Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2014

Tema de redação — ESPM — 2º Semestre de 2014


PROVA DE REDAÇÃO

TEMA 1

“A riqueza de informação cria a pobreza de atenção” Hebert Simon, economista, vencedor do Nobel

                “No começo desta década, a contagem de mensagens de texto mensais disparou para 3.417, o dobro do número de apenas poucos anos atrás. Enquanto isso, o tempo que passam ao telefone caiu. O adolescente médio americano recebe e envia mais de cem mensagens de texto por dia, cerca de dez a cada hora acordado. [....]
            As crianças de hoje estão crescendo numa nova realidade, na qual estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas de uma maneira que jamais aconteceu antes na história da humanidade. Isso é pertur­bador por diversos motivos. Por exemplo: o circuito social e emocional do cérebro de uma criança aprende através dos contatos e das conversas com todos que ela encontra durante um dia. Essas interações moldam o circuito cerebral. Menos horas passadas com gente – e mais horas olhando fixamente para uma tela digi­talizada – são o prenúncio de déficits.”

Daniel Goleman, FOCO, Ed. Objetiva

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre o seguinte fato:

O impacto da quantidade de informação e os estímulos gerados pelas redes sociais consomem a atenção do indivíduo, distanciando-o do seu foco da realidade.  

TEMA 2

Futebol e sociedade

            Para o escritor peruano e prêmio Nobel de Literatura em 2010, Mario Vargas Llosa, “o futebol é o ideal de uma sociedade perfeita: poucas regras, claras, simples, que garantem a liberdade e a igual­dade dentro do campo, com a garantia do espaço para a competência individual. O futebol é mais que uma modalidade esportiva; é uma das maiores manifestações culturais (e democráticas) já vistas.”

Maurício Murad – “ A violência no futebol

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assun­to, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Apesar de a sociedade ser muito mais complexa do que um jogo de futebol, poucas regras, claras e simples, seriam a garantia de uma sociedade mais justa?

ORIENTAÇÕES:

ü    Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
ü Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
ü Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
ü Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coeren­te, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.
ü Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.

Leia também:


TEMA DE REDAÇÃO – ESPM – 2011 – 2º Semestre


Conheça as apostilas do blog Veredas da Língua. Clique em uma das imagens abaixo e saiba como adquiri-las.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário