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segunda-feira, 29 de junho de 2015

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2013 – 2º semestre

Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – 2013 – 2º semestre


PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Leia atentamente os textos motivadores e as propostas de tema.
2. Redija um texto sobre a proposta de tema com a qual você está mais familiarizado.
3. Não escreva no verso da folha de redação. Caso isso ocorra, essa parte de sua redação não será considerada para efeito de avaliação.
4. Redija sua redação em prosa, com letra legível e com apresentação estética condizente, ou seja: ocupe bem as linhas da folha de redação, faça parágrafos, evite borrões, rabiscos, linhas em branco desnecessárias etc.
5. Utilize a norma culta da língua portuguesa.
6. Não copie partes dos textos motivadores, salvo citações breves, corretamente assinaladas.
7. Dê um título a sua redação.
8. Não escreva seu nome ou pseudônimo na folha de redação.
9. Se preferir, escreva sua redação primeiramente na folha-rascunho e depois a transcreva na folha de redação.
10. Sua redação deverá ser escrita com caneta de tinta azul ou preta.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

1. Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das seguintes situações:
a) fuga total do tema;
b) escrita a lápis;
c) entrega na folha de rascunho;
d) uso de linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva;
g) uso de letra ilegível;
h) apresentação estética não condizente;
i) não escrita em prosa;
j) não obediência à tipologia textual, quando solicitada.
2. Na avaliação das redações não inseridas nos casos descritos no item anterior, serão observados e considerados, para efeitos de atribuição da nota, os seguintes critérios:
a) adequação ao tema proposto (quanto mais o conteúdo se aproximar do tema, maior será a pontuação atribuída a esse quesito);
b) modalidade escrita na variedade padrão da língua portuguesa (o candidato deve apresentar domínio das regras gramaticais, das normas ortográficas e dos recursos de pontuação);
c) vocabulário;
d) coerência, coesão e clareza (as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos; as ideias devem estar encadeadas, com continuidade e progressão temática; devem ser estabelecidas relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições).

Proposta 1

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas.

Disponível em: http://www.onu.org.br/faca-parte-da-onu/voluntariado. Acesso: 21 de maio de 2013. (Adaptado)

Imagem disponível em: http://galeriadoimaginario.wordpress.com/2006/12/24/bolsa-do-voluntariado. Acesso: 21 de maio de 2013.

Proposta 2

Apesar do elevado número de crianças à espera de adoção no Brasil e da existência de muitas famílias interessadas em adotá-las, a quantidade de pequenos brasileiros que ainda aguardam pelo direito a terem uma família é bastante grande.

Texto disponível em: www. tvmundi.com.br. Acesso: 10 de maio de 2013.

Imagem disponível em: http://www.devoltapracasa.org.br/imagens/swf/adocao.jpg. Acesso: 10 de maio de 2013.


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