão escreve mar. (João Bosco / Aldir Blanc) (___)
3)      Nas tuas mãos trazias o meu mundo. Para mim dos teus gestos escorriam estrelas infinitas... (Sophia de Mello Breyner Andresen(___)
4)      Receita de bolo de cenoura
     Ingredientes
     Massa / 3 unidades de cenoura picada 
     1 xícara de óleo de soja / 3 xícaras de farinha de trigo
     2 xícaras de açúcar / 1 colher de fermento em pó (___)
5)      O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal, que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países. (___)
6)      Minh´alma de sonhar-te anda perdida, meus olhos andam cegos de te ver... (Florbela Espanca) (___)
7)      Técnico realiza treino tático e repete formação que empatou o último jogo. (___)
8)      Cuidado, as paredes têm ouvidos. (___)
9)      Ri, Coração! Tristíssimo palhaço! (Cruz e Sousa(___)
10)   Este medicamento é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses, quando complicadas por infecção secundária. (___) 

Quer conferir suas respostas? Acesse o gabarito do exercício sobre denotação e conotação.
GABARITO DO EXERCÍCIO SOBRE DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Prof. Maurício Fernandes da Cunha

Leia também:

FIGURAS DE LINGUAGEM
30 Exercícios sobre Figuras de Linguagem
Erros Comuns na Língua Portuguesa
Uso de "Se não" e "Senão"
Orações Subordinadas Adjetivas
Formas Nominais do Verbo
ENEM 2016 – PROVA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS



Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.


















Siga o blog Veredas da Língua no Instagram:

 https://www.instagram.com/veredas_da_lingua/


32 comentários:

  1. Não tem as respostas para conferir se esta certo ?

    ResponderExcluir
  2. Vc poderia me enviar as respostas, por favor?

    vivianloreti@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh eu tbm quero as respostas jah.237@live.com

      Excluir
  3. Bom dia,gostaria de receber o gabarito. Obrigado!
    E-mail:alessandros746@Gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi...Amei os exercícios! Você poderia me enviar o gabarito por favor?
    MEU E MAIL É : Raquelnsouza@yahoo.com.br
    Obrigada
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Professor,

    Gabarito, please!rs

    larissadartora_godoy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tem como vocês ou você me mandar a resposta do exercício aí, pra ver se me sair bem ou não, tá aí meu email: benhurmoraes18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de obter o gabarito. ederguimas@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Por favor, o gabarito professor!
    carlasarate@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. tambem quero o gabarito

    vinicius.gilviana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Professor,
    Podes me enviar o gabarito?

    E-mail: fran.americo.sc@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Professor,
    Podes me enviar o gabarito?

    E-mail: fran.americo.sc@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. eu tbm queria os resultados!!!

    ResponderExcluir
  13. pq n tem as respostas!!!!mdsss

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ter o gabarito por favor! natiele@outlook.com

    ResponderExcluir
  15. por favor tem como me mandar o gabarito ? luara.jessica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. me ajudo muito no trabalho de artes muito obrigado

    ResponderExcluir
  17. Vcs poderiam me passar as respostas?
    Email: Sofiaruas22@Hotimail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Anônimo18 de setembro de 2014 17:57

    Gostaria de ter o gabarito por favor! natiele@outlook.com
    Responder
    Anônimo2 de outubro de 2014 13:11

    por favor tem como me mandar o gabarito ? luara.jessica@hotmail.com
    Responder
    Anônimo13 de março de 2015 07:09

    me ajudo muito no trabalho de artes muito obrigado
    Responder
    Anônimo16 de junho de 2015 05:59

    Vcs poderiam me passar as respostas?
    Email: Sofiaruas22@Hotimail.com

    Obrigada
    Responder

    ResponderExcluir
  19. Por favor, me envie o gabarito
    limajuliii@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. por favor, envie as respostas
    estudosdalarissa@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Por favor, poderia me enviar o gabarito? Obrigada.
    isadorathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Por favor, você pode me enviar o gabarito? Obrigada.
    sillte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. pode envia a reposta para mim também.

    lilian.lima89@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bons exercícios! Complementa muito bem as atividades propostas no livro didático.

    ResponderExcluir