PROVA DE REDAÇÃO
Das Instruções Gerais
1. Leia atentamente os textos motivadores e as propostas de tema.
2. Redija um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 20 e no
máximo 30 linhas, sobre a proposta de tema com a qual você está mais
familiarizado.
3. Não escreva no verso da folha de redação. Caso isso ocorra, essa
parte de sua redação não será considerada para efeito de avaliação.
4. Redija sua redação em prosa, com letra legível e com apresentação
estética condizente.
5. Utilize a norma culta da língua portuguesa.
6. Sua redação deverá ser escrita com caneta de tinta azul ou preta.
7. Não copie partes dos textos motivadores, salvo citações breves,
corretamente assinaladas.
8. Dê um título a sua redação.
9. Não se identifique na folha de redação.
10. Se preferir, escreva sua redação primeiramente na folha-rascunho e
depois a transcreva na folha de redação.
Dos Critérios de Avaliação e Pontuação
1. Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das
seguintes situações:
a) fuga total do tema.
b) não obediência à tipologia textual.
c) escrita a lápis.
d) entregue na folha de rascunho.
e) com a identificação do candidato (nome ou pseudônimo).
f) com linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva.
g) com letra ilegível.
h) com apresentação estética não condizente.
i) escrita em verso.
j) não escrita com caneta de tinta azul ou preta.
2. Na avaliação das redações não inseridas no item anterior,
serão observados e considerados para efeitos de atribuição da nota os seguintes
critérios:
a) adequação ao tema proposto (quanto mais o conteúdo se aproximar do
tema, maior será a pontuação atribuída a esse quesito).
b) modalidade escrita na variedade padrão da língua portuguesa (o
candidato deve apresentar domínio das regras gramaticais, das normas
ortográficas e dos recursos de pontuação).
c) vocabulário.
d) coerência, coesão e clareza (as partes do texto devem estar
articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas
adequadamente em parágrafos; as ideias devem estar encadeadas, com continuidade
e progressão temática; devem ser estabelecidas relações semânticas pertinentes
entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições).
e) título.
3. serão atribuídas a essas redações notas de 0,0 (zero vírgula
zero) a 10,0 (dez vírgula zero), com decimal de 0,5 (zero vírgula cinco).
4. cada redação será submetida, obrigatoriamente, a duas
avaliações, realizada por avaliadores diferentes.
5. a nota final atribuída à redação será a média aritmética das notas
obtidas em cada avaliação.
6. caso exista uma diferença superior a 2,0 (dois vírgula zero) entre a
nota da primeira avaliação e a nota da segunda avaliação, a redação em questão
será levada a uma terceira avaliação. Efetuada a terceira avaliação,
prevalecerão, para efeito de média, as duas notas que apresentarem a menor
diferença entre si. Persistindo, após a terceira avaliação, a mesma diferença
entre as notas, prevalecerão, para efeito de média, as duas notas maiores.
7. o candidato deverá obter na redação, no mínimo, uma pontuação igual
ou superior a 3,0 (três vírgula zero) pontos. Uma pontuação inferior a essa
desclassificará o candidato de todo o Concurso Vestibular.
PROPOSTAS PARA A REDAÇÃO
Leia as duas propostas abaixo com atenção. Depois escolha apenas uma das
propostas para criar o seu texto. Antes de escrever, leia as instruções gerais.
PROPOSTA I
Escreva uma dissertação tendo como tema o texto e as figuras abaixo.
A CIDADE CONTINUA A SUBIR O MORRO
Com o adensamento
populacional em curso na Capital, não se poderia esperar que as partes altas da
Ilha de Santa Catarina fossem poupadas desse fenômeno [...] Quando se diz que a
cidade vem subindo os morros, fica subentendido que esses morros também são
vítimas de um processo de ocupação desenfreada que alcança encostas, nascentes
e áreas de preservação. Ou seja, a expansão urbana vem empurrando as
construções para as áreas mais elevadas, numa verticalização que não é a dos
prédios de 20 andares, mas a das edificações que surgem aleatoriamente e
desalojam a vegetação e a fauna [...]
Fonte: Jornal Notícias do Dia. Fpolis, 17 e 18 set. 2011,
Editorial.
PROPOSTA II
Observe as gravuras e os textos abaixo e escreva um texto dissertativo
acerca da violência na escola e suas consequências para a sociedade.
A violência
protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade
terá que se organizar e insurgir-se ativamente contra este fenômeno. De igual
modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais
às crianças. Devido às exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua
função educativa, delegando-a à escola. No meio de toda esta confusão, estão as
crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos
do meio. Meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências
positivas questionáveis.
Fonte: AZEVEDO, Sônia C. A violência nas escolas como resultado dos
problemas de inadaptação social. Universidade de Granada. Porto, Portugal,
2004
“BELISCÃO LEVA PAI A SOVAR PROFESSOR”
Docente de educação
musical hospitalizado depois de ser esmurrado com violência em plena sala de
aulas pelo pai de uma aluna alegadamente beliscada.
Fonte:http://abnoxio.weblog.com.pt/arquivo/2009/01/a_violencia_na_escola_publica
A,
Acesso em: 06 out. 2011
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