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segunda-feira, 29 de julho de 2019

Prova de Língua Portuguesa – Mackenzie – 2018 – 2º Semestre

Universidade Mackenzie – Vestibular 2018 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa


Texto para as questões de 01 a 06

Carta do escritor Graciliano Ramos ao pintor Cândido Portinari
Rio – 18 – Fevereiro – 1946

Caríssimo Portinari:

A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e exibimos deformações; contudo as deformações e miséria existem fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.
O que às vezes pergunto a mim mesmo, com angústica, Portinari, é isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar? Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos desgraças? Dos quadros que você mostrou quando almocei no Cosme Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria? Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor-de-rosa, e isto me horroriza.
Felizmente a dor existirá sempre, a nossa velha amiga, nada a suprimirá. E seríamos ingratos se desejássemos a supressão dela, não lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros. Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso, porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que, eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados por eles, venham novos sofrimentos, pois sem isto não temos arte.
E adeus, meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para Maria.

Graciliano

sensaboria: contratempo, monotonia

Questão nº 01 - Observe as afirmações:

I. A carta apresentada para leitura pertence a um gênero do discurso do domínio discursivo interpessoal, por isso prevê, em sua própria elaboração, uma interlocução entre emissor e destinatário, com papéis bem definidos.
II. A carta apresentada para leitura é classificada como um discurso aberto, dirigido não a um leitor-interlocutor específico, mas a um conjunto de leitores virtuais com o objetivo de expressar opiniões e denunciar ações negativas.
III. Na carta apresentada para leitura, pode ser assinalada, entre outras, a presença das funções emotiva (na manifestação de sentimentos do emissor), conativa (no endereçamento das mensagens ao destinatário) e referencial (no tratamento de assuntos específicos).

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas as afirmações I e II.
b) Estão corretas as afirmações I e III.
c) Estão corretas as afirmações II e III.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Questão nº 02 - Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Como meio de expressão e comunicação que estabelece diálogo a distância entre interlocutores, a carta deixou de ser uma prática corriqueira para a maioria das pessoas.
b) Dados que circunscrevem uma carta espacial e temporalmente fazem parte dos elementos que constituem esse gênero do discurso.
c) Expressões e palavras com função fática estão presentes na estrutura de uma carta e apresentam a função de estabelecer a interação verbal.
d) Faz parte obrigatoriamente da estrutura de uma carta como gênero o desenvolvimento de um enredo fictício, com elementos como personagens, tempo, espaço e voz narrativa.
e) Na carta apresentada para leitura, encontram-se expressões linguísticas que evidenciam o comprometimento do emissor com as informações que são transmitidas por escrito.

Questão nº 03 - Depreende-se corretamente do texto que o escritor Graciliano Ramos:

a) compreende a miséria humana e os sofrimentos como motivadores da produção artística, que não pode ser apenas ornamental.
b) entende que a função da pintura é oferecer as soluções práticas para o erradicamento da miséria humana.
c) se refere a pinturas que ele mesmo produziu sobre as diferenças sociais que afetam o povo brasileiro.
d) se dirige ao pintor Portinari com o claro objetivo de propor a formação de uma política que exclua os ricos da sociedade.
e) escreve ao pintor Portinari para tentar amenizar o remorso que sente por explorar a miséria humana.

Questão nº 04 - Assinale a alternativa correta.

a) O sufixo de superlativo em caríssimo (linha 03) e a expressão meu grande (linha 28) indiciam o grau de afetividade que une emissor e destinatário da carta.
b) O pronome esta (linha 04) pode ser substituído por “essa” sem prejuízo para o uso correto da norma culta escrita do português brasileiro.
c) A forma do verbo em fixando (linha 05) denota que a ação a que se faz referência é considerada em seu estado concluído e final.
d) O uso do pronome nossa (linha 20) evidencia que o emissor da carta delimita de maneira irrefutável sua separação e distância em relação ao destinatário.
e) Os verbos seríamos (linha 21) e desejássemos (linha 21) exprimem o sentido de ações que são dadas como certas e realizadas.

Questão nº 05 - Assinale a alternativa correta.

a) A forma pronominal o (linha 5) refere-se ao substantivo trabalho, presente no período imediatamente posterior ao do emprego do pronome citado.
b) O verbo dizem (linha 06) denota que se está diante de um sujeito da ação indeterminado, sem uma referência precisa e relativo a comentários que eram familiares aos interlocutores da carta.
c) É opcional o uso do acento indicador da crase em a mim mesmo (linha 09), de acordo com as regras atuais de ortografia e acentuação.
d) O referente do pronome isto (linha 10) é mencionado anteriormente ao uso da forma pronominal indicada.
e) A forma pronominal lhe (linha 22) refere-se anaforicamente ao substantivo dor, presente no início do parágrafo.

Questão nº 06 – Observe as seguintes afirmações:

I. Contudo (linha 07) denota sentido de acréscimo, de adição.
II. Quando (linha 13) denota sentido de temporalidade.
III. Pois (linha 27) denota sentido de explicação.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas as afirmações I e II.
b) Estão corretas as afirmações I e III.
c) Estão corretas as afirmações II e III.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Texto para as questões de 07 a 09

3 de Maio

Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é descoberta
Das coisas que eu nunca vi

Oswald de Andrade

Questão nº 07 – Assinale a alternativa correta.

a) O poema é uma radical defesa da oralidade literária, pois o verso Das coisas que eu nunca vi (v.3) é entendido pelo leitor como “Das coisas que eu nunca li”.
b) A referência à infância no primeiro verso e o próprio título do poema afastam
qualquer possibilidade de metalinguagem.
c) A crítica elitista contra modos de pensamento inovadores assume em “3 de
Maio” uma acentuada expressão.
d) A ausência de complexidade formal do poema impede-o de ser considerado
um exemplar típico da primeira fase modernista.
e) A poesia nos propõe uma visão renovada da experiência do mundo, revelando
facetas daquilo que não estava evidente em um primeiro olhar.

Questão nº 08 – Assinale a alternativa correta sobre a vida e a obra do poeta Oswald de Andrade (1890-1954).

a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua
extensa obra literária.
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto
do regresso à pátria”.
c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como
seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato.
d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e
Vidas Secas.
e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo
português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas.

Questão nº 09 – Segundo Alfredo Bosi, no seu livro História concisa da literatura: “Paralelamente às obras e nascendo com o desejo de explicá-las e justificá-las, os modernistas fundavam revistas e lançavam manifestos que iam delimitando os subgrupos, de início apenas estéticos, mas logo portadores de matizes ideológicos mais ou menos precisos”. A partir dessas considerações, assinale a alternativa correta.

I. A prática da escrita de manifestos se conecta exclusivamente aos movimentos de vanguarda latino-americanos, pois as vanguardas europeias preferiram, no lugar do manifesto, o uso de longos tratados estéticos.
II. Klaxon, publicada no ano de 1922 em São Paulo, e Estética, lançada em 1924 no Rio de Janeiro, foram duas revistas que contribuíram para o debate modernista ao longo da década de 1920.
III. Os “Manifesto da poesia Pau-Brasil” e “Manifesto antropófago” contêm importantes diretrizes do grupo modernista formado ao redor da ação cultural de Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

a) Estão corretas as afirmativas I e II.
b) Estão corretas as afirmativas I e III.
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

Texto para as questões 10 e 11

Fragmento do poema do poeta mineiro Murilo Mendes (1901-1975).

O pastor pianista

Soltaram os pianos na planície deserta
Onde as sombras dos pássaros vêm beber.
Eu sou o pastor pianista,
Vejo ao longe com alegria meus pianos
Recortarem os vultos monumentais
Contra a lua.

Murilo Mendes

Questão nº 10 – Observe as afirmações.

I. O tema da música, frequente na poesia de Murilo Mendes, é trabalhado nos versos acima sob influência do surrealismo.
II. Os versos revelam ecos da poesia cerebral e racionalista do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.
III. Pode-se afirmar que a poesia de Murilo Mendes é multifacetada, pois em diferentes poemas há tanto uma perspectiva de denúncia social como também diálogos com o experimentalismo da poesia concreta.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas as afirmações I e II.
b) Estão corretas as afirmações I e III.
c) Estão corretas as afirmações II e III.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Questão nº 11 – Seria possível compararmos o fragmento do poema “O pastor pianista” com:

a) a poesia parnasiana de Olavo Bilac e de Alberto Oliveira, pela presença da temática da arte pela arte.
b) os cenários sertanejos e a representação do conflito entre indivíduo e natureza, como presentes em Vidas secas, de Graciliano Ramos.
c) o indianismo e as metáforas de mestiçagem, como encontrados no romance Iracema, de José de Alencar.
d) o poema-piada e a desconstrução com efeito de humor da temática do amor, característicos da obra de Oswald de Andrade.
e) o jogo poético entre os planos físico e onírico, como recorrente na obra de Jorge de Lima.

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