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domingo, 2 de outubro de 2016

Tema de redação – UEMA – 2011

Tema de redação – UEMA – 2011

PRODUÇÃO TEXTUAL

Antes de escrever sua produção textual, faça a leitura dos textos apresentados. Eles constituem um ponto de partida para sua reflexão e desenvolvimento de suas ideias, o que é importante para avaliação da prova.

Texto 1 - Adolescentes começam a beber cada vez mais cedo

            No Brasil, 80% dos adolescentes já beberam alguma vez na vida e 22% dos jovens estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. O que os pais podem fazer?
            Júlio deu o primeiro gole em uma bebida alcoólica aos 12 anos. O pai deixou que ele experimentasse um pouco de vinho durante um jantar. Aos 14, ele já conhecia os efeitos de um porre. E, aos 16, o estudante acumulava histórias e vexames por conta do excesso de bebida. Desde uma briga com a namorada _ ele foi colocado para fora da festa por um segurança - até um striptease no balcão de um bar. Mas, para os pais, o garoto é um santo. “Na frente deles, em festas de família, eu só bebo moderadamente. Na vida real, para ser descolado, todo mundo tem que beber”, diz. [...]
            Apesar da legislação, a dificuldade para comprar uma bebida é quase inexistente. Ao contrário, a compra é facilitada. [...]
            No cérebro, o álcool age principalmente no hipocampo, pequena estrutura localizada nos lobos temporais, principal sede da memória, segundo explica Célia Roesler, neurologista da Academia Brasileira de Neurologia. “Quando um adolescente bebe muito, acaba causando danos nesse hipocampo. Assim, a memória fica ruim e prejudica o aprendizado e a motivação”, diz Roesler.
            A justificativa geral dos adolescentes para o consumo da bebida durante as saídas é a coragem. “O álcool bloqueia a inibição. Coisas que uma pessoa não faria sóbria, ela faz alcoolizada. E isso é um grande risco”, completa Roesler.[...]
            Os médicos são unânimes em afirmar que o corpo de um adolescente não está preparado para ingestão de bebidas alcoólicas e que não existem doses seguras para o consumo. “Em primeiro lugar, beber em excesso não faz bem para ninguém. Pior para os adolescentes, que estão passando pelo período de crescimento, em que todas as células do corpo estão se desenvolvendo. O álcool envenena todas essas células e pode acarretar danos a todos os órgãos em formação”, diz Maurício Castro de Souza Lima, hebiatra (médico especialista em adolescência) do Instituto da Criança.

Disponível em: <www.vejaonline.com.br/saude>. Acesso em 13 ago. 2010.

Texto 2 - Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Constituição Federal

PRODUÇÃO TEXTUAL

Você deve ter verificado o que pode advir do uso do álcool pelos adolescentes, uma prática perigosa, conforme explicações e informações de especialistas da área de saúde.
Com base na leitura desses textos, e em outras informações que julgue adequadas, desenvolva um texto argumentativo, em prosa, de acordo com a norma culta da língua, com, no mínimo, 20 linhas, sobre o tema:

Álcool e adolescência - uma preocupação, um desafio para uma sociedade responsável

Orientações:
- Procure apresentar sua argumentação de modo claro e consistente.
- Não escreva em forma de versos nem use linguagem de símbolos ou linguagem não verbal.
- Escreva o texto definitivo à caneta (preta ou azul).

Obedeça ao que consta no Edital no. 113/2010 – PROG/UEMA a respeito da correção da Produção Textual:
Será atribuída nota zero à prova de produção textual (redação) do candidato que: identificar a folha destinada a sua producao textual; desenvolver texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); fugir à temática proposta ou sugerida na prova de produção textual; escrever de forma ilegível ou a lápis; escrever menos de vinte linhas na folha de redação; desenvolver o texto em forma de verso.

www.veredasdalingua.blogspot.com.br

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