Seguidores

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2012 – 2º Semestre

TEMA DE REDAÇÃO – FATEC 2012 – 2º Semestre


     Dizem que estar zen é criar um espaço de equilíbrio entre corpo e mente de tal modo que aflorem atitudes positivas. Quando empregamos a palavra zen, evocamos a ideia de transcendência à própria existência, ao próprio sofrimento, à própria condição, enfim.
     Tornar o cotidiano mais leve com atitudes de tolerância e de busca pela harmonia pode ser considerada uma atitude zen.

Leia os textos a seguir e reflita sobre a concepção de zen.

Texto I - Ser zen é ser livre e saber os seus limites. É servir, cuidar, respeitar, compartilhar. Ser zen é está envolvido nos problemas da cidade, da rua, da comunidade. É oferecer soluções, ter criatividade. Ser zen é fluir com o fluir da vida.

(Monja Cohen. Disponível em ttp://www.humaniversidade.com.br/boletins/ser_zen.htm Acesso em: 12.05.2012. Adaptado.)

Texto II - Em qualquer lugar do mundo, a solução para valorizar um espaço geográfico seria a transferência do povo pobre para que megaprojetos se instalassem. Em Londres, a história não foi essa. Prédios e casas centenárias foram mantidos e convivem harmonicamente com os prédios luxuosos que lá foram erigidos. Na verdade, a comunidade local participou do projeto de implantação, inclusive não concordando com o projeto previsto para o local pelo empreendedor original. Não saiu, ficou! Não perdeu, ganhou! O bairro valorizou. Boa parte do conteúdo do projeto está relacionada ao impacto social do empreendimento. É interessante ressaltar que as dimensões das edificações foram pensadas de tal forma a não agredir os moradores locais e para tanto foram projetadas diversas escalas de prédio a partir do mais baixo, o dos locais, até o espigão do empreendimento, passando por prédios de alturas intermediárias, exatamente uma curva de Gauss.

(KLAVDIANOS, Dionyzio. Disponível em http://paraconstruir.wordpress.com/2012/03/22/viagem-a-londres-convivencia-harmonica/ Acesso em: 02.04.2012. Adaptado.)

Texto III - Um torcedor do Palmeiras foi morto na noite de domingo durante uma briga entre integrantes das torcidas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel. Ele foi baleado na cabeça e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, que provocaram perda de massa encefálica. O conflito, envolvendo cerca de 300 torcedores do Palmeiras e do Corinthians, ocorreu na zona norte da capital paulista, bem antes do clássico entre as duas equipes e distante do local do jogo, o Pacaembu, na zona oeste. Para o promotor Thales César de Oliveira, coordenador do Plano de Ação de Jogos de Futebol do Ministério Público Estadual, trata-se de uma questão de intolerância. “A nossa sociedade é, muitas vezes, intolerante com a diversidade, com opções diferentes das suas e, no futebol, isso é potencializado pela paixão que a pessoa tem, não necessariamente pelo time pelo qual torce, mas pela torcida organizada.”

(MOREIRA, Marli. Disponível em http://noticias.br.msn.com/ Acesso em: 02.04.2012. Adaptado.)

PROPOSTA

Com base nas ideias dos textos apresentados e na concepção de zen, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema:

Ações tolerantes, construção de uma nova sociedade.

Instruções:

1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.
2. Não copie os textos dados.
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.
4. Não redija o texto em versos; organize-o em parágrafos.
5. Dê um título a seu texto.
6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.


Leia também:

Conheça as apostilas de literatura do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO



Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário