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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

UNIFESP 2008 – TEMA DE REDAÇÃO

TEMA DE REDAÇÃO – UNIFESP 2008



Leia os textos a seguir, auxiliares ao desenvolvimento de sua redação.

TEXTO 1


TEXTO 2

No Brasil, a cada ano, mais de 100 mil crianças não completam o seu primeiro ano de vida. Entre 2 mil e 3,5 mil mães morrem das conseqüências da falta de atendimento de qualidade durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Os riscos para a mãe e seu filho aumentam por insuficiência de micronutrientes como vitamina A e iodo, por alta incidência de desmame precoce antes dos seis meses de vida, por falta de informações adequadas sobre os cuidados necessários ou por falta de acesso a serviços básicos de saneamento...
Os cuidados têm de começar antes mesmo de a criança nascer. A mulher grávida precisa fazer pelo menos seis consultas pré-natais e de orientações sobre como garantir o melhor começo de vida a seu bebê.
Os pais, outros familiares e toda a comunidade devem participar do desenvolvimento da criança desde a gestação. É importante que o pai acompanhe a criança também durante e após o parto, no momento da amamentação, em todas as etapas de seus primeiros anos de vida.
O Unicef apoia a capacitação e a sensibilização de profissionais de saúde, parteiras tradicionais, prefeitos e secretários de saúde com o objetivo de aumentar e melhorar os serviços de atendimento para o pré-natal, parto e pós-parto.
No País, nos últimos anos, houve um crescimento importante dos índices de aleitamento materno, mas a média de aleitamento materno exclusivo é apenas de 38,8 dias. A recomendação é de que os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito durante 180 dias. As crianças, quando não mamam no peito da mãe, ficam mais vulneráveis a doenças como diarreia e infecções respiratórias.
Nos seus primeiros anos de vida, a principal referência da criança é a família com a qual ela vive. É da família que ela vai receber apoio afetivo, alimentação, cuidados de saúde. É com a família que ela vai aprender a falar, brincar, cantar, interagir com os outros. A criança precisa do pai e da mãe. Homens e mulheres estimulam-na de maneira diferente. A criança também precisa de serviços públicos que garantam sua saúde, educação, lazer e que protejam seus direitos.
Cuidar de crianças pequenas não é fácil. (...)

(www.unicef.org/brazil)

TEXTO 3

Educação Infantil

A educação da criança de zero a seis anos é um direito constitucional e, ao mesmo tempo, um compromisso assumido pelo Brasil no Marco de Ação de Dacar. Considerando a importância desta faixa de idade, a primeira meta de Educação para Todos é expandir e aperfeiçoar o cuidado e a educação abrangentes na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas.
Assim, a Unesco tem dedicado esforços para efetivar o direito a uma educação de qualidade para crianças, desde seus primeiros anos de vida. Trata-se, no Brasil, de uma política de abrangência crescente: segundo dados do IBGE, cerca de 9% das crianças de zero a três anos frequentam creches, e 52% das crianças de quatro a seis anos frequentam pré-escolas. O Plano Nacional de Educação (PNE), em consonância com os princípios da Educação para Todos, estabelece metas relevantes de expansão e de melhoria da qualidade da educação infantil. (...)
A contribuição da Unesco tem se dado por meio de várias ações, como adoção de uma linha editorial na área da educação infantil, incluindo a tradução de notas sobre políticas de vários países (...)

(www.unesco.org.br)

Texto 4



O mundo contemporâneo sofre com uma série de problemas, cuja solução, necessariamente, caberá àqueles que hoje são crianças. Por isso, pensar em um mundo melhor no futuro significa pensar e adotar agora uma série de ações – algumas até bastante urgentes.

A partir das informações apresentadas e do conhecimento da realidade da infância brasileira, elabore um texto dissertativo, em prosa, analisando e discutindo criticamente:

OS CUIDADOS COM A INFÂNCIA DE HOJE PARA UM MUNDO MELHOR NO FUTURO

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