Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2017

Tema de redação – UNIFENAS – 2011

Tema de redação – UNIFENAS – 2011


O cronista e biográfico Ruy Castro escreveu em sua coluna na Folha de S. Paulo (edição de 4 de outubro de 2010), sob o título de “O grosso e o fino”, uma crônica em que afirma que no Brasil “o avanço e a modernidade convivem tão bem com o atraso que poucos se dão conta da esquizofrenia que isso envolve”. Exemplifica, dizendo que o país “tem o sistema de votação e apuração de votos mais confiável do mundo – para eleger certos políticos em que ninguém, em sã consciência, confiaria o cachorro para passear na rua. E há uma evidente contradição em entrar naquela cabine do século 21 e fazer surgir na tela o nome e a imagem do Tiririca, não?(Não que ele seja o pior.)”
Dando continuidade a seu raciocino, o articulista considera que “nossas favelas têm computadores, TVS de plasma, gatonet e microondas, mas não têm esgoto – os apartamentos de luxo da Barra da Tijuca também não. E por aí vai”.

     A partir da leitura do texto acima, elabore uma dissertação argumentativa, tomando como base o seguinte fragmento, relativamente à realidade brasileira: o avanço e a modernidade convivem tão bem com o atraso. Cabe a você seguir essa mesma linha de raciocínio, dando outros exemplos que a confirmam. Faça uma análise mais abrangente e evite a politização do tema. Use, no mínimo, quatro parágrafos e dê à redação um título breve e sugestivo.



Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.














ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO


Leia também:

Tema de redação – UNIFENAS – 2003
Tema de Redação — FUVEST 2015
Tema de Redação — FATEC 2015 — 1º Semestre
Tema de Redação — MACKENZIE 2014
Tema de redação – FUVEST 2014
Tema de redação – FUVEST 2013
Tema de redação – FATEC 2013 – 2º Semestre
Tema de Redação - UFG - 2013 - 2º Semestre
Tema de Redação - UFRJ - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário