FATEC - Prova de Língua
Portuguesa - 1º Semestre - 2004
Leia o texto
abaixo, para responder às questões de números 43 a 48.
[...]
Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu
que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma
valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo,
sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um
tremendo beliscão nas costas da mão esquerda.
Era
isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia
de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão,
com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte
estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de
muitos anos.
Quando
saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar
juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do
beliscão, sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase
três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o
qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E
este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa,
porque o menino de quem falamos é o herói desta história.
Chegou
o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho houve
suas dúvidas: o Leonardo queria que fosse o Sr. Juiz; porém teve de ceder a
instâncias da Maria e da comadre, que queriam que fosse o barbeiro de defronte,
que afinal foi adotado. Já se sabe que houve nesse dia função: os convidados do
dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio, segundo seus
costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, dançavam o fado. O
compadre trouxe a rabeca, que é, como se sabe, o instrumento favorito da gente
do ofício. A princípio, o Leonardo quis que a festa tivesse ares
aristocráticos, e propôs que se dançasse o minuete da corte. Foi aceita a
idéia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Afinal
levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira
desta, cuja figura era a mais completa antítese da sua; um colega do Leonardo,
miudinho, pequenino, e com fumaças de gaiato, e o sacristão da Sé, sujeito
alto, magro e com pretensões de elegante. O compadre foi quem tocou o minuete
na rabeca; e o afilhadinho, deitado no colo da Maria, acompanhava cada arcada
com um guincho e um esperneio.
Isto
fez com que o compadre perdesse muitas vezes o compasso, e fosse obrigado a
recomeçar outras tantas.
(Manuel
Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias)
Questão 43 - Leonardo fingiu
que passava distraído por junto dela.
Assinale a
alternativa que apresenta estrutura de orações análoga à do período acima.
a) O Leonardo
queria que fosse o Sr. juiz.
b) O compadre
trouxe a rebeca, que é o instrumento favorito da gente de ofício.
c) Estavam os
dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.
d) Já se sabe
que houve nesse dia função.
e) Os convidados
do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio.
Questão 44 - Chegou o dia de
batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira;
sobre o padrinho (I) houve suas dúvidas. [...]. Foi aceita a idéia, ainda que
(II) houvesse dificuldade em encontrarem-se os pares.
Assinale a
alternativa em que a substituição dos verbos em destaque resulta em concordância
de acordo com a norma culta.
a) (I) surgiram;
(II) surgissem.
b) (I) iam
haver; (II) pudesse haver.
c) (I) podia existir;
(II) pudesse existir.
d) (I) surgiu;
(II) surgisse.
e) (I)
existiram; (II) existisse.
Questão 45 - Foi aceita a
idéia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares.
Essa passagem
está reescrita, com sentido equivalente ao original, na alternativa:
a) Aceitaram a
idéia, à medida que houve dificuldade em encontrarem pares.
b) Aceitou-se a
idéia, contanto que houvesse dificuldade em encontrar pares.
c) Aceitou-se a
idéia, apesar de haver dificuldade em serem encontrados pares.
d) Aceitou a idéia,
portanto houve dificuldade em pares serem encontrados.
e) Aceitou-se a
idéia, pois havia dificuldade em pares serem encontrados.
Questão 46 - Afinal
levantaram-se uma gorda e baixa matrona,
mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa
antítese da sua [...].
Considerando a
informação em destaque nessa passagem, é correto dizer que a companheira era uma
mulher
a) magra, de
estatura mediana e simpática.
b) esguia,
encorpada e jovem.
c) rechonchuda,
de meia estatura e de meia idade.
d) magra, alta e
solteira.
e) delgada,
esguia e casada.
Questão 47 - Assinale a
alternativa em que se associam as palavras do trecho e os respectivos campos de
significação, postos entre parênteses.
a) Compasso,
pares, gaiato (dança).
b) Filho, madrinha
e compadre (laços consanguíneos).
c) Amantes,
enojo, menino (família).
d) Fado, rabeca,
minuete (instrumentos musicais).
e) Batizar,
sacristão, Sé (religião).
Questão 48 - Considere as
seguintes afirmações.
I. Memórias de
um sargento de milícias caracteriza-se como romance urbano, terreno
para o
surgimento do romance de matriz política e social.
II. Juntamente
com obras como O cortiço, Triste fim de
Policarpo Quaresma e Vidas Secas, o romance de Manuel Antônio de Almeida privilegiou
as camadas mais populares da sociedade, retratando a vida de pessoas comuns.
III. Memórias de
um sargento de milícias pode ser considerado
um romance precursor do realismo, por dar tratamento mais direto e crítico à realidade.
IV. Pela
linguagem sempre elaborada, marcada por construções em que predominam figuras
(tais como a antítese e a hipérbole), determina-se a filiação desse romance ao
estilo barroco.
Dentre essas
afirmações, estão corretas apenas
a) I e III. b) I e II. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I, II e III.
GABARITO
43 – A 44 – E 45 – C 46 – D 47 – E 48 – E
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
Fatec 2017 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Fatec 2016 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
www.veredasdalingua.blogspot.com.br
Conheça as apostilas de gramática do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.
ATENÇÃO: Além das apostilas, o aluno recebe também, GRATUITAMENTE, o programa em Powerpoint: 500 TEMAS DE REDAÇÃO
|
Leia também:
Fatec 2017 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Fatec 2016 – 2º Semestre – Prova de Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário