Tema de Redação – IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina –
2014 – 1º semestre
INSTRUÇÕES GERAIS
1. Leia
atentamente as propostas de tema.
2. Redija
um texto sobre a proposta de tema com a qual você está mais familiarizado.
3. Não
escreva no verso da folha de redação. Caso isso ocorra, essa parte de sua
redação não será considerada para efeito de avaliação.
4. Redija
sua redação em prosa, com letra legível e com apresentação estética
condizente, ou seja: ocupe bem as linhas da folha de redação, faça parágrafos,
evite borrões, rabiscos, linhas em branco desnecessárias etc.
5. Utilize
a norma culta da língua portuguesa.
6. Não copie
partes dos textos motivadores, salvo citações breves, corretamente assinaladas.
7. Dê um
título a sua redação.
8. Não
escreva seu nome ou pseudônimo na folha de redação.
9. Se
preferir, escreva sua redação primeiramente na folha-rascunho e depois a transcreva
na folha de redação.
10. Sua redação deverá ser escrita
com caneta de tinta azul ou preta.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO
1. Será atribuída nota zero à redação que se inserir em uma das seguintes
situações:
a) fuga total
do tema;
b) escrita a lápis;
c) entrega na
folha de rascunho;
d) uso de
linguagem chula, desrespeitosa ou ofensiva;
g) uso de
letra ilegível;
h) apresentação
estética não condizente;
i) não escrita
em prosa;
j) não
obediência à tipologia textual, quando solicitada.
2. Na avaliação das redações, não inseridas nos casos descritos no item
anterior, serão observados e considerados, para efeitos de atribuição da nota,
os seguintes critérios:
a) adequação
ao tema proposto (quanto mais o conteúdo se aproximar do tema, maior será a pontuação
atribuída a esse quesito);
b) modalidade
escrita na variedade padrão da língua portuguesa (o candidato deve apresentar
domínio das regras gramaticais, das normas ortográficas e dos recursos de
pontuação);
c) domínio de
vocabulário;
d) coerência,
coesão e clareza (as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo
de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos; as
ideias devem estar encadeadas, com continuidade e progressão temática; devem
ser estabelecidas relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e
parágrafos, sem contradições).
Proposta de Tema 1: Moradores de
Rua: Direitos, Causas e Consequências.
Os „moradores de rua‟ de Florianópolis
Jéferson Dantas - Historiador e doutor em Educação
“Compreender o fenômeno
histórico dos „moradores de rua‟ em Florianópolis exige mais do que uma
observação epidérmica da situação de pobreza, já que é importante advertir que nos
últimos 20 anos houve um processo migratório bastante acentuado para a Grande Florianópolis,
o que o discurso denomina de „onda de litoralização‟. Isto é o empobrecimento no
campo, acompanhado da redução da prole no meio rural.
[...] Cidade e campo
fazem parte da mesma totalidade histórica e se não há políticas públicas favoráveis
na área rural, os processos migratórios tendem a crescer de forma exponencial (...)
a dicotomia campo-cidade tantas vezes invocada como se fossem fenômenos sociais
apartados de uma mesma realidade/totalidade produtiva é reflexo de um senso
comum que insiste em enxergar a cidade como o lugar da civilização e o campo
como lugar do atraso.
Esta discussão quer
problematizar as recentes matérias jornalísticas sobre os „moradores de rua‟
(...), pessoas muitas vezes acusadas de „perigosas‟, colocando em risco a segurança
pública. Pois bem, faz-se fundamental tais indagações: qual é a procedência
destes seres humanos? Por que estão nas ruas? Devem ser culpabilizados por
serem moradores de rua? Escolheram morar nas ruas, morros, encostas ou em
outros bolsões de miséria (...)? Não há uma única resposta para tais questões,
pois envolvem diferentes estratégias de ação social, onde o Estado deveria
atuar de forma contundente. Os „moradores de rua‟ representam mais um desafio a
toda a sociedade (...)”
Adaptado de: http://ndonline.com.br/florianopolis/coluna/opiniao/44046-os-lsquo-moradores-de-rua-rsquo-de-florianopolis.html
Acesso: 08 set 2013.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
[...] Art. 2.º A finalidade de toda
associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do
homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência
à opressão. [...]
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_dos_Direitos_do_Homem_e_do_Cidad%C3%A3o.
Acesso: 08 set 2013.
Proposta de Tema 2: A importância da leitura e da escrita na formação do
cidadão.
Escrever
sempre foi uma habilidade vital nos negócios.
Em 1988 uma pesquisa feita no EUA
mostrou que 79% dos executivos entrevistados citaram a escrita como uma das
habilidades mais negligenciadas no mundo empresarial, contudo uma das mais
importantes para produtividade.
Em 1992, uma pesquisa feita pela
Associated Press com 402 companhias mostrou que os executivos identificaram a
redação como a habilidade mais valorizada em um empregado, mas disseram que 80%
dos seus empregados em todos os níveis precisavam melhorar seus textos.
Uma pesquisa feita em 2003 mostrou
que muitos vestibulandos encontram grandes dificuldades em passar a resolução
dos exercícios para o papel, muitas vezes são ótimos em questões de múltipla
escolha, mas possuem baixo desempenho em questões dissertativas, pois conhecem
a matéria, sabem as respostas dos exercícios, mas não conseguem respondê-las de
forma clara.
Adaptado de:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/344/1/A-IMPORTANCIA-DA-COMUNICACAOESCRITA/
Paacutegina1.html
Acesso: 08 set. 2013.
Observando o cotidiano de cidadãos
comuns, dependendo da profissão que exercem, percebe-se que muito pouco se
escreve. Com a automatização, muitos problemas podem ser resolvidos com um
simples telefonema. Alguns até conseguem se relacionar com a escrita através da
assinatura de um cheque ou de documentos apenas.
Em contrapartida, o nosso maravilhoso
mundo moderno se torna cada vez mais exigente quanto à escrita. Contraditório? Aparentemente!
As certidões, os diplomas, atestados
e tantos outros documentos são fundamentais em nossas vidas. "Tudo o que somos,
temos, realizamos ou desejamos realizar deve estar legitimado pela
palavra." A cada processo seletivo ao qual nos submetemos somos avaliados
quanto a nossa habilidade com a escrita. Até na informática, tudo é realizado
através da escrita. (...) Mesmo sabendo que necessitamos das máquinas para nos
auxiliar no cotidiano, os únicos dotados de habilidades como a de produzir
textos, somos nós! A vaga no mercado de trabalho é de quem domina essa
habilidade tão complexa e sofisticada que é a escrita!
Adaptado de: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é
preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
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